Usina de Letras
Usina de Letras
266 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cultura e Cidadania -- 02/12/2003 - 22:29 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cultura e cidadania

(Augusta Schimidt/ 30/11/2003 – 18.15hs)



Construir é possível, respeitar é um dever...

Cidadania é uma atitude muito requisitada hoje em dia, mas possível apenas para poucos.

Para um povo sem memória, é muito difícil construir um futuro e mais difícil ainda é compreender o presente. Sem memória e sem cultura, a experiência humana torna-se pobre e amarga, deixando cada vez mais para trás a tão sonhada cidadania.

Algumas pessoas definem cultura como um modo de ser, de fazer e de pensar. Para outras, cultura significa ter contato com artes, universidades, informações que a própria sociedade onde vivem lhes proporciona.

Numa sociedade elitista, a cultura se restringe ao âmbito das obras espirituais e à criação artística.

Segundo José Ortega Y. Gasset, a vida é principalmente um conjunto de problemas essenciais diante do qual o homem responde com um conjunto de soluções. Como existem muitos conjuntos de soluções, então, existem muitas culturas e desta forma a vida cultural deixará de extrair coisas do depósito do passado para ser um estimulante para a criatividade e construção do futuro.

Quando falamos em cultura como potencializadora de valores, falamos em solidariedade, fraternidade, igualdade, liberdade e justiça.

Quando falamos em cultura como tradutora de valores, aí sim estamos falando na verdadeira cidadania.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui