Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Exercício de Cidadania -- 28/11/2003 - 16:42 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


AINDA RESTAM ESPERANÇAS

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Camila é o seu nome. Ainda não tem um ano. Pouco mais de seis meses. Monossilábica, como todas as crianças de sua idade. Cabelos entre ruivos e loiros. Imagina-se. Pois ela os tem poucos. Quase careca. Olhos azulados. Acorda e começa a dar ordens na casa. Sua fala monossilábica é suficiente. Todos a entendem. An-Gu-Da-Da.Mam-Mam-Pa-Pa. Arg.Buá.



Fácil, não? Ela disse, claramente: “Vovô, estou muito feliz por estar em sua casa. Tive um sono bem tranqüilo. Fala para a mamãe, ou para o papai, que estou com fome. Arg”, que dizer, acho que fiz cocô! Alguém precisa tomar uma providência! Trocar minhas fraldas.



Depois, ela disse buá, várias vezes, o que significa: quero minha mamadeira. Pode ser depois do banho. Cuidado para não deixar entrar o ar em minha garganta. Pode provocar dor de barriga e, quiçá., soluços.



Não esqueçam das palmadinhas nas costas para que eu possa arrotar. E nada de balançar meu corpo pra lá e pra cá. Posso vomitar. É azedo e sem graça! Ah, vovô, ia me esquecendo do seu beijinho. Veja se assim está bom!



Todas as crianças são iguais perante as leis. As leis do coração, evidentemente. A Camila não é diferente. Só espero que ela não tenha pressa para crescer. O mundo ainda não está pronto. E já apresenta muitos defeitos. Precisamos passar uma vassoura para que as crianças o encontrem um pouco mais limpo. Tem muita sujeira. E muita coisa fora do lugar. E de lógica.



Enquanto a Camila não cresce, bem que poderíamos adiantar alguma coisa. Os velhos, com a sua experiência, deveriam encontrar um jeito de repassá-la para os mais jovens. Os mais jovens, por sua vez, deveriam ser mais ousados. E cobrar mais das autoridades. E participar mais da vida social e política. Lutar pelos seus direitos. Só desse modo, todas as “camilas” poderão desfrutar de um mundo melhor.



Nós deveríamos fazer como a Camila: brigar pelos nossos direitos. Direito de comer, de fazer cocô, de rir e de chorar. Direito de dormir tranqüilo e de uma casa para morar. Direito de arrotar. Direito de tomar banho. Direito de viver. De crescer. E de cobrar.



É Camila, você está coberta de razões! Faça uso de sua cidadania. Prepare-se. Estude bastante. Leia muito. Seja humilde. E educada. Pule, grite, reclame, exija. Não dê moleza para os políticos. Nem para os nossos governantes. E nunca perca a esperança.



E aceite as minhas desculpas, caso não encontre um mundo à altura de suas expectativas. Não sei se fizemos tudo que deveria. De qualquer modo, fizemos alguma coisa. Não sei porque não deu certo. Estive até pensando que o motivo poderia ser um: acho que os políticos não têm netos. Pelo menos alguns que conheço. De longa data. Que não dão bola para o futuro. Dos outros, claro!



Quem sabe, agora, por ocasião de mais um ano-novo, as esperanças se renovam, e o mundo resolve, finalmente, seguir à risca os ensinamentos de Cristo. E muitas Camilas nascerão mais felizes e mais seguras ?







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui