Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2018 - Avó -- 22/03/2018 - 14:43 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
2.018 - Avó

Saindo da uva e caminhando para avó, já que é o que me tornarei em meados de junho próximo. Do meu neto Caio como já disse e não preciso dizer que o estou corujando desde agora. Avó é substantivo masculino, na sua ordem gramatical e é o pai do pai, ou da mãe; no meu caso avó materno, pois minha filha é a autora do Caio, com a ajuda do André e, aí, o pai dele será o avó paterno. Importantes informações para vocês que já sabem de tudo isso, mas eu não disse que estou corujando o meu neto, até nesta crónica.
Prefiro ser chamado de avó, sem nada contra ser vovó, que é uma redobrada de avó: vó-vó e poderia ser avó-vó, será? Alguém conhece um avovó, eu não e não quero iniciar o vocábulo, mas quem quiser...
Se eu fosse britànico eu seria um grandfather, ou um grandpa, algumas vezes maternal grandfather. Já pensaram meu neto chegando e dizendo - Oi avó materno... Melhor seria avozinho, não acham. Bem, a decisão será dele e eu ficarei só babando.
Dá-lhe coruja e seguindo para dizer do meu avó paterno chamar-se Benjamim, nascido em mil novecentos e nove e do meu avó materno Roque ser de quinze. Meu pai, avó da minha filha, o chamava de Nhó Roque. Com o Vó Roque convivi mais, até fiquei um ano morando na casa dele. Meu Vó Benjamim foi mais distante, por ele ter se separado da minha avó antes de eu ter nascido e por ele ter morrido muito novo. Vivendo mais o meu avó Roque ganhou até um apelido, nos últimos tempos virou Roquinho.
Claro que me arrependo da pouca convivência com eles, sem minha culpa do Seu Benjamim, pelo motivo já exposto, mas eu poderia ter ido mais ao meu Vó Roque, fui pouco e agora somente saudades.
O provável avó mais jovem do mundo chama-se Shem Davies, britànico, que foi avó com vinte e nove anos. Teve a filha com quatorze anos e esta teve sua neta com quinze anos. O avó Shem está contentíssimo, mas a avó e nem a filha estão gostando da história, por declarações de que não gostaram de serem mães muito cedo. Vai saber o que se passa.
Quando for a Dinamarca chame o avó de bedstefar; em javanês: mbah kakung; na Espanha: abuelo; na Itália: nonno; na Turquia: dede; na França: grand-père; em Luxemburgo: grousspapp; na Holanda: grootvader; havaiano fala kupuna kane; na Suécia: farfar e no idioma Zulu: umkhuku. A pronúncia eu não sei, nem tentarei e já me desculpando.
E olha que glorioso, eu fui o primeiro neto dos meus dois avós, tendo do lado do meu pai, sido agraciado com o título de Primeiro Neto. E sabem que um primeiro neto tem muitas prerrogativas, quase um manda-chuva. Ruim que agora, sendo primeiro neto, sou o mais idoso neto. Mas quem não se torna um neto ancião e quais as prerrogativas deles, acho que uma delas é ser avó.
Continuando a coruja, quem seria o mais jovem avó de São Miguel, que se apresente e em nome do Miguel prometo uma foto na capa do Postal. Miguel ajuda aí e provas serão necessárias, afinal por mínimo um avó tem que apresentar o neto, ou a neta. Havendo empate ambos sairão e sorridentes que só. Para o avó mais bonito eu me candidato e não tem para mais ninguém.
Evitando comentários, esta crónica é só de avó. Das avós a Edna Berta pode cuidar com uma poesia, ela será avó no mesmo momento que eu serei avó. Perceberam esta notável descoberta que eu acabei de descobrir. Vai ser avó inteligente assim, hein, e meu neto será só orgulho de mim. Além de avó coruja, a modéstia aflorando pelos poros todos.
O Sylvester e o Clint já estão brigando para me interpretarem no filme, que será realizado em minha homenagem, embora eu prefira o George Clooney, belo quase que igual a mim, eu disse quase.
Nesta quinta, vinte e dois de três de dezoito, peço licença para encerrar e ir abrir o portão, pois deve ser a Globo, temos uma negociação para uma novela.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui