Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->6372 - Os sem quintais -- 28/05/2017 - 13:46 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
6.372 - Os sem quintais
Lembram-se da minha crónica passada, quando eu estaaavaa com uma vontaaadee de carpir e juntar matos e galhos. Pois é, hoje eu fui ao quintal e matei um pouco desse desejo e juntei matos e galhos, pois tive que cortar um manacá da serra que estava seco, sequinho de tudo e não sei a causa, mas que deu dó deu. Cortei com uma machadinha me tornando um lenhador, sem a barba apropriada e sem braço também. Vai ver amanhã nem conseguirei levantar o braço direito. Depois direi...
Apenas informando, quintal em inglês é backyard e em espanhol é patio trasero e quando eu era criança o nome era quintarzão mesmo, aliás, naqueles anos sessenta era o que mais tinha nas redondezas do Caxias, hoje todos cobertos de residências e comércios, até o da empresa virou uma escola, a Maria Elisa. Vez em quando mato a saudade, dando uma volta por lá.
Não reclamo do meu hinterhof, que é em alemão o mesmo que uraniwa em japonês e se eu estiver errado peço ao Eigi que me corrija. Hòuyuàn, quintal em chinês e em italiano, cortile; encerrando por aqui a história do quintal e só pensarei nele daqui uma semana, se não chover e meu braço não doer. Apesar de tudo não mudarei para um apartamento, só se for na praia de Ipanema, ou em Nova York.
Por falar em Nova York, sabe quanto o Joesley paga de condomínio e taxas por seu super apartamento, localizado na esquina da Rua 52 com a Quinta Avenida. Não sabe não, pois paga trinta e quatro mil dólares mensais, ou cerca de cento e onze mil reais, ou um milhão e trezentos e oitenta mil reais por ano. O apartamento tem seiscentos e oitenta e cinco metros quadrados, segundo a coluna do Lauro Jardim, mas não tem quintal. Bem feito para o Joesley e para a Ticiana, que não poderão matar a vontade de dar uma carpidinha.
Acho que também não tem quintal no novo lar do Sérgio, o Cabral, antigo governador do Rio. Ele chegou hoje pelas dez horas à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro. Entre seus colegas, segundo o G1, há casos de não pagamento de pensão alimentícia, além de outros presos da Lava Jato, que também foram transferidos neste domingo. No novo lar do Cabral, as celas têm capacidade para seis presos, em dezesseis metros quadrados, com três beliches, um banheiro com vaso sanitário, pia e um chuveiro com água fria. Cada um tem direito a uma tomada e pode levar um ventilador. Poderão instalar uma televisão de quatorze polegadas, mas quintal nem pensar.
O Cabral nasceu em sessenta e três, quando eu já aproveitava bem os quintarzão nos arredores da minha casa, menos o da empresa, que era proibido devido à subestação elétrica existente e de alta voltagem. Já o Joesley, que nasceu em setenta e dois, deve ter aproveitado algum quintal, pois nasceu no interior de Goiás, em Formosa. O Cabral, nascido no Rio deve ter aproveitado apenas as praias e depois o rico dinheirinho dos contribuintes.
Embora sem quintal também, quem não perde uma oportunidade de dar uma juntada em matos e galhos é o João Dória, nascido em São Paulo e atual Prefeito. É que ele está sempre limpando a cidade e se vestindo apropriadamente para cada situação, com seu Programa Cidade Linda, um programa de zeladoria que tem por objetivo revitalizar áreas degradadas da cidade. O Sérgio Moro não deve ter quintal também, porém ele vem carpindo e limpando as ervas daninhas da nossa política atual, colocando os larápios nos lugares sem quintais também, no entanto próprios para reflexões de como não mexer no erário público.
O Larápio Maior continua se esquivando, acobertado pelos quintais sujos de seus seguidores e bajuladores sem noção, achando que o grande quintal de seus malfeitos é o do nosso próprio País, mas não é não e daqui a pouco sinto que ele será pego. Será pego e extirpado para sempre, tal qual um galho podre.
Neste domingo, vinte e oito de cinco de dezessete, ouvindo Roberto Carlos, outro sem quintal, mas com o Brasil inteiro a ouvir suas músicas desde muito tempo e agora cantando Eu Te Darei o Céu, desejo meu para todos vocês.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui