Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->4805 - Doze Anos -- 15/10/2017 - 13:13 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
4.805 - Doze Anos
"Recado ao Miguel que está encerrando os onze, já pensando nos doze, nos treze e assim por diante, ou seja, é necessário fundar, refundar o jornal para escrever literalmente os novos tempos...". Um ano e seis dias atrás escrevi isso para finalizar uma crónica alusiva aos onze anos do Postal e eu, neste domingo quinze de dez de dezessete, volto para comemorar os doze, mas já? Já, pois o tempo passa e só não passa para o Miguel, que continua jovem e espero com a mesma garra para continuar refundando o Postal.
Podemos dizer que esse casamento do Jornal com o Miguel, e também a Vera, está comemorando suas Bodas de Seda ou Ónix, como se fosse novidade eu ligar o significado de bodas com datas comemorativas e diletas do meu entorno. Eis o que achei na internet e como se coaduna com o Postal - "A Seda é fina, delicada e sua produção é lenta, custando muito trabalho, mas resulta em algo suave e delicado. A pedra Ónix é rara e preciosa, é uma pedra de encher os olhos. Uma relação em seus doze anos é construída com muito esforço, é algo delicado como a seda e precisa de cuidados, é preciosa como uma pedra Ónix.".
Hoje o Postal comemora sua fundação, mas já começa a se reinventar partindo aos seus treze, como se espera, como esperamos e a nossa cidade, então, muito mais. Estou aqui olhando quarenta e nove exemplares do último ano e no aguardo do desta semana, que ainda não o recebi, portanto são cinquenta edições, construídas com muito trabalho e delicadeza, no entanto, quando precisa bater, tem batido, nem sempre de frente, mas sempre com sutileza e no ponto.
Perigo à vista, buraco aumenta risco, manchete do jornal de dezenove de outubro passado e olha a sutileza do recado, ao lado de uma foto do Prefeito Eleito e do vereador mais votado, hoje Presidente da Càmara. Também o Postal já se preparava e chamava novos desafios, com uma nota do Vem Quem Qué, grupo do pessoal amigo reforçando o SomMiguel. Eles estavam comemorando os onze, rumando aos doze e olha quem chegou.
Pelo Facebook e fotos, ontem, percebi uma comemoração com a frase colocada - "Recanto das Águas e da boa amizade, e a tábua corre solta de mão e mão, mineirice total.". Clareando que a tábua estava cheia de acepipes e delícias, cujas cervejas são indispensáveis.
Aproveitando, transcrevo um cumprimento de um filho da terra - "Miguel Meu Mestre e Amigo... Parabéns duplo pelo seu nascimento e pelo dia do professor!!! Vc me ensinou a arte do violão, da datilografia e do jornalismo!!! E como era criança, trabalhadora já, porém sem condições de pagar os cursos, vc me passou todo aprendizado de graça. Verdadeiro mestre vc!!! Seus ensinamentos levo até hoje comigo, pois eles me ajudaram a chegar ao artista que sou hoje!!! Parabéns parabéns parabéns!!! Feliz ano novo!!!".
Outra sutileza no jornal de quinze de março passado, com a manchete "Tá de Brincadeira Né!!!". Bem acima de uma foto do Prefeito Paulo Ricardo com o Presidente da Càmara Gil Sales Albach, aliás, o Gil foi presença constante nas edições desse ano que passou, a ponto de alguém ter reclamado, gerando resposta do Miguel que era porque o Gil estava trabalhando bastante. Nesse caso, a cidade pode confirmar, ou retrucar.
Olha o Gil de novo, no jornal de dezesseis de novembro, em três fotos, ao lado do Prefeito Paulo também em três fotos. A Vera com amigas no lançamento do livro As Ondas, da Daisy Camargo, ao lado de representantes do setor cultural e educação do município. Nessa edição contribuí com a crónica: 1.978 - Músicas e Lembranças.
Com relação aos vereadores, e demais políticos, posso garantir que eles também estiveram nas edições desse ano que se passou; mais citados pelos seus feitos, contudo críticas foram relatadas, cada um que ache a sua e tome providências.
Setores da cidade estiveram presentes, como os esportes, Mineirinho, caiaque polo, Botafogo cinquentão, turismo e o Santuário de São Miguel Arcanjo, Ney braço de ferro e muitos outros. Parabéns ao Miguel e ao Postal, doze anos e muito mais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui