Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1888 - Palavras feias -- 01/03/2018 - 22:01 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1.888 - Palavras feias

Não falando mais de piripaque, apesar de alguns donos da verdade ainda sofrendo alguns contra a mesma Festa da Uva, que hoje se inicia. Gente, que turma de chatos e goiabas sempre com o mesmo discurso e engraçado que não é contra a Festa em si. É com relação a filhotes dela, ou apenas atrações, no caso envolvendo animais bovinos. Choram o sofrimento dos bichinhos, mas não dispensam um bom churrasco e nem se incomodam com as churrascarias rodízios, querem mais participar.
Ai chega de piripaque, aliás, já deu pano pra manga e Cronicas e confesso que não gosto muito da palavra, prefiro a palavra chilique. Mudando de assunto, li a semana passada um texto sobre as doze palavras mais feias da língua portuguesa, isso na opinião do autor e vocês podem encontra-lo no duvidas.dicio.com.br. Ele começa com a palavra escroque, que não deixa de ser um trapaceiro, um vigarista, um sujeito que não vale nada. Ninguém a utiliza, mas está assim de gente a merecendo na nossa política nacional.
A segunda é a palavra catarro, que odeio também, principalmente quando alguém o puxa e gospe no chão, ai que nojo diria um conhecido, alcunhando o distinto como um sujeito podre e sem a menor consideração. Quando eu ia trabalhar de trem, acontecia muito de um catarrento exercer o seu podrão nos trilhos. O que merecem é levar um escracho, exatamente a terceira palavra mais feia, nesse caso de muita utilidade. Escracho é uma esculhambação, uma bronca. Minha mãe falaria - O sujeito levou uma esfrega...
E prurido, outra palavra feia, sinónimo de coceira, de sarna e de comichão. Sarna, não gosto e acho uma palavra chata, mais quando alguém encosta e não larga. Uma sarna no teu pé e falando de comichão até gosto. Digam-me se vocês já não tiveram comichão por alguém, não precisam dizer, apenas guardem nas suas lembranças. E prurido é feia mesmo.
Na linha do escracho vem a palavra esculacho, mesma que bronca, esfrega, repreensão e às vezes escrita, ou falada, como esculhaço. Não acho esculacho tão feia assim, mas a palavra furúnculo é feia demais, além de ser muito ruim ter um. Furúnculo é um abcesso, uma inflamação, um caroço cheio de pus e doloroso sob a pele. Não se deve espremer um furúnculo, mas sabem que tem centenas de vídeos no YouTube de pessoas espremendo os tais e vou repetir o ai que nojo. Nojo demais, só que já vi uns vinte deles e não devo recomendar, mas não custa dar uma olhadinha.
É melhor falar em cuidado para não sujar o vestido, do que cuidado para não conspurcar o vestido. Não me lembro de ter ouvido alguém dizer essa palavra conspurcar, mesmo para difamar, ou desonrar, ou corromper outra pessoa. Nem nesses tempos de Lava-Jato ouvi conspurcar. Geralmente a Odebrecht corrompeu, desonrou, ou comprou o político escroque, nenhum jornal de televisão das oito horas disse solenemente - Hoje a Construtora conspurcou o deputado tal, com uma mala de dinheiro. Vocês já ouviram e corrupção é horrível, mas conspurcar é muito mais. Não saiam conspurcando por aí.
Já trabalho escravo só pode ser praticado por um escravocrata, que além de ser uma palavra muito feia, o exercício dela é muito mais. A Princesa Isabel, em mil oitocentos e oitenta e oito, assinou a Lei Áurea, exatamente para por fim nisso, só que sempre tem um escroque a pensar na ideia dessa palavra escravocrata. Não é caso de esculacho e sim de prisão.
Poderíamos pegar o sujeito e joga-lo pela janela, praticando o ato de defenestrar, que é outra palavra feia do texto. Defenestrar é lançar pela janela, atirar pela janela. Conhecem alguém a utilizar o defenestrar, não. Eu conheço e a vontade é joga-lo pela janela sempre.
O autor do texto não gosta da palavra caxumba, mas sabem o que é pior, os sinónimos dela e que são: papeira, parotidite epidêmica e trasorelho. Preferindo ficar com a caxumba, mas sem tê-la. Nesta quinta de um de três de dezoito sobraram: Sovaco, que fica melhor como axila e pior como sobaco. Por último e a pior para mim, nauseabundo, que é sinónimo de repulsivo, hediondo, enjoativo e nauseante. De novo, ai que nojo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui