Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um Mentiroso. -- 07/01/2010 - 23:11 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UM MENTIROSO

Quem diz não praticar a mentira, na verdade está mentindo !!! A mentira faz parte da vida de todas as pessoas, em todas as partes do mundo.
Muita gente trata a mentira como se ela fosse um mal, algo a ser rejeitado e negado, mas certamente que ninguém consegue viver sem ela.
Eu acredito que a mentira tem uma grande utilidade para a vida social, por isso procurei ao longo de minha vida aprimorar o seu uso, com intuido de viver melhor.
A meu ver existem dois tipos de mentiras que têm valores e intenções opostas. O primeiro grupo reúne as “mentiras ruins”, por envolverem aspectos maldosos, ofensivos ou mal intencionados. E o segundo grupo reúne as “mentiras boas”, que são aquelas inofensivas e jocosas. Enquanto que o primeiro grupo de mentiras reúne aquelas que deturpam a verdade e estão relacionadas ao dolo ou prejuízo que causam a outras pessoas; o segundo grupo engloba as “mentiras sociais”, tão recorrentes e aceitas em nosso cotidiano. É certo que a maioria de nós reprova o uso das “mentiras ruins”, mas toleramos e valorizamos o uso das “mentiras boas”.
Já tenho um longo histórico de uso dessa estratégia de linguagem verbal e, confesso a vocês, que tenho colhido muitos frutos bons com o seu uso das mentiras sociais.
As pessoas de modo geral toleram as mentiras sociais, pois sabem que é melhor aceitá-las do que buscar os conflitos e desgostos que muitas verdades trazem para nossa vida.
Pare um pouco e lembre-se quantas vezes no decorrer de seu dia-a-dia você faz uso de mentirinhas inocentes para não ofender pessoas à sua volta, ou para não parecer uma pessoa desagradável.
Após meditar um pouco, você vai concordar que quem é sincero e fala a verdade todo tempo pode ser considerado chato e mal humorado, pois nós gostamos de ouvir de vez em quando as mentiras sociais.
Ninguém gosta de dar más notícias, o que geralmente nos faz usar eufemismos e expressões agradáveis para evitar a menção explícita de algo triste e decepcionante.
É comum que as mulheres não querendo ser deselegantes diante de uma cantada dêem desculpas falsas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado.
A maioria das famílias procura evitar a abordagem de assuntos difíceis (como por exemplo tabus sobre sexualidade, morte etc.), com o uso de mentiras sociais. Assim, por essas razões esses e muitos outros exemplos de mentiras sociais são tolerados e reproduzidos diariamente em todas as partes, por pessoas de todas as idades e classes sociais.
Desde jovem passei a compreender o valor das mentiras sociais, e portanto tenho feito uso delas recorrentemente para ter uma vida mais feliz.
Gosto de iludir os outros em histórias mirabolantes e divertidas. Sempre quando estou com amigos e familiares procuro ser o centro das atenções relatando fatos engraçados com intuito de cativar as pessoas.
A prática que adquiri ao longo de tantos anos mentindo tem-me dado uma popularidade muito gratificante. Quando estou enganando as pessoas, contando fatos inventados e jocosos, sinto-me tão leve e satisfeita. É como se algo dentro de mim fosse preenchido pelas mentiras que conto cotidianamente.
O engraçado é que com o tempo eu mesmo passo a acreditar tão fervorosamente nas histórias que eu invento que passo a pensar que as coisas inventadas fazem parte de minha vida. Dessa forma, passo a incrementar fatos novos às velhas mentiras para torná-las cada vez mais reais.
Quando vejo que uma mentira é realmente boa e diferente procuro alimentá-la para que ela passe a fazer parte constante de minha vida.
Por meio dessa prática sinto-me consolado por tudo que me falta no dia-a-dia. Quando estou triste, cansado e passando por alguma dificuldade financeira, basta começar a mentir para sentir que os problemas vão embora. Mentir é um tipo de vício saudável que eu tenho; um hobby muito especial !!!
As vezes sinto uma profunda necessidade de apreço e afeto que é preenchida pela atenção que recebo das outras pessoas quando vejo que elas param para ouvir as minhas mentiras.
Eu nunca minto pensando em prejudicar ninguém, nem com o objetivo de enganar pessoas; apenas faço isso pelo enorme prazer que sinto ao ver amigos e parentes dedicarem um tempo de suas vidas para ouvir e sorrir com as minhas histórias incríveis.
Mentir é muito bom e me dá enorme prazer, o que me faz querer mentir sempre !!!

Uberlândia - MG, 08 de dezembro de 2009.

Lázaro Santana

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Dezembro de 2009.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui