Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um Coração Solidário. -- 14/05/2010 - 15:40 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UM CORAÇÃO SOLIDÁRIO

Todos nós, quando pensamos na vida e no nosso futuro, sempre desejamos ter uma vida longa, rodeados de amigos, com bastante saúde e muita felicidade. E, muitos de nós, gostamos de comemorar as conquistas e vitórias do nosso dia-a-dia, e sempre nos lembramos de agradecer a Deus por todas as coisas boas que a vida nos concede. Mas, às vezes, quase nunca paramos para pensar nas dificuldades e nos problemas que as outras pessoas estão passando.
Freqüentemente, existem diversas pessoas à nossa volta passando grandes dificuldades, e às vezes elas estão tão perto de nós, no semáforo da esquina, na avenida por onde passamos todos os dias para ir trabalhar, ou até mesmo no bairro onde residimos, e mesmo assim não damos a atenção devida que essas pessoas, seres humanos como nós, necessitam e precisam tanto.
Hoje, eu entendo que os problemas socioeconômicos só podem ser resolvidos com o auxílio de trabalhos de solidariedade, permitindo que todas as gerações e todos os povos se envolvam numa teia de ações de altruísmo e ajuda mútua, em vista da criação de condições sociais capazes de possibilitar a todos uma vida mais digna.
Ainda jovem aprendi a agir de forma altruísta e solidária, por meio de ações e trabalhos voltados para doar meu tempo, meus talentos e demais recursos para que outras pessoas possam ter os mesmos direitos e prazeres que eu possuo.
Eu comumente fico pensando nessas coisas e sempre dediquei um pouco do meu tempo para pesquisar na internet sobre ações, projetos e campanhas de instituições que trabalham para ajudar os mais necessitados.
À medida que fui desenvolvendo essa prática, meu coração foi se enchendo de grande satisfação em dedicar-se ao outro, pois essas atitudes criam laços de confraternização, o que me faz crescer interna e externamente.
A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que se manifesta por meio da distribuição dos bens materiais e na remuneração do trabalho. Mas, vale destacar que a virtude da solidariedade vai além dos bens materiais, pois ela envolve a difusão dos bens espirituais, como a fé, o amor, a misericórdia etc.
Assim, a solidariedade deve ser expressa através de todas as formas possíveis, unindo a dedicação dos pobres entre si, dos ricos e dos pobres, dos trabalhadores entre si, dos empregadores e dos empregados na empresa, solidariedade entre as nações e entre os povos.
Acredito que só seremos plenamente realizados quando todos os seres humanos se dedicarem ao auxilio de nosso semelhante. Por isso, devemos nos opor ao egoísmo que esfria nosso coração e que nos leva às inclinações específica e exclusivamente individuais.
Sei que quando reconhecemos as necessidades alheias, passamos a sentir que o mundo a nossa volta se amplia. Quando somos úteis e nos sentimos mais ativos socialmente, o modo como percebemos a vida passa a ter significados maiores. Dessa forma, nos tornamos pessoas melhores e assim vivemos mais felizes.
Não quero ser mais um nesse mundo, pois eu desejo ser diferente. Quero ser sempre uma pessoa ativa que se mexe para fazer algo em prol de nossa sociedade. Não me conformo em ficar parado simplesmente vendo as coisas acontecer.
Quero viver para trazer dignidade e luz para as pessoas de nossa comunidade, despertando valores positivos e auxiliando na construção de um mundo melhor.

São Paulo – SP, 13 de maio de 2010.

André Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Maio de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui