Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62290 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POESIA NA RUA -- 11/08/2001 - 00:14 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Existe um grupo de poetas e escritores em Santa Catarina que, há mais de vinte anos, consegue conquistar cada vez mais espaços para a poesia. Trata-se do Grupo Literário A ILHA, que começou em São Francisco do Sul, em 1980, daí o seu nome, desenvolveu suas atividades em Joinville por dezessete anos e atualmente tem sua sede na Grande Florianópolis.

Começou com a publicação da revista Suplemento Literário A ILHA, que reúne, desde 80, textos de todos os seus integrantes, de autores consagrados de Santa Catarina e de outros estados e até do exterior. O Suplemento A ILHA conta a história literária do norte Catarinense nos últimos vinte e um anos e já está com a edição de número 77 circulando. Como bem disse Urda Alice Klueger, nossa romancista maior, é um fato inédito, em se tratando de uma publicação literária no sul do país.

Outra atividade inicial do grupo foi o Varal da Poesia, que passou a ser presença tradicional na Feira de Arte e Artesanato de Joinville, de São Bento e Jaraguá do Sul, além de incursionar por escolas, festas e praças. O Varal já foi, a convite, a São Francisco do Sul, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Criciuma e São José. Hoje, o Varal da Poesia é o Projeto Poesia no Shopping, transformação induzida pela Prefeitura de Joinville, em 94, pela criação de sucessivos obstáculos à exibição do mesmo na Praça Nereu Ramos. Mas há males que vem para bem: com o afastamento da Feira de Arte, o grupo teve que procurar novos espaços e foi então que a poesia tomou de assalto os shoppings do Estado Catarinense, com a criação do Projeto Poesia no Shopping. Com essa nova conquista, o antigo Varal da Poesia passou a ser exibido também em bancos, lojas e feiras.

Em 95, o grupo lançou, também o Projeto Poesia na Rua, que consiste em out-doors com trechos de poemas exibidos por toda a cidade para que todos, sem exceção, possam ler e conhecer a poesia da gente da terra. É um projeto inédito que veio dar enorme impulso à popularização da poesia. O Grupo A ILHA, com o apoio de Vogel Propaganda, lança mão deste novo e poderoso suporte para a poesia, numa época em que comprar livro não está nada fácil e ler alguns versos em out-door é de graça.

O Projeto Poesia na Rua, criado há cinco anos, já tem seguidores em São Paulo e outras cidades brasileiras. No mês de junho próximo passado, quando A ILHA completou a maioridade, voltou às ruas das principais cidades de Santa Catarina a edição lançada em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo, em 2000, constituída de três out-doors com trechos de poemas de Cruz e Sousa.







Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui