Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Calça curta? -- 11/07/2008 - 18:06 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Calça curta?


Os meninos usavam calça curta até os treze anos. Para ir à missa aos domingos, ou em dias de festa, eles se vestiam de terninho e gravata, esta presa ao pescoço por elástico. Alguns gostavam de gravata borboleta. Mas a calça era sempre curta, assim como os cabelos, raspados na parte de trás e um grande topete na frente. Quando os pais permitiam ao garoto usar calça comprida, ele virava mocinho.

As meninas se tornavam mocinhas ao trocar as meias soquete pelas de náilon e começavam a usar sapatos de saltinho. Abandonavam aquele laçarote nas costas, na altura da cintura e passavam a adotar os cintos de couro ou de elástico. Aí, então, podiam copiar os modelitos das mais velhas, principalmente as saias chamadas godê guarda-chuva.

Quem confeccionava o guarda-roupa feminino eram as costureiras ou algumas modistas – especialistas em vestidos de festa - como dona Noêmia, que tinha seu ateliê bem em frente da nossa casa. Dizem que ela, às vezes, pregava na roupa uma etiqueta com nome francês, só para ficar mais chique ainda.

As costureiras ficavam com o trivial: vestidos comuns, saias, blusas, camisolas e roupas de criança. Faziam também combinações de algodão ou cetim e até calcinhas enfeitadas de rendas...



Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui