Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sinto-me Desvalorizada Pelo Cenário Cultural Local -- 17/03/2018 - 00:41 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sinto-me Desvalorizada Pelo Cenário Cultural Local
Moro em Curitiba, uma cidade onde não se valoriza a cultura tradicional e prefere modinhas como funk sensual e youtubers rebolativas, por exemplos.
Sou repentista, bailarina folclórica, pesquisadora de causos e escrevi um livro chamado Lendas Curitibanas. Sem falar que eu trouxe a Vesteterapia para o Brasil.
Ano passado no Halloween e no aniversário da cidade, a mídia me desprezou. Pois preferiu entrevistar funkeiros com roupas apelativas em seus programas. Afinal isto dá mais audiência devido ao apelo pornográfico.
Eu não tenho canal no Youtube e nem sou bonita. Por isto a mídia pouco se interessa pelo meu trabalho.
Descobri a origem dos nomes dos vários bairros de Curitiba. Resgatei um repente típico do Paraná. Mas os políticos e os grandes canais não se importam com isto. Afinal eles querem funk e youtubers quase nuas.
O meu objetivo nunca foi ser famosa e sim mostrar a cidade para os próprios moradores e turistas. Porém, infelizmente ninguém se importa com a cultura de Curitiba e muito menos com folclore do Brasil.
Talvez se importassem se eu fosse uma youtuber com pouca roupa. Mas eu não cairei nesta troca de valores atual.
Não sou picareta porque tenho estudo e nem sou destas adolescentes que pegam uma càmera, falam futilidades, e dizem que são youtubers. Pois já tenho idade e grande experiência na área literária.
Quando se esconde o folclore de uma criança, ela tem dificuldade em respeitar os mais velhos e as próprias origens.
Peço à mídia e aos políticos que esqueçam esta modinha de youtubers e valorizem mais o folclore cultural.
Luciana do Rocio Mallon



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui