Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Educando no Morro -- 18/11/2003 - 02:02 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Secretaria Estadual de Educação

Rio de Janeiro

2001





(Parte do projeto apresentado na Secretaria de Educação da cidade do Rio de Janeiro)











“Antes de ensinar a criança a ler as palavras é preciso ensina-la a ler o mundo”

(Paulo Freire)





Reeducar é possível...

Amar, também é.

A reeducação só será possível, através do amor. As crianças, antes de qualquer coisa, precisam se sentir amadas. Precisam saber que são importantes para alguém, precisam recobrar a auto-estima.

Com amor tudo se consegue.



Cidadania, tão desejada mas possível apenas para poucos.



O que é ser cidadão? Ser cidadão é usar seus direitos e deveres na medida correta, respeitar e ser respeitado, participar da comunidade.Compartilhar com o próximo, ser solidário, ter idéias e opiniões próprias e poder divulgá-las a todos, pois divulgando idéias e opiniões, fazemos com que as pessoas parem para pensar, refletir e escolher o melhor para a sociedade.Ser cidadão também é cumprir as leis que a sociedade determina, pois cumprindo as leis estamos colaborando para um país honesto e melhor, pois nesse nosso Brasil a fome, o desemprego a violência está tomando conta e destruindo todos os nossos sonhos, todos os nossos direitos. Vivemos hoje, em acelerado desenvolvimento, onde a tecnologia está presente direta e indiretamente no nosso dia a dia.

Cidadania é liberdade em companhia; A liberdade social, não é apenas ausência de constrangimentos mas sim a possibilidade de empreendermos uma ação. E para isso, devemos ser capazes de criar opções que nos levem à satisfação mas sempre tendo a consciência da importância dos desejos das pessoas que estão a nossa volta.

É importante que a criança saiba que um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros ou seja, viver com Cidadania.

A comunidade, a escola, a família, tem um papel muito importante no exercício da cidadania e se a criança desconhece seus direitos, deixa de exercer coisas importantes em sua vida . Geralmente estas crianças convivem com pessoas de todas as raças, classe social, idades e profissões e saber viver bem com todos é exercer a cidadania em companhia.



Objetivos:



Ø desenvolver nas crianças o sentimento de confiança em sua capacidade afetiva, física, ética, estética, de inter-relação pessoal e inserção social para agir com perseverança em busca de conhecimentos e faze-la refletir criticamente sobre as normas morais buscando legitimidade na realização de seu bem comum.

Ø Salientar suas reais possibilidades, através de um ambiente comunitário estimulante e desafiador que aguce sua curiosidade para conhecer o mundo em que vive.

Ø Fazer com que a criança compreenda sua vida como participação no espaço em que vive utilizando os conhecimentos adquiridos para a construção de uma sociedade democrática.

Ø Ajudar a criança a construir uma imagem positiva de si, de respeito próprio e reconhecimento de sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida.

Ø Fazer com que a criança adote atitudes de respeito pelas diferenças entre pessoas, repudiando as injustiças e discriminação.

Ø Fazer com que a criança aprenda a valorizar e empregar diálogo como forma de esclarecer conflitos e também a tomar decisões coletivas.



Todos estes objetivos são alcançados através de oficinas de:

Ø produção de textos (narrativos e dissertativos)

Ø teatro (dramatização)

Ø musica (desenvolvendo as habilidades da própria criança através de danças, instrumentos, ginástica rítmica)

Ø artesanato

Ø pintura

Ø leitura

Ø desenho

Ø educação física

Ø educação sexual





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui