Usina de Letras
Usina de Letras
252 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eu Estava Certo e Não Sabia -- 02/12/2003 - 22:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




CONVERSA DE BOTEQUIM (I)



Não tem jeito. Pobre só encontra um pouco de alegria quando arranja uns trocados e vem para o bar jogar conversa fora. Também, não é pra menos. Não sobra dinheiro pra mais nada. É verdade. Até pra pagar a conta. Quantas vezes nós tivemos que deixá-la pendurada no prego? Mas é isso mesmo. O brasileiro leva tudo numa boa. Basta ver a nossa paciência com a seleção. Até quando e que ninguém sabe.



O certo é que já estão abusando de nossa paciência. É mesmo. A coisa anda confusa. Sabe aquela história de que o mundo ia acabar em água ou fogo? Pois é. O dilúvio já aconteceu. Não deu em nada. A madeira utilizada na construção da arca de Noé está sendo usada nas enchentes de agora, para construir os barracos nos morros e favelas. E o fogo? O fogo tem acontecido. São as guerras. Briga-se por quase tudo. Ou melhor, briga-se por nada. E nós continuamos por aqui. É verdade. Mas aqui a guerra é outra. É a guerra pela educação e pela justiça social. Puxa! Você parece até político em campanha!



É, mas a turma reclama muito. Reclama até do tal livre arbítrio, concedido por Deus. Dizem que esta liberdade não serviu de nada. Mas o homem é assim mesmo. Gosta de reclamar. Se Deus fizesse ao contrário, ou seja, punindo cada pecado, na hora que ocorresse, iriam dizer que ele era comunista, ditador, nazista e coisas do estilo.



E por falar em ditadura, você está acompanhando a política? Mais ou menos. Eu acho que o mundo não vai acabar em água nem em fogo. Acho que o mundo vai acabar quando todos nós ficarmos pirados. Como assim? Não entendo mais nada. Está tudo ficando de cabeça para baixo!. O Lula, que sempre foi oposição, está virando situação, com esta história de coligação com o PL. Não tenho nada contra o PL, mas a verdade é que o Partido Liberal é contra o direito das mulheres de interromperem a gravidez, mesmo em caso de risco. E é contra o direito dos homossexuais de constituir parceria civil. Duas bandeiras do PT. Do PT antigo, claro! Com letra maiúscula!... E até o Medeiros, da Força sindical, está do lado do Lula. Depois de falar mal dele. E um Bispo do PL até já falou que vota no Garotinho. O PL está dividido por conta dos interesses nos Estados. Em pelo menos nove Estados o PT e o PL não se bicam. Como pode isso?



E agora que o Lula prometeu que vai assumir essas bandeiras, como é que ficamos?.Tem certeza de que o Lula assumiu essa coisa? Pelo menos ouviu e ficou calado. Será que precisa chegar a tanto só pra ser presidente? É verdade. O Lula passando para a situação, para a direita, abraçando causas que são típicas da visão e práticas conservadoras e autoritárias da sexualidade humana. Enquanto isso, a outra ponta, o PFL, quem diria, passou para o lado da oposição.



E estão fazendo um bom trabalho. Obstruindo a pauta do Congresso Nacional. Estão atrasando a votação da prorrogação da CPMF. Assim não dá. Isso é terrorismo político. É pura loucura. Se a oposição virou situação e a situação virou oposição, quem vai fazer o papel de ladrão? E o pior é que o governo já resolveu fazer cortes no orçamento. Vários programas sociais vão ser reduzidos e até parados. Por conta dos recursos da CPMF que já está atrasada e nem se quer foi aprovada. O PFL depois que dormiu no colo do governo durante muito tempo, agora, por causa da Roseana, abandonou o carinho da mamãe e não quer mais o leitinho. Está fazendo birra. E nós é que pagaremos esta conta. Ainda bem que a eleição está aí mesmo. Quem quiser, a hora é essa de dar o troco.



Tenho a impressão de que nós estamos sendo passados pra trás. E não estou falando de mulher, não. A verdade é a seguinte, meu amigo: o poder econômico financia as campanhas vitoriosas. Grande parte da imprensa, da mídia, em geral, dá aquela força. As pesquisas ajudam de montão. O resultado não pode ser outro. Ganha quem eles querem. E depois de eleitos, grande parte deles, ficam comprometidos com o poder econômico. E isso se repete no país inteiro. Estados e prefeituras. E acontece que, depois, cada qual fica na sua. E o povo continua sem representatividade suficiente para mudar o quadro.



Parte do povo, que é honesto, continua trabalhando mais e mais, e ganhando cada vez menos. E parte do povo que não agüenta, parte para a violência e o crime organizado. E parte dos políticos que são honestos não têm força para mudar a situação.



É como se, de repente, sem saber, estivéssemos investindo na miséria e na violência. E pelo visto é um bom investimento, pois tem dado resultados. O crime está cada vez mais sofisticado. E a violência cresce a passos largos. Somente quando ela atinge alguém do lado de lá, dos políticos ou dos poderosos, é que a coisa melhora um pouco. De resto, continuamos como estamos. Jogando conversa fora. Até quando?



Até quando a seleção estiver prometendo bons resultados, a cerveja estiver gelada, o dono do bar aceitar pendurar a conta e o Brasil continuar sendo o país do futuro. Quando chegarmos no futuro, aí a coisa vai melhorar. Será?....





Brasília, 16 de maio 2002

Reproduzido, para atestar que, infelizmente, eu estava certo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui