Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->UMA FRASE SOCIALMENTE VERDADEIRA HOJE -- 24/10/2004 - 10:26 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Mais vale um burro que me carregue
do que um cavalo que me derrube...

GIL VICENTE
Farsa de Inês Pereira,1536














**********************************************

OBSERVAÇÃO E NOTA HISTÓRICA

Esta frase transformou-se num mote famoso que sempre é citado quando se trata de falar sobre o marido iideal por parte da ala feminina.Foi escolhida pelos críticos de Gil Vicente, e dada ao dramaturgo português como teste para que pudesse demonstrar, de fato, se era ele próprio que compunha suas peças.
Gil Vicente escreve uma farsa com o nome de Farsa de Inês Pereira e usa esse mote como tese central da peça. A frase é colocada na boca de Inês Pereira, protagonista, jovem mulher que procurava marido para casar. Ajudada pela mãe e pela alcoviteira Lianor Vaz, Inês foi tentando escolher seu futuro esposo, usando várias estratégias na escolha, tentando classificar os candidatos, entre burrinhos e sabidões, entre machões bravos autoritários e submissos parceiros às ordens de sua vontade, caprichos e interesses...
Gil Vicente consegue escrever uma comédia interessante. No primeiro casamento Inês casou com um escudeiro que partiu para África e a deixou vigiada e presa em casa.
Morto o marido numa batalha em África, Inês sentiu surgir sua liberdade e, já viúva alegre, resolveu sair um pouco de casa para se divertir, fazendo questão de "Ir folgar onde eu quiser"...A alcoviteira continuou procurando, e arrumou-lhe finalmente um modelo ideal: Pero Vaz casa com ela e a partir daí Inês ficará com sua total liberdade: tem um maridinho a seu serviço, que irá fazer-lhe todas as suas vontades e lhe permitirá todas as liberdades e saídas para ela se divertir quando e onde ela quiser.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 2481 vezesFale com o autor