Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1954 - Nomes Complicados -- 04/06/2017 - 11:15 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


1.954 – Nomes Complicados

Encerrando por aqui a história do quintal e só pensarei nele daqui uma semana, se não chover e meu braço não doer. Não choveu e meu braço não doeu, portanto voltei ao quintal ontem e dei uma passada de máquina, simples cortador de grama, nos matinhos de plantão, fechando três quartos dele e um quarto para mais tarde, além de ter colocado fogo nos matos e galhos já secos, mas chega de quintal que ninguém aguenta mais. Vamos ao que eu fiz em paralelo, quando descobri na sexta retrasada estar bem rico, cheio de rubis.

Sem comemorações, pessoal, pois essa descoberta se deu na Doutora Ana, onde entrei rico e saí pobre, já que os rubis eram nada mais que hemangiomas rubis, pequenas bolinhas vermelhas semelhantes a pedras de rubi. Todas elas foram queimadas com crioterapia, uma espécie de gelo seco, mas é nitrogênio e dói um pouco, ficando umas marquinhas para depois saírem e só. Antes que se preocupem, elas são proliferações benignas de vasos sanguíneos e se aparecerem, uma boa dermatologista, ou um, podem dar um jeito, porém nada de ficar apertando as bolinhas, já que elas não são espinhas, ou cravos.

E olha que chato, também tive que ouvir da minha rosácea, que não é algo de jardim, nem de se entregar à mulher amada. É mais uma área de vermelhidão na pele e as tenho na testa e no nariz. Justo na minha juventude dos meus sessenta e três, aliás, apareceram já uns dois anos e alegação foi um profundo estresse, o que pode ser verdade, estresse é comigo mesmo. Elas são confundidas com queimaduras solares e também com acne, porém nada de ficar apertando também, pelo mesmo motivo dos hemangiomas. Ganhei um creme especial para passar nos lugares toda noite e sabonetes especiais; a Doutora Ana já me marcou uma data para dar um fim nesses vasinhos causadores com aplicação de laser luz pulsada.

Na terça passada, estive na Doutora Diana, para uma rotineira olhada na minha tireoide, glândula endócrina responsável pela secreção dos hormônios tireóideos e sob controle da hipófise. Tem uma forma bem parecida com a de uma borboleta e fica na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, ela produz os hormônios T3 e T4 e no meu caso ela não os está produzindo suficientes, então eu tenho hipotireoidismo. Bonito, né, mas tenho que tomar remédio para cobrir essa diferença e parece que ganhei isso já no meu nascimento, não sendo uma preocupação maior, no meio de todas as minhas preocupações. Dois anos atrás, no meio de uma palestra rotária, perguntei à médica que a estava proferindo sobre esses problemas e ela me deu a seguinte resposta – “Você não vai morrer disso, mas vai morrer com isso.”. Uma vez esclarecido fui dormir em paz.

Ah ah ah, ou kkk, ainda não acabou, pois nesta última sexta ainda passei por dois procedimentos chatos de preparação e bons de realização, você toma anestesia e dorme que nem um anjinho, só que você tem que acordar se não vira anjo de verdade. Estou falando de endoscopia e colonoscopia, exames que verificam seu estomago e seu intestino. Devem estar bons, porém a Doutora Sandra não abre mão deles, para me acompanhar e me bronquear devido a minha rolicidade na altura da cintura, nome gracioso para a minha pança, segundo ela mesma. Seu Jairo precisa diminuir esse peso, jeito politicamente correto dela falar da minha gordice toda.

Toda essa narrativa é narrativa só e vocês não devem se basear em nada dela, para um autoexame, não é nada cientifico e não tenho diploma de médico, contudo viram que eu sou bom de médicas, já que a narrativa envolve três delas – Ana, Diana e Sandra, minhas doutoras companheiras de probleminhas com nomes complicados e no meio dessa semana encontrei tempo para ouvir mais duas palavras do mesmo naipe, no seriado Two and a Half Men e neste domingo ensolarado, quatro de seis de dezessete, apresento perfunctório, que se faz de modo rotineiro, em cumprimento de uma obrigação e constipado, que é aquele que sofre de constipação, estado produzido por alteração no trânsito intestinal, sinônimo de prisão de ventre.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui