Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Estilo -- 07/06/2017 - 21:52 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Acabei de descobrir que sou um chato, relendo meus textos. Chatice total. Convoquei um escritor para remodelar meus textos; ele perguntou:
--Qual estilo você gosta?
--Ah...Tenho tantos ídolos...
--Escolha um deles; podemos reescrever seus textos no estilo de um de seus ídolos.
--Dostoievski!!
--Tem certeza disto? Ele era extremamente prolixo e alguns de seus livros beiram a total insània!
--Hemingway!!
--Vou dar um exemplo: "Era verão. Caminhava num parque meio sujo, cheio de jornais com cenas de luta livre, amassados ao léu. Eu acabara de beber, estava tonto. A chuva queimava meus poros. Eu tinha brigado num bar e meu olho estava roxo...".
--Está bem!!! Henry James!!!
--"Eu passava sobre o caminho florido, na alameda do parque que eu havia conhecido de outras épocas; minhas memórias falham agora, porque eu já sabia de antemão que tal parque se repetiria até as nuvens, sem nenhuma parte que não fosse outra, sem nenhuma luz que viesse a focar o sol iridescente..."
--Espera, espera! Balzac!!
--"Primeiramente, devemos esclarecer ao assíduo leitor que tal parque pode ser fruto da imaginação de um velho que jamais soube envelhecer; Honoré teria sido assim se não houvesse passado pela casa de umas tias de sua avó, que jamais haviam conhecido a nobreza dos bares parisienses. Honoré, eu diria, era um velho enxuto e mal-amado, que carregava as cicatrizes de uma antiga batalha contra a varíola..."
--Para com isso!!! Já sei!! Jorge Luiz Borges!!!
--"O Conto começa com homem que se decide se terá de conviver com seus múltiplos eus, viciado que está na contemplação do absurdo dos dias de hoje. Ele deverá sair, e Bustos sabe que o parque lhe trará as invisíveis tentações que um homem maduro pode ter ao caminhar livre sobre os espelhos de prata em passos de ouro envelhecido...Em frente da biblioteca alexandrina, ele não saberá quais reflexos serão os seus ou quais serão os dela..."
--Pare! Camus!! "Pobre homem que caminha em meio ao frio e à lama. Odoroes pestilenciais se evolam da praça, onde consegue vislumbrar um banco e onde ele precisa se desarmar para sentar, pois a verdadeira peste está em nossos júbilos contra a religião eterna."
Rosa?? "Nonaaaadaaaaa"
Cortazar: "Os gatos devem ter suas orientações divinas e nós reles mortais não passamos de ferramentas suburbanas aos que nos dominam e quando pensamos na vã ilusão, seus bigodes sempre presentes captam os que têm vergonha de saber que todas as orientações foram repassadas e repisadas por seres mais que abissais...."
Poe:"Homem morto caminha no corredor sombrio e ouve os zumbidos da máquina sinistra, rondando a vertigem do poço onde jaz o gato negro e de onde medonhos gemidos se elevam...
Cá entre nós, bem ao estilo secreto, matei o enxerido escritor, mumificado em citações e palavras estranhas a mim; eu o convidei a tomar um chá de losna e descobri tarde demais que o tal chá tinha propriedades funestas às quais ele não poderia ter resistido. O fato é o seguinte: Ele já não manda mais aqui, poéticas paisagens e secretas mansões de construção duvidosa e etérea.
Sou outro agora, e novo há horas, um escriba à busca da Hora exata, à busca do vento que me persegue, um escritor do sonho aéreo, facilmente executável.
Sou outro, há hora e meia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui