Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1953 - Quase Rápidas -- 17/05/2018 - 20:55 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.953 - Quase Rápidas

Falando mais um pouco dos Correios e de como ele se encontra atualmente; o nosso Postal de dezoito de abril foi postado no próprio dia dezoito e sabem quando ele chegou? Chegou ontem dia dezesseis de maio, com vinte e oito dias para vencer a distància de São Miguel Arcanjo a São Paulo. É muito, até para a incompetência da estatal nos dias de hoje.
Esses dias, em momento de ócio, assisti ao filme Duelo de Gigantes com Marlon Brando e Jack Nicholson; numa passagem da história a personagem de Kathleen Lloyd diz ao personagem do Jack a seguinte frase: "Folha de grama é grama, vamos falar do homem, chega de natureza" e continuaram discutindo o relacionamento, pois o que a moça queria era namorar e depois casar, mas como Jack era um bandido ele deu no pé.
Mais frases com a palavra grama: "Um grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos", um provérbio. De Friedrich Engels: "Um grama de ação vale uma tonelada de teoria". De Carlos Drummond de Andrade: "O senhor cultiva epigramas? Não, só a grama do meu jardim." e de Alessandro Igor: "Quando a grama do vizinho parecer-lhe mais verde, lembre-se que ele, provavelmente, pensa o mesmo da sua.".
Facebook e comentários são-miguelenses sobre a árvore araucária (Araucaria angustifolia), espécie arbórea que ocorre na região Sul do Brasil: "Uma coisa que eu tenho dó é que a coleta de pinhão está acabando com as florestas de Araucária. Sem sementes, a árvore não se reproduz." "Sua teoria está errado! Quem espalha a semente São os pássaros! O homem só consegue coletar a sobra deles!" "A gralha azul... é a principal.". Entendi que a araucária está salva, embora não pareça.
Minhas conversas em São Miguel: Fui comprar portas na Mader Silva e para minha sorte encontrei o Suzé, o criador do empreendimento e colega de infància. Além de me atender muito bem ele me mostrou a sua fábrica, um primor no trato da madeira e afins me contando dos seus produtos e dos seus clientes, notadamente itens para haras e construção civil. Senti-me lisonjeado com a sua atenção e ainda pude rever o João Luiz, bom de madeira e de música.
Também conversei com o San, o nosso San de Santino, filho do Santino Vicente e de um humor inconfundível, boa praça e bom de papo. Nos encontramos na frente do Supermercado e por uns dez minutos trocamos figurinhas; com o San precisa haver tempo, pois os assuntos surgem à beça e duas ou três horas é pouco para eles. Perguntei do Toninho Marmo, a quem devo uma visita, e ele me disse do Toninho estar bem, o que é ótimo. O San comentou sobre as minhas Cronicas, que ele lê no Salão do Igino, acrescentando que eu escrevo um pouco difícil. (rs)
Facebook e mais comentários são-miguelenses agora sobre a Unb: "Queria ver se os vàndalos da esquerda, supostos estudantes, teriam coragem de agir de dia, sem covardia, cara a cara e enfrentar os Agroboys no mano a mano." É, estudar hoje em dia está difícil e o ensino indo pras cucuias. Nesta Universidade - UnB - as aulas estão paradas e o confronto ideológico está a toda; o mote da frase é sobre outra frase: "Morte ao Agronegócio". Onde já se viu isso.
Quando eu tinha uns doze ou treze anos meu medo era não chegar ao ano dois mil e ver o fim do mundo chegar. Os mais velhos irão de se lembrar disso. Então, o mundo não acabou e eu passei pelo bug do milênio, já estou dezoito anos depois e aos sessenta e quatro anos completados no último dia cinco. Não é fácil, porque a vontade é sempre ter dezoito anos e a Edna se lembrou de que hoje completamos quarenta e cinco anos de namoro. Coitada, não, me aguentando...
Quarenta e cinco anos são as Bodas de Rubi e sessenta e quatro anos são as Bodas de Eucalipto, bom pra mim que sou de São Miguel, onde tem muito eucalipto plantado. Nada a ver, preferia ser vinho que quanto mais velho, melhor fica. Não que eu não esteja bom, só que o condor diz que não, se me entendem.
Nesta quinta de dezessete de cinco de dezoito, copiei as Rápidas do Orlando e espero ter atingido prestando uma homenagem a ele. Até mais e tudo de bom!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui