Usina de Letras
Usina de Letras
87 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Internet como Ambiente de Pesquisa na Escola -- 02/12/2003 - 22:27 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Internet como Ambiente de Pesquisa na Escola

Texto de Augusta Schimidt



O mundo hoje vive em acelerado desenvolvimento onde a tecnologia está presente direta e indiretamente no nosso dia a dia.

E essa tecnologia favorece a aplicação de novas abordagens de ensino-aprendizagem permitindo técnicas pedagógicas avançadas com a utilização do computador cuja exploração estende-se em diferentes domínios, sejam eles sociais, econômicos ou educacionais.

Para isso é importante que as escolas estejam conectadas a uma rede onde os educadores utilizem os recursos disponíveis para atingir metas educativas específicas: (texto, vídeos, arquivos de som, documentos e programas).

A internet, versátil e poderoso instrumento no processo educativo é excelente recurso pedagógico à disposição do professor.

Alunos e professores integrados, com a ajuda da internet, elaboram seus trabalhos com certo esmero e rigor, pois serão vistos e lidos por outras pessoas sem contar que as redes telemáticas permitem a democratização da relação professor-aluno já que o professor deixa de ser o detentor único do conhecimento e o aluno deixa de ser o mero receptáculo passivo da informação fornecida pelo professor.

A internet faz parte da globalização e é uma forma de comunicação fácil e difundida através do ciberespaço.

É claro que podem surgir alguns problemas com a pesquisa na internet:

A confusão entre informação e conhecimento é um desses problemas pois dispomos de muitos dados e o conhecimento se constrói através da informação.

Muitos alunos se perdem no emaranhado da navegação muitas vezes indo atrás de interesses pessoais. O conhecimento se dá a partir do momento que o aluno passa a filtrar, avaliar, sintetizar, o que é mais significativo.

Outro problema é que se perde muito tempo na rede ao observar listas de discussão, dificuldades de se achar respostas corretas e confiáveis em pouco tempo, sem precisar abrir todos os sites oferecidos pelos serviços de busca.

Para resolver esses problemas alguns professores já indicam bons sites que podem ser usados pelos alunos nas pesquisas.

A impaciência de alguns alunos por mudar de um endereço para outro, os leva a aprofundar pouco as possibilidades que há em cada página encontrada.

E finalmente, conciliar os diferentes tempos dos alunos, pois uns respondem imediatamente e outros demoram mais.

Geralmente a lentidão pode permitir um maior aproveitamento assim como na pesquisa individual.



(Introdução do projeto feita por Augusta Schimidt)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui