Usina de Letras
Usina de Letras
207 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->FREDERICO RUI LEOPOLDO -- 24/12/2009 - 10:17 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

FRED.

Como teu comentário não foi autenticado, resolvi responder-te nesta carta:


A Galeria dos exóticos de Picos é uma coletânea que se constrói ao longo dos anos. Inicialmente, escrevi apenas sobre Zé Câmera de Ar. E por incentivo do amigo Firmino Libório, fui colocando mais personagens na Galeria dos Exóticos. De fato, sei alguma coisa sobre Gonzaga de Bem-bem, principalmente, quando se escondeu dentro do caixão dos pobres de São Vicente. Lembro-me também de Cruzeiro 10 e outros tantos,(vagamente).

Se o amigo e conterrâneo, antigo morador e vizinho da R. Cel Luis Santos puder encaminhar outras informações, aqui alinhavaremos as vestes.

Abraços,
Adalberto Lima (adalbertolimabrasil@hotmail.com)

PS.

Galeria dos Exóticos de Picos foi publicada na obra "Senda de Flores e Espinhos", disponível na loja de "Diassis", na Av. Getúlio vargas, 262, em Picos.
Abraços
Adalberto.

COMENTÁRIOS RECEBIDOS:


CARO AMIGO ADALBERTO, GOSTEI MUITO DOS COMENTÁRIOS, SÓ QUE NA MINHA CONVICÊNCIA AQUÍ EM PICOS-PIAUÍ COM 53 ANOS, LHE FALTOU COMENTAR ALGUMAS FIGURINHAS DIFÍCEIS AQUÍ DE PICOS, TALVEZ POR ESQUECIMENTO, CITO ALGUMAS: CRUZEIRO 10, LICINHA DOIDA. BRUCUTÚ, TOMAVAS UMAS E OUTRAS ATÉ QUE FICOU SENDO HÓSPEDE NÚMERO UM DO HOSPITAL SÃO VICENTE, HOJE HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ, VAMOS EM FRENTE, GONZAGA DE BEM BEM, QUE POR SINAL ERA AFILHADO DO MEU FALECIDO PAI, RUI LEOPOLDO DE SOUSA.
OBS: TODOS SE ENCONTRAM NESTE LUGAR QUE VOCÊ TANTO FALA. GRATO FRED BARRINHA. RESPONDA-ME.
Enviado por FREDERICO RUI OLIVEIRA LÉLIS (não autenticado*) em 27/11/2009 17:02
para o texto: GLARIA DOS EXÓTICOS DE PICOS E REGIÃO (T1257795)




NOVOS TEXTOS INCLUÍDOS NA GALERIA DOS EXÓTICOS DE PICOS:

l)Gonzaga de Bembem

Toda segunda-feira elas visitavam o cemitério Pedro de Alcântara para chorar a perda de parentes falecidos e rezar pelas almas dos entes queridos.

O cemitério também era o esconderijo escolhido por Gonzaga, quando praticava algum crime ou simplesmente para curtir uma ressaca.

Para maior segurança, as piedosas mulheres chegam em equipe.

Naquele dia, Gonzaga estava em pé, no portão:

“Madrinha Cleonice pode entrar...ninguém bole com a senhora...”

Entraram Dona Cleonice, Dona Socorro Carvalho esposa de Joaquim Batista e outras mulheres.

Mais tarde, meio atrasada, chegou outra que também viera prantear um parente e logo se dirigiu ao porteiro, pensando tratar-se de algum zelador ou coveiro do cemitério:

“Moço, que bom o senhor estar aqui. Estou com medo de Gonzaga de Benbem...”

Mas Gonzaga “é eu”. Se quiser entrar, pode. Aqui é um lugar bom para matar gente! Tá mais fácil de enterrar...”


2)Mocinha e Alice

Aportaram em Picos na década de 70 trazendo ainda pequenos João Batista e Expedita. Não se sabe exatamente de onde vieram. Talvez do Inhamum ou de outra parte do Ceará.

Usavam saias longas e blusas de magas compridas, passavam o dia quase todo na igreja e se as portas estivessem fechadas, ajoelhavam-se no cruzeiro ou no pé da porta. Isso lhes valeu o apelido de ratas de igreja.

A conversão de Mocinha veio através de um sonho dantesco do inferno que ela descrevia em pormenores: mulheres de saias curtas, maquiadas, cheias de pinturas e batom vermelho, dançando com o capiroto...

Não falava em marido, dizia ter tido uma “atrapalhada...” Jamais se referiu ao pai dos filhos. Se antes se conduzia pela concupiscência da carne, agora tornara-se beata e arrastara Alice à devoção e ao uso de vestes talares.

Todo início de ano Iracema preparava o uniforme escolar de João Batista, comprava o tecido e mandava confeccionar. Mocinha sabia em que porta bater: “Ei Iracema, vim buscar a farda de João Batista!”

Certo dia,apareceu irritada, nervosa por causa do serviço de alto falante que ela chamava de “bocão”. É que a “Luar do Sertão” tocava: “Eu falava, e você não escutava não, Iracema você atravessou a contra mão...E hoje ela vive lá no céu...” Finalmente, “Iracema, eu perdi o seu retrato”.

Depois de discutir muito com o alto falante, Mocinha queixou-se: “Dona Iracema, o bocão tava falando mal da senhora...Eu xinguei ele e mande calar a boca”.


 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui