Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Padre Tarcísio dos Santos recebe cidadania ararense -- 19/01/2009 - 08:37 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAS-SP
O legislativo mais perto de você



» Padre Tarcísio dos Santos
recebe cidadania ararense



A Câmara Municipal de Araras realizou sessão solene de entrega do Título de Cidadão Ararense ao reverendíssimo Padre Tarcísio dos Santos (...). A honraria foi outorgada na noite da última sexta-feira, dia 3 de outubro de 2008, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”.

O ato solene, efetuado com base no Decreto n.º 12, de 12 de agosto de 2008, foi abrilhantado com a apresentação do Coral Dom Bosco, que cantou as músicas, Nossa Senhora, Amigos e Creio em Ti, em homenagem ao Padre Tarcísio.

“Esta casa de Leis sente-se imensamente honrada em ter essa oportunidade de homenagear pessoa tão humana, com tantos predicados e que rege a sua vida na busca de tornar a vida do próximo melhor, mostrando os caminhos de Deus. Estando sempre à frente de atividades sociais, o Padre Tarcísio leva conhecimento, lazer e felicidade às nossas crianças e jovens de Araras, conseguindo afastá-los das ruas”, declarou o presidente durante seu discurso.


HISTÓRICO
Padre Tarcísio dos Santos nasceu em 22 de agosto de 1958, no bairro do Pamonã, município de São Luis do Paraitinga, estado de São Paulo.

Até terminar a primeira série primária, viveu no sítio, onde se tirava leite e se cultivava a agricultura. Depois, foi para a cidade para dar seqüência aos estudos. Quando cursava a 4.ª série na escola Monsenhor Ignácio Gióia, em São Luis, conheceu o padre salesiano Eduardo Serradel, que animava o recreio com mágicas e brincadeiras.

Ao final, o padre passou uma ficha para os garotos, perguntando o que gostariam ser no futuro. Tarcísio e mais alguns colegas colocaram que queriam ser padres.

O pai e os irmãos eram congregados marianos, a mãe catequista e membro do apostolado do Sagrado Coração de Jesus. As irmãs eram filhas de Maria. A família é de rezar o terço diário até hoje. O pais, às vezes, expressava a vontade que Tarcísio fosse médico.

Um dia voltando da missa junto com os pais, Tarcísio, meio tímido, receoso do que eles iriam achar, comunicou o desejo de ser padre e salesiano, como o padre que havia conhecido na escola. Ambos ficaram felizes e deram todo o apoio.

Assim, dois anos depois, em janeiro de 1974, Tarcísio foi para um estágio vocacional em Campinas. No dia 31 de janeiro encerrou o estágio e Tarcísio foi premiado pelo bom comportamento, ganhando uma bela imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Essa imagem é uma relíquia que sua mãe conserva até hoje com muito carinho no seu oratório.

No dia 9 de fevereiro de 1974, Tarcísio foi para o seminário em Lavrinhas, freqüentar a 6ª série. Daí em diante seguiu o ciclo formativo dos salesianos. Ensino médio em Pindamonhangaba (1976-1979), noviciado em São Carlos em 1980, faculdade de Filosofia e Administração Escolar em Lorena entre os anos de 1981 e 1983, assistente em Jundiaí em 1984, assistente e professor em Lavrinhas, em 1985 e faculdade de Teologia em São Paulo entre 1986 e 1989.

Aos 23 de dezembro de 1989, Tarcísio foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, São Luis do Paraitinga, após uma semana de movimentação na cidade em preparação para o evento. Na procissão que o conduziu da casa dos pais até a igreja para a ordenação, Tarcísio e os familiares caminharam em meio a uma legião de anjos. Atrás, a banda musical da cidade, à frente, a cruzada eucarística e muitos rojões lembravam a festividade do dia.

Como padre ele trabalhou três anos em Pindamonhangaba como vice-diretor do seminário, quatro anos no centro Inspecional como encarregado das vocações, um semestre em Roma fazendo curso para formador, quatro anos em Piracicaba como diretor do aspirantado, um ano em São Paulo como administrador do colégio Liceu Sagrado Coração de Jesus e dois anos e meio em Nova Iorque.

O seu lema de ordenação sacerdotal é tirado de Fil 2, 13. “É Deus quem opera em vós”. O Padre Tarcísio sempre admirou a ação de Deus nas pessoas que agem com fé e reta intenção.

Sua vinda para Araras ocorreu em 2004 e desde então vem atuando como diretor do Oratório São Luiz, diretor do Oratório Dom Bosco e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Padre Tarcísio, além das missas que celebra juntamente com seu auxiliar, Padre Wagner, tem sob sua responsabilidade toda administração do oratório e do Santuário, bem como a parte que cabe ao oratório na manutenção da obra e na orientação educativa das crianças.

O atendimento às crianças está mais centralizado no Dom Bosco, em razão de localizar-se na periferia, onde há mais crianças carentes. O Oratório atende (...) 320 crianças de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos a um número bem maior, já que a entrada fica livre a todos que quiserem entrar.

Padre Tarcísio cumpre a risca uma das recomendações do fundador da Congregação Salesiana – Dom Bosco: “Formar bons cristãos e bons cidadãos”.

Fonte: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAS (SP).


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui