Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1881 - Festa da Uva -- 11/03/2018 - 13:55 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.881 - Festa da Uva

Depois de ler o Editorial do Terrinha falando da Trigésima Quarta Festa da Uva, Uma Realidade! fica fácil entender a importància dela para o nosso município e pedindo licença a ele transcrevo o último parágrafo - "Apesar da conotação política, a Festa é do município, para os prós e para os contras, valendo sim a participação de todos no Evento, inclusive para saudar o profícuo trabalho dos agricultores são-miguelenses, sendo-lhes muito merecido a 34ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo, uma realidade!". O editorial está no Postal de vinte e oito de fevereiro passado.
Por mais que os opositores de plantão desmereçam a nossa festa, ela está caminhando ao futuro, para consolidar essa cultura de suma importància na cidade. Uma festa dessas é de se admirar e se apaixonar pelos seus propósitos. Se não, como Caxias do Sul e sua população vêm fazendo a sua Festa desde mil oitocentos e oitenta e um, com importante transformação em mil novecentos e trinta e dois fazendo da sua Festa da Uva o seu maior e mais dinàmico símbolo. Realizada a cada dois anos, numa sede permanente em grande parque de exposições, sendo um dos maiores eventos temáticos do Brasil, atraindo mais de um milhão de visitantes.
Apesar disso tudo, a Festa deste ano foi transferida para dois mil e dezenove, por falta de recursos e de apoio do atual prefeito. Noves fora a decisão tomada, a festa continuará como diz a Presidente da Comissão Organizadora, Sandra Randon - "A ideia é buscar uma festividade mais sustentável e capaz de envolver a comunidade de forma integral. Decidimos por ampliar o tempo de preparação justamente para não comprometer o evento. Mas, na verdade, a festa já começa agora e com um novo formato. Vamos preparar a comunidade para viver um momento mais cultural, artístico e com ênfase no turismo. Com esse tempo de preparação, conseguiremos estruturar um projeto com a união do poder público, das entidades e da comunidade".
Também Vinhedo, próxima de Campinas, começou a sua 56ª Festa da Uva, que juntamente com a 8ª Festa do Vinho, duraram treze dias, recebendo turistas de vinte estados do Brasil. Em Curitiba, a Festa da Uva de Santa Felicidade comemorou sessenta anos em fevereiro passado, recebendo mais de dezoito mil pessoas no Bosque São Cristóvão e começou com uma quermesse da Paróquia de Santa Felicidade.
E Jundiaí com sua Festa da Uva por dez dias em janeiro e fevereiro agora passados, com seu slogan "Dos Campos à Mesa da Família. Desfrute o Encanto da Uva Niágara". Comentário da iG turismo sobre a festa - "Enfim, chegou a hora de comemorar mais um ano de boa colheita na região de Jundiaí. A tradicional Festa da Uva é a pioneira do gênero e acontece desde 1934. Uma tradição que, para deleite dos turistas, é levada muito a sério por produtores e moradores da cidade, com direito a rainha e princesas, apresentações culturais, música, dança, teatro, artesanato e muita diversão.".
E olha Louveira, também próxima de Campinas, com sua preocupação para a realização de sua 51ª Festa da Uva e 8ª Expo Caqui que vai acontecer em maio próximo. Em São Roque, a sessenta quilómetros de São Paulo, aconteceu em janeiro a Pisa da Uva, onde duas tinas repletas de uvas são preparadas para mostrar a principal etapa de produção do vinho, dançarinos e vocês podem realizar a pisa. Jales, lá pelos lados de São José do Rio Preto, começou a plantar uvas depois de São Miguel e já está com sua Festa da Uva na sua 12ª edição, realizada em setembro passado. A primeira cidade a produzir uva Itália no Brasil foi Ferraz de Vasconcelos e o maior produtor de uva Itália no Brasil é o Polo Petrolina-Juazeiro.
Neste domingo, onze de três de dezoito, claro que tirei tudo isso da Internet para demonstrar o que uma Festa da Uva representa e São Miguel Arcanjo também está no mapa da internet, vejam no Google, no G1 da Globo, no Facebook, no nosso Postal, no Jornal A Cidade, no Jornal Agora, no Democrata de São Roque, no YouTube e na página do Guilherme.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui