Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta do Coração 13. -- 13/09/2010 - 14:29 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DO CORAÇÃO 13

Querida,

Ao longo de toda a vida o aprendizado é algo que sempre se faz presente. Assim, todos os dias somos bombardeados por muita informação nova, o que nos leva a aprender coisas diferentes.
À medida que o tempo passa vamos vendo que as situações tendem a se repetir, geralmente com algumas novidades. É como aquele velho ditado que diz: “as histórias sempre se repetem e a única coisa que muda são os personagens”.
Fazendo uma comparação posso dizer que o mundo parece uma roda-gigante de um parque de diversões que gira velozmente e faz nosso coração bater forte. Lembro das vezes que ao sentar no banco de madeira, mesmo antes da roda-gigante começar a andar, uma apreensão enorme tomava conta de mim. Nisso, sentia minhas mãos começarem a suar e o meu coração disparava num ritmo frenético. Recordo que os minutos naquele brinquedo faziam-me sentir uma alegria tremenda que se misturava a uma sensação estranha de medo e insegurança. Tudo aquilo gerava uma estado de grande euforia. É até difícil explicar como sentimentos tão diferentes podem invadir nosso ser ao mesmo tempo.
Pensando nos tempos da infância vejo como a vida era simples naqueles momentos corriqueiros da meninice. Mas, infelizmente, nos tornamos adultos e passamos a ver a vida com a razão fria e calculista. À medida que envelhecemos vamos perdendo a ingenuidade e a simplicidade, o que nos faz muitas vezes perder o encanto com as inúmeras coisas belas que temos ao redor para apreciar.
E, para piorar tudo, em geral vamos envelhecendo e, com isso, deixamos que os sintomas da melancolia tornem-se mais presentes. Entretanto, sei que esse é um erro que não podemos deixar reinar em nosso cotidiano. Não podemos deixar que a idade apague o otimismo e o bom-humor de nossa vida. Temos que lutar para manter acessa a chama da jovialidade. Nunca podemos abrir mão da alegria e da simplicidade – duas características próprias da infância.
Hoje, tenho plena convicção de que a vida é muito mais do que podemos pensar ou racionalizar. A felicidade é um estado de espírito que não pode ser alcançado com a força bruta, nem com o olhar frio de nossa mente.
Lembre-se que é impossível pensar em coisas complicadas ou fazer cálculos quando a roda-gigante está em movimento. À medida que o sobe-e-desce vai mais rápido, o mundo a nossa volta perde as formas, tudo parece ficar torto, as cores e contornos se misturam ... e assim é com a nossa vida !!!
Às vezes a velocidade dos acontecimentos é tão grande que chegamos a ficar tontos, e não raro sentimos náuseas e passamos mal quando nos deparamos com coisas que não compreendemos bem. Quando o nosso mundo perde a forma e percebemos que não temos o controle daquilo que está a nossa volta, geralmente somos pegos por uma sensação de insegurança tremenda.
Alguns acontecimentos tristes são capazes de fazer nossa casa ruir, e com a reviravolta dos fatos somos pegos pela tristeza e desilusão.
Mas, não podemos esquecer também que a tonteira da roda-gigante não dura para sempre. Em poucos segundos, ou no máximo em alguns minutos, nosso equilíbrio volta e, assim, passamos a ver o mundo mais claramente. E, felizmente, na vida é da mesma forma !!!
A vida é como uma roda-gigante – ela nos leva a estar por cima e por baixo. A vida é um sobe-e-desce constante. Quando menos esperamos as coisas se alteram e passamos de uma situação boa e alegre para uma situação ruim e triste.
Contudo, em nenhum momento podemos esquecer que Deus está sempre do nosso lado, nos amparando em todos os momentos. Se alguém falha conosco, não podemos deixar que a mágoa atrapalhe nosso caminhar, nem podemos deixar nunca que qualquer sentimento ruim tome conta de nosso dia-a-dia. Para prosseguir crescendo na vida é preciso ter muita fé e esperança.
Precisamos entender que não dominamos todas as variáveis que interferem no nosso cotidiano, e nem podemos nos culpar por isso. A vida é realmente imprevisível, e esse é um dos motivos que a torna tão especial.
Não quero me prolongar muito, pois o que desejo realmente por meio dessa Carta é dizer-lhe que mesmo estando distante nunca deixei de considerar seu nome entre as pessoas queridas que fazem parte de minha vida.
Você é uma pessoa a quem posso chamar de “muito especial”. E, pode ter certeza que você sempre estará presente nas minhas orações diárias, por que o que mais almejo para você é que a felicidade e o amor reinem ao teu lado sempre.
Pouca gente reúne tantas qualidades admiráveis como eu vejo em sua pessoa. Você é uma jovem maravilhosa, e tenho certeza que existem muitas razões para se alegrar e orgulhar. Não se deixe abater por nada, pois você é uma vencedora, e certamente ainda terá que conquistar muita coisa pela frente.
Você é uma pessoa muito querida e merece tudo de bom nessa vida !!!

Com carinho ...

Breves – PA, 05 de julho de 2010.

Raimundo Santana

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Julho de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui