Usina de Letras
Usina de Letras
361 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A ESQUISITA ESTÓRIA DE UMA TANGERINA -- 26/10/2001 - 20:26 (Carlos Higgie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A ESQUISITA ESTÓRIA DE UMA TANGERINA.



O Cadi era o mais safado e brincalhão da turma. Quando jogava futebol ele sempre inventava as jogadas mais difíceis e criativas. Catimbava que nem louco, se atirava no chão, gritava, berrava, chorava até convencer ao juiz que tinham batido nele com violência e má intenção. Sempre dava um jeito de enganar alguém, de divertir-se gozando os outros. Não era um rapaz ruim, no fundo tinha um bom coração. Os encontros na esquina, perto do único poste de iluminação, perdiam totalmente a graça se ele não estava. Ele era divertido. Todos o amavam e, ao mesmo tempo, o odiavam.
Uma noite, escondidos detrás do cinamomo do armazém do Alcides, estavam vigiando os passos do Ulisses, que tentava entrar na casa da Maria, sem que a turma percebesse. Porém todos já estavam sabendo que a mãe da garota tinha viajado e que ele iria atrás de uma noite de inesquecíveis prazeres. O Cadi descobriu a jogada e avisou a todo o mundo. Estavam tão absortos na tarefa de vigiar a casa do encontro amoroso, que não perceberam o homem aproximando-se. Era um andarilho, fedendo a cachorro morto, falando como bêbado, arrastando os “esses” e mordendo os “jotas”. Imediatamente o Cadi resolveu divertir-se com o pobre velho. Informou que era fiscal da prefeitura e começou a revistar os sacos fedorentos do andarilho. O velho chiava desesperado, mas o Cadi, implacável, revistou tudo. Encontrou muito lixo, livros velhos, trastes e uma tangerina quase podre. Confiscou a tangerina, apesar dos protestos do homem e dos rapazes. Foi inflexível, botou no bolso a tangerina e deu um chute na bunda do andarilho.
Passaram toda a noite esperando o Ulisses. Ele não apareceu ou enganou a turma. Quase ao amanhecer o Cadi lembrou da tangerina. Descascou com cuidado o cítrico e preparou a mordida. O Japonês que era muito supersticioso suplicou que não botasse a fruta na boca, que o andarilho tinha rogado uma praga, que com certeza a fruta estava envenenada. O Cadi riu com ironia e comeu com prazer.
Durante os dois dias seguintes ele não apareceu na esquina. No terceiro dia não foi ao colégio. Estava doente. Foram até a casa dele. A mãe não deixou eles entrarem. Não sabiam o que era, poderia ser contagioso, estavam esperando o resultado de uma junta médica.

___ Mas... o quê ele tem? – pergunto o Rubinho.

__ Nasceram-lhe umas coisas estranhas nas orelhas e não param de crescer- explicou a mãe.

___ Quê coisas ? – inquietou-se o Japonês.

___ Umas coisas verdes parecidas com galhos e folhas- sussurrou a mãe.

E todos pensaram, e viram, o Cadi transformando-se, lenta e dolorosamente, em um lindo pé de tangerina.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui