Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Inspiração -- 18/11/2003 - 01:34 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Introdução:



Em muitos momentos somos questionados sobre como é o ensino, como ele é feito, quais são seus valores, sua metodologia, enfim sobre o que é a educação.

Educar é romper limites, ampliar idéias através da realidade que evolui a cada momento.

A escola proporciona ao aluno o ensino e o desenvolvimento para o trabalho, o exercício da cidadania e a vida social, mas para isso se efetivar, necessitamos de profissionais aptos para estimular a aprendizagem.

Segundo Paulo Freire, o indivíduo precisa aprender a ler o mundo antes de aprender a ler as palavras.

Sem duvida nenhuma a criança se identifica com aquilo que ajuda a construir, portanto o professor deve ser um provocador de situações e a educação ideal deve ser o resultado da ação de liberdade de criação para a construção.

O Projeto Inspiração, vem justamente resgatar a criatividade, a cidadania e a auto-estima tanto do aluno quanto do professor.

É difícil dizer por exemplo, porque a poesia saiu das escolas. Será que pela forma como era proposta? Ou seria porque não era entendida.

Se os jovens não gostavam de declamar, criança então, nem pensar!

Claro que foi ruim. Todos perderam com isso. Até a sociedade perdeu.

Mas na verdade, não foi só a poesia que sumiu das escolas. A leitura em geral deixou de ser a porta para novos conhecimentos e passou a ser a pesada missão da “obrigação”. E não tendo leitura, acabou por desaparecer também a produção de textos.

A própria tecnologia presente direta e indiretamente no nosso dia a dia contribuiu para isso. A violência, que anda tomando conta das nossas crianças, a criatividade que deixou de ser a preocupação de nossos professores também são fatores que contribuem para o desaceleramento da aprendizagem nas escolas publicas.



Justificativa:



O Projeto Inspiração tem como objetivo oferecer aos alunos da escola publica ( Estadual e Municipal) a oportunidade de contato com diferentes textos, motivadores e envolventes, onde poderão redescobrir o mundo da leitura e da escrita, fazendo dessa pratica mais uma forma de linguagem e comunicação através da qual possam estar mais presentes na sociedade e passar a perceber mais claramente o ambiente em que vivem.

Pretendemos também, através desse recurso pedagógico, desenvolver a autonomia do pensar e do agir de cada criança de forma que a mesma possa construir suas idéias e seus pontos de vista com relação aos fatos que a envolvem no cotidiano, dentro do contexto social e individual.

Esse projeto proporcionará situações em que as crianças irão conviver com suas emoções, sentimentos, imaginação e criatividade, descobrindo as sua possibilidades e limites humanos ( medos, sexualidade, angustias, alegrias, desejos, diferenças alimentares, higiene...).



Metas:



Colocando o projeto em prática, temos como meta, possibilitar e contribuir no avanço individual do aluno, no seu processo de construção da leitura e escrita, no desenvolvimento da sua autonomia de pensamento, na utilização da escrita correta das palavras e na construção de frases e textos, sempre considerando as diferenças individuais do aluno enquanto cidadão.



Objetivos:



1. Capacitar os professores ao trabalho de sensibilização da leitura, fazendo-os vivenciar os textos de uma maneira ativa com real compreensão deles. (prática de contar histórias);

2. Resgatar nos professores o gosto pela pratica da leitura descontraída priorizando o enredo;

3. Resgatar nos professores a memória de conhecimentos literários pré- concebidos e estimula-los a trabalhar estes textos, sejam eles de que ordem for, dentro e fora da sala de aula. (poesia, narração, crônica,dialogo...);

4. Com a pratica de memorização com compreensão, reedificar a auto-estima da cidadania, fazendo com que esses professores se sintam capacitados e conscientes no uso da palavra;

5. Semear nas escolas piloto, o resgate da oralidade poética como pratica educativa. Apostar no talento que esses profissionais tem para se comunicar através da palavra;

6. Fazer com que as crianças, através de sua historia particular, seus mitos, seu estilo, sejam produtores de literatura.

7. Viabilizar uma referencia para os novos “produtores de textos”que dentro da escola se encontram perdidos na pesada obrigação “da redação”;

8. Desenvolver nas crianças o Desejo de Ler, o prazer de conhecer, de usar a imaginação e de se transportar no tempo e nos fatos.

9. Desenvolver nas crianças, o respeito e a admiração pelos livros;

10. Oferecer às crianças, condições para produzir textos narrativos ou poéticos identificando seus componentes básicos.





Metodologia:



Trabalhar oficinas, workshops e outros com os professores na intenção de através de diversas formas de leitura e de escrita, interpretação e compreensão do todo, despertar nele a disposição de mergulhar nos textos, seja ele de que estilo for.

A partir dessa capacitação inicial, os textos receberão do professor um novo interesse, levando-o a interagir de forma criativa e finalmente fazendo-o perceber como uma história a ser contada e comunicada com todos os recursos nela contidos: personagens, enredo, tema,sentimento, tempo e outros.

A partir deste enfoque, cada texto lido, de cada história contada, deixará de ser uma comunicação mecânica para se transformar numa troca de informações agradável, e assim, desencadear a compreensão do aluno e faze-los perceber o estímulo do professor.

Através deste sentimento, o aluno passará a produzir com criatividade e segurança seus próprios textos e desfrutará do prazer pela leitura.



Envolvimento: alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental das escolas da rede publica ( Estado e Município)



Culminância: Concurso literário através de uma produção de texto com um tema pré-estabelecido.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui