Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O marketing que assola o mundo -- 11/08/2001 - 17:03 (Alberto D. P. do Carmo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Paulo Coelho dirige-se gentilmente a Zélia e, do alto de sua montanha de dólares, oferece-lhe sua candidatura ao assento da ABL.

Mas é muita cara-de-pau! Apesar da obra de Zélia ainda não justificar tal honra, nem a obra inteira, zipada, do Coelho, valeria sequer um capítulo de "Anarquistas graças a Deus".

Paulo Coelho é fruto do marketing inescrupuloso que invadiu o mundo. Profissionais dessa carreira sem pátria que, de arte, só sabem ostentar quadros de grife nas paredes, ou volumes jamais lidos em estantes; que, sentados nas bolsas, violentaram gravadoras e, a título de lucro, promovem dejetos musicais em detrimento da vasta multidão de músicos que enriquecem a raça nacional.

A eles, marketeiros, só lhes interessa o lucro, a autopromoção, o ocupar espaços. Arte, beleza, estética, cultura, folclore, não fazem parte de seus currículos regados a MBAs, onde lhes ensinaram como fazer apliques, de esperteza, sobre uma humanidade carente de atenção.

Donos da mídia, lambem o resultado dos balanços, ou do infame IBOPE; mecenas que são da imundice que chamam de "arte".

E espalham seus paradigmas aos quatro cantos, forçando-nos, a nós, que ainda carregamos alguma dignidade nos olhos, a ouvir, e ler, uma leva de candidatos a espertinhos espalhando e alardeando suas fezes escritas, cantadas, ou pintadas, em cada espaço que se lhes ofereça.

A palavra de ordem é "ocupar espaços", não importa com que conteúdo. De tanta exposição há que surgir algum lucro, um trocado, que lhes sustente a ganância e a auto-afirmação tardia.

Assim caminhamos, tropeçando a cada passo nesses elementos perniciosos à educação de nossos filhos. A essa sub-raça, que vê no sucesso efêmero a vitória na lida humana.

E ao se procriarem, fazem nascer sementes de pior teor. Filhos de pais que tudo construíram às custas da enganação maquiada. Aprendem, desde cedo, a esmagar tudo que lhes possa impedir a marcha ao desditoso sucesso. Têm olhos blindados, que jamais suportariam um escancarar da alma.

Pobres de espírito que, embotados pela ignorância que lhes serve o viver diário, cavam as tumbas onde chorarão o tempo perdido na busca de oportunidades e vantagens.

Superam em muito a vilania dos advogados que defendem criminosos, e buscam nas leis, brechas que invertam os fatos, a peso de desonrosos honorários.

Deixo aqui meu repúdio a essa estirpe de fetos malformados, a quem jogo umas migalhas de caridade, a muito custo.

E exalto aqueles que, na sombra do anonimato, nos antros dos bares noturnos, nas parcas horas vagas, mantêm o cultivo da verdadeira arte, das raízes, do folclore, do aprendizado contínuo, da busca pela perfeição. Dou vivas aos subterrâneos da sandice globalizada, aos que aguardam, mansos e férteis, a colheita superficial de uma raça que está prestes a deixar o planeta e aqui jamais voltar.

Abraço essa humanidade que semeia, à luz de velas, a safra fértil que vai renovar a Terra, quer queiram ou não.

E divido com ela meus sonhos, enquanto aguardamos a enxurrada levar ao esgoto os que habitam holofotes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui