Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Poesias-->CARTA-CONVITE - MUDANÇAS NO SITE - -- 01/01/2002 - 12:31 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CARTA-CONVITE PARA O "BOM COMBATE"

ABERTA AOS AMIGOS E AMIGAS DO USINA DE LETRAS



Desculpem-me a intromissão neste endereço reservado para Poesias. É que faço questão da opinião de vocês que, em princípio, possuem sensibilidade apurada para prestar ajuda importante para o que propomos em seguida.





Ano Novo, vida nova! Esta frase, muito embora mais velha do que o rascunho da bíblia - expressão, de igual modo, tão antiga quanto aquela - preserva, no entanto a serventia dos bons conselhos: poucas palavras e muitas aplicações.; em ambas , em comum, os traços da esperança (dos mais jovens) e da certeza (dos mais velhos).

Estas as razões, portanto, da amplitude deste convite. Endereçado a todos os companheiros do Usina de Letras, independente da faixa etária e de outras naturais diferenças que eventualmente possam existir, a fim de que, juntos, possamos estabelecer e examinar algumas idéias - na verdade um arrazoado ou uma primeira minuta, como queiram - contendo sugestões que irão compor a proposta de mudanças a serem introduzidas no site do Usina de Letras, objetivando agregar-lhe maior qualidade.

O trabalho final, portanto, por paradoxal que pareça, não terá autoria e, ao mesmo tempo, não será anônimo. Trará as assinaturas de todos os interessados.

Necessitará, este nosso trabalho, de amplo debate, de análise e da discussão dos temas que forem objeto de exame, contando, sempre, com a colaboração espontânea de toda a equipe do Usina de Letras.

Adotaremos, na evolução dos trabalhos, linguagem a mais informal possível, evitando-se expressões "tecnicistas" que poderiam inviabilizar a discussão ou torná-la menos produtiva. E isto porque, vale lembrar, que o nosso objetivo principal não é a discussão com técnicos desta ou daquela área específica, mas, e principalmente, poder contar com o máximo de sugestões possíveis, do universo competente e heterogêneo do Usina de Letras. E a delimitação da linguagem, com certeza, prejudicaria, e muito, este nosso intento.

Estamos sugerindo, de imediato, que as idéias e as colaborações dos companheiros, sejam, sempre, encaminhadas para um único foro de discussão, que será, na verdade, nosso PONTO DE ENCONTRO, (também, como por sugestão inicial) ou seja, no endereço atual destinado a publicação de "CARTAS". E isto para evitar a pulverização de idéias e discussões ou o desvio da comunicação e sua conseqüente dispersão e interrupção.

Esperamos, pois, que ao seu término, o trabalho tenha sido "costurado" por várias mãos, num trabalho de equipe, que possa ensejar eficiência nos métodos e eficácia nos resultados.

Pelo até aqui exposto, depreende-se que nosso trabalho será realizado em duas áreas de atuação, ou dois blocos ou níveis de assuntos distintos, a saber.

No primeiro bloco, ( que denominaremos de Bloco Um - Organização, Acesso e Uso) serão tratadas as questões de ordem mais interna, da "faxina" da casa, por assim dizer, propondo mudanças, envolvendo, por exemplo, o "lay-out" da página, e assim por diante, sempre observado o interesse e conveniência da maioria absoluta de seus usuários.

No segundo bloco (que terá a denominação de Bloco Dois - Finalidades e Missões) as ações estarão direcionadas para os propósitos últimos do site, ou seja, na sua integração com a sociedade organizada, de modo geral, com as responsabilidades e raio de atuação do próprio site.



Neste bloco, portanto, iremos tratar de questões maiores, como, por exemplo, a ampliação do processo de divulgação dos textos literários, a introdução de premiações periódicas para os melhores textos e publicação, divulgação e patrocínio, entre outras. Dito isto, vamos ao trabalho, propriamente dito.



PRIMEIRA MINUTA DA PROPOSTA DE MUDANÇAS NO SITE

USINA DE LETRAS





OBJETIVOS GERAIS

Esta proposta tem como objetivos precípuos a elaboração de sugestões com vistas à melhoria da qualidade do site do Usina de Letras. Quer em relação aos aspectos operacionais de organização, acesso e uso (primeiro bloco temático) quer em função de suas estratégia de ação e integração junto à sociedade como um todo (segundo bloco temático ).



BLOCO UM - ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USO



PROBLEMAS - Questão Um - A forma incorreta ou inadequada da publicação de um mesmo texto em endereços ou classificações das obras literárias reservadas para outros gêneros literários.



A bem da verdade, essa prática tem sido bastante comum. Utilizar, por exemplo, o endereço destinado à publicação de "ARTIGOS, para nele inserir textos literários de outros gêneros, ou de outros endereços, como Poesias, Crônicas, Redação, e assim por diante. Aliás, publica-se até recados, frases, e, pasmem, propaganda comercial de profissionais liberais. Até no Quadro de Avisos, já tivemos a oportunidade de ver ali estampada a publicação de texto literário na íntegra e, também, propaganda de clínicas psicológicas e tantas outras questões que estão a merecem análise e tratamento adequado.



Analisando esta questão, verificamos que, nem sempre, a publicação de texto em endereço errado, pode ser creditada á má fé, ou desvio de comportamento, de caráter, ou coisas parecidas. Esta ocorrência, se houver, será por certo bem pequena e, portanto, jamais a causa principal da disfunção apontada.

A questão afigura-se-nos mais de ordem técnica.. Se analisarmos o menu de endereços, vale dizer, dos diversos gêneros ou modalidades de obras literárias, constantes da página inicial do site, iremos notar, primeiramente, que a disposição dos endereços observa a ordem alfabética dos mesmos. Vai de "Artigos" até Textos Jurídicos.

Relacionados dessa maneira, parece-nos ter influenciado ou induzido a publicação de outras modalidades em "Artigos", pelo simples fato de o endereço encabeçar a lista de opções.

Esta poderia ser uma das justificativas para que o endereço "Artigos", registrasse o maior quantitativo de publicações - 3748, até 25 de dezembro de 2001 - superando o total de todos os demais endereços. Possa ser que algumas características de personalidade (preguiça, falta de bom senso, etc), possam ter contribuído para esse acúmulo de publicações em "Artigos".

O mais provável, entretanto, parece caminhar no rumo da falta de orientação, mais precisamente, da definição da classificação usada pelo site para definir, com clareza, o que significa cada endereço.

Afinal, o que seria um Artigo? E uma Redação? Quais as diferenças entre uma e outra classificação? Pensamos que, na ausência de esclarecimentos a respeito, esteja a origem maior do excesso de publicações, de toda ordem de classificação, publicadas em Artigos. Do mesmo modo, a mesma disfunção repete-se em outros endereços.



Se formos analisar o assunto mais acuradamente, iremos verificar que o endereço "ARTIGOS", como de resto, todos os demais, podem causar confusões de interpretação.

Uma A Redação, a Crônica, o Texto Jurídico, em tese, e apenas para ficar nestes três exemplos, não poderiam ser considerados artigos? Por outro lado, quando determinado artigo estivesse questionando a constitucionalidade de algum projeto de lei, não poderia ser considerado, também, um Texto Jurídico? E uma crônica bem humorada, não poderia, também, ser publicada no endereço "HUMOR"! ?

.

Um dos problemas gerados pela ação de publicar textos de várias classificações literárias, vale dizer, de vários "endereços", em outros endereços, e tantos quantos quiserem, é o prejuízo que vem sendo causado à divulgação dos textos classificados como "Artigos". A causa poderia estar na falta de orientação a respeito.; e também porque não existe, até agora, qualquer proibição neste sentido.



Outro prejuízo, com a disfunção anteriormente apontada, remete-nos para a distorção do PLACAR, no que se refere ao levantamento de dados sobre os itens "Autores por Produção Literária", "Textos mais Lidos "e "Autores mais Lidos" Quem se vale desta atitude, ( de efetuar um mesmo artigo em vários endereços) , acaba sendo beneficiado em relação aos demais escritores, aqueles que observam (ou procuram obedecer) às publicações específicas em seus endereços próprios. É o caso, por exemplo, de quem escreve textos destinados ao público infantil ou juvenil que, pelas características dos textos não dá margem a dúbias interpretações ficando, desse modo, sua publicação, restrita ao endereço que lhe é apropriado.



Entendemos que faltaria introduzir outros endereços, no menu de classificação, para acolher obras como o romance, por exemplo, que atualmente não tem endereço claro. E logo o romance, que é considerado a mais importante forma de gênero narrativo em prosa.

E, por último, apenas para ficar nestes primeiros enfoques, pensamos que se faz necessário a criação de mais outro endereço, tipo "Bate-Papo" que, atualmente, vem sendo feito ou no endereço reservado às CARTAS ou, o que é pior, no "QUADRO DE AVISOS", que não foi criado com esta finalidade. Muito menos para fazer propaganda de assunto sem qualquer elo causal, direta ou indiretamente, com o objeto do site.

Do exposto, concluímos que as alterações na classificação dos endereços, deveriam abranger, além de nova metodologia de classificação, a criação de novos endereços.

Além disso, faz-se necessário a introdução no site, de um campo de informações, que poderá ser na própria coluna de classificação de endereços, e/ou na apresentação do site, definindo e orientando na interpretação e utilização dos endereços. Por exemplo: Crônica = Coletânea de fatos históricos, de narração, em ordem cronológica.; Conto= Gênero de prosa de ficção. Narrativa Folclórica. Historietas. E assim por diante.

Deverá, ainda, introduzir-se no site, orientações e procedimentos para as publicações dos textos com as devidas normas de advertências, suspensão temporária e outras que o assunto ou o ato praticado ensejar, principalmente para os casos de reiterada incidência. Na reclassificação dos endereços, para fins de publicação, poderíamos caminhar em duas linhas (ou critérios) de ação.

A primeira delas, seria adotar a classificação moderna de gêneros literários, subdividindo os endereços em grandes grupos e respectivos subgrupos distintos: Gênero Ensaístico, contendo ensaio, crônica, memória, etc).; Gênero Narrativo, abrangendo epopéia, romance, conto, novela, etc.; Gênero Lírico (soneto, balada, etc).; e Gênero Dramático (tragédia, comédia, drama).

Ou então, adotarmos a linha de conduta da atual classificação, que é bastante objetiva, necessitando, apenas, à luz do nosso ponto de vista, introduzir algumas modificações: reagrupando endereços, extinguindo e criando outros, como a classificação que sugerimos para debate logo em seguida.



GRUPO A - Endereço para publicações de ARTIGOS, CRÕNICAS e REDAÇÃO



GRUPO B - Endereço para publicações de CARTAS



GRUPO C - Endereço para publicações de CONTOS E ROMANCES



GRUPO D - Endereço para publicação de CORDEL



GRUPO E- Endereço para publicação de DISCURSOS E ENSAIOS



GRUPO F - Endereço para publicação de Temas ERÓTICOS



GRUPO G - Endereço para publicação de FRASES



GRUPO H - Endereço para publicação HUMOR (ênfase em piadas)



GRUPO I - Endereço para publicação de temas destinados ao público INFANTIL



GRUPO J - Endereço para publicação de temas destinados ao público JUVENIL



GRUPO K- Endereço para publicação de LETRAS DE MÚSICA



GRUPO L - Endereço para publicação de PEÇAS DE TEATRO



GRUPO M - Endereço para publicação de POESIAS



GRUPO N - Endereço para publicação de roteiros de FILMES E NOVELAS



GRUPO O - Endereço para publicação de MONOGRAFIAS, TESES ou MONÓLOGOS



GRUPO P - Endereço para publicação de textos TÉCNICOS, em geral. (Direito, Economia, Administração, Literatura, Engenharia. etc).



GRUPO Q - BATE PAPO - Endereço reservado para pequenos contatos. Pessoais e não necessariamente envolvendo questões de textos literários ou do site de modo geral.



GRUPO R - REPETINDO A DOSE - Endereço reservado para publicações de textos já divulgados, uma única vez, há, pelo menos, trinta dias. O objetivo é permitir nova divulgação de textos considerados pelos seus respectivos autores como de importância para serem novamente divulgados e lidos. Ou então, para os casos de atualização de dados de texto anteriormente publicado, resumo ou outra alteração qualquer. É mais uma chance para todos de retornar com o texto à página de exibição inicial, facilitando, sobremaneira, o acesso dos leitores que não tiveram oportunidade de vê-los em sua primeira versão.



A mudança de títulos será completa, lembramos, quando a nova página do site inserir as normas de operação, ali incluídas a definição de cada item dos grupos (ou endereços) acima arrolados. O que significa que cada um dos subitens pertence entes a cada grupo, tenha sua definição clara e a mais precisa possível. Exemplo: Romance, do grupo C, traria, mais ou menos , a seguinte definição: O Romance é narrativa onde são figurados acontecimentos dispostos numa certa ordem seqüencial e apresentados segundo técnicas narrativas muito variáveis. Definição a título, apenas, de exemplo.



Alterações propostas para o PLACAR. Entendemos que o Placar, tal como vem sendo utilizado, dá prioridade aos aspectos quantitativos, o que, evidentemente, é de suma importância para o acompanhamento dos trabalhos.



Entretanto, achamos que o fator qualidade deva nele ser introduzido. Só assim teremos condições de avançar no processo de mudanças, criando - e até premiando - além dos maiores, também os melhores, segundo alguma periodicidade, a ser definida pelos usuários do sistema, sempre de comum acordo com os responsáveis pelo site, obviamente.



Este dado, a qualidade, aliado ao critério quantitativo, que vem sendo atualmente posto em prática, completará, no que tange ao Placar, as modificações inicialmente sugeridas, às quais, diga-se de passagem, são fundamentais para quando tratarmos das mudanças que iremos sugerir em relação ao segundo bloco, Bloco Dois, Finalidades e Missões do site..



As mudanças que sugerimos no Placar são as seguintes:



A) Manter o levantamento quantitativo dos itens atualmente existentes: Autores por produção literária, Autores mais lidos e Textos mais lidos, divulgando a periodicidade que vem sendo utilizada, e inserir novas periodicidades: trimestral, semestral, anual, etc., a ser definida juntamente com o grupo de usuários, bem como dos responsáveis pelo site.



B) Adotar o levantamento qualitativo, seguindo os mesmos itens e critérios de periodicidade acima arrolados. Indicando, ainda, a metodologia para esta nova aferição que, como sugestão, deveria ser feita através de membros de comissão criada pelo site para este fim. Desse modo, teríamos condições de implantar um sistema de premiações, também dentro de certa periodicidade, de que falaremos quando da análise do segundo bloco, o Bloco Dois - Finalidades e Missões.



C) A divulgação das avaliações deverá, sempre, vir acompanhada dos critérios e da metodologia que for utilizada. A transparência, nesse caso, faz-se imprescindível.





D) As normas sobre toda a operacionalização do uso do site, além de permanecer definitivamente divulgada no sistema, deverá incluir, (mais uma sugestão) um código de ética que balizará as ações de supervisão, coordenação e fiscalização do uso do site.





MUDANÇAS NO ENDEREÇO RESERVADO AO CURRÍCULO



Entendemos que este espaço não vem sendo utilizado pela grande maioria dos usuários. É um espaço ocioso que precisa ser melhor aproveitado. Nossa sugestão caminha em dois sentidos. Primeiro, manter o local para inserção de currículo, propriamente dito, para quem achar conveniente.



Depois, introduzir um questionário, de preenchimento opcional, objetivando aproximar os usuários do sistema, quebrando a frieza de seus contatos, em alguns casos, por conta, até mesmo, do anonimato, introduzindo um questionário, de preenchimento opcional, para traçar um perfil mais próximo de todos nós, objetivando aprimorar o processo de comunicação, ao mesmo tempo em que, salvaguardando a privacidade e a segurança necessária. Este questionário deverá ser elaborado com a colaboração de todos.



Apenas para dar uma idéia, ele teria questionamentos do tipo: Sexo - preferência musical - ídolos no cinema - no esporte - político que admira - que detesta - signo, e algumas indagações, para serem respondidas em poucas palavras, sobre sonhos, esperanças, a maior alegria que já teve, a maior tristeza, como se coloca frente às questões de espiritualidade, o que espera da vida, traçar o próprio perfil, e assim por diante. Este questionário, a exemplo das demais mudanças sugeridas, deverá, também, ser elaborado de forma coletiva, colhendo contribuições de todos os usuários do site.



MUDANÇAS SUGERIDAS PARA O BLOCO DOIS - FINALIDADES E MISSÕES



Este bloco, basicamente, objetiva estabelecer mudanças de caráter mais estratégico do que tático. Assim, com base nos dados de quantidade e qualidade obtidos através do novo PAINEL, anteriormente sugerido, e a partir da periodicidade que for definida para efetuar os levantamentos dos dados, é que se poderá introduzir, como primeira sugestão de mudanças, os critérios a serem utilizados para premiar os textos literários, (talvez os três melhores), em cada modalidade.



A questão dos prêmios, por sugestão, e em princípio para os três textos literários considerados de melhor qualidade, no período "X", teria a seguinte definição:



Troféu Usina de Ouro - para os primeiros colocados, em todas as modalidades, conforme a nova classificação. Isto é, no caso do primeiro grupo, (GRUPO A) que reúne Artigos, Crônicas e Redação, a escolha do texto de melhor qualidade, daquele período, poderá recair tanto em Artigo, como em Crônica ou Redação, que pertencem ao mesmo Grupo. O mesmo raciocínio será aplicado em relação aos demais grupos.



Troféu Usina de Prata, para os colocados em segundo lugar.; e Troféu Usina de Bronze, para os que ficarem em terceira classificação.



Poderemos criar, também, prêmios para os três primeiros colocados em termos de quantidade, isto é, para os autores com maior produção literária, os autores e os textos mais lidos. Sugestão, de igual modo, a ser discutida por todos. No caso desse item, que remete à quantidade, sugerimos que, além dos totais cumulativos que já vêm sendo adotados, incluir classificação por períodos, por exemplo, os autores com maior produção literária no trimestre, de janeiro a março de 2002, ou no semestre, daquele mesmo ano, como queiram.; O mesmo raciocínio para os autores mais lidos, em cada período, e, do mesmo modo, os textos mais lidos.



Os prêmios poderiam ser em dinheiro, (estabelecendo a forma para angariar recursos), em forma de livros de literatura (nacional ou estrangeira), dicionários e gramáticas.; e até divulgação ou impressão de livros para serem publicados, contendo todos os textos de determinado grupo de usineiros premiados, a dada período.



Poderíamos pensar, ainda, na criação da " REVISTA DO USINAS", como forma de divulgação dos textos e de angariar recursos para cobrir despesas com premiações e outros eventos.



O patrocínio para viabilizar a revista deverá ser considerado. Um empresário poderá prestar sua colaboração adotando um escritor como "afilhado" e, desse modo, contribuir financeiramente para o site, obtendo, em troca, publicidade na Revista do Usinas. Esta experiência poderia ser iniciada em três ou quatro capitais, cada qual com seu grupo de acompanhamento e controle próprios. Futuramente, poderíamos pensar na possibilidade de torná-la a nível nacional.



Podemos, com certeza, pensar na possibilidade de realização de Encontros de Literatura, Poesia e Cordel, como forma de divulgação e captação de recursos. Em cada local de atuação das comissões específicas de cada estado, que serão criadas com esta finalidade.



Finalmente, o início dos trabalhos deverá contar com uma comissão, previamente criada para coordenar a execução deste projeto, valendo-se de voluntários, em número não superior a cinco, para acompanhamento e controle dos resultados.



Seria interessante que os responsáveis pelo site do Usina de Letras, participassem dos trabalhos desta primeira fase, sem qualquer compromisso de aceitar todas as mudanças sugeridas, mas como forma de emprestar maior qualidade e credibilidade aos trabalhos, acompanhando-os de perto, posto que detêm a parte mais importante que é a competência para encaminhar o processo decisório final a respeito de tudo o que for aqui considerado. Em tempo: Este trabalho não exclui outros que porventura estejam sendo postos em prática. Ao contrário: No caso positivo, somaremos esforços em benefício da ampliação do raio de ação e da qualidade do Usina de Letras. Quem se dispuser, como voluntário, para coordenar os trabalhos, que apresentem, através no nosso "Ponto de Encontro", no endereço "CARTAS", suas respectivas candidaturas. Sugerimos, preferencialmente, que da comissão faça parte os mais antigos colaboradores do site, pela experiência acumulada que já possuem. Não se descarta, também, a interferência dos responsáveis pelo site, na composição desta comissão. O encaminhamento de candidaturas, para a criação da comissão de coordenação e controle, em princípio, poderá ser feita até o dia 31 de janeiro de 2002. Entretanto, as discussões dos temas, já poderão ser iniciadas, a partir das críticas às questões ora colocadas.

Abraços! E Feliz Ano Novo para todos. Domingos





















































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui