Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Mudanças -- 25/05/2017 - 23:56 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Vocês, em minha humilde opinião, não têm mais jeito. É espantoso! Um de seus escritores-filósofos, Nietzche, declarou que Deus está morto. Ele prenunciou o nascimento do super-homem, que, acima do bem ou do mal, seria humano, demasiadamente humano. Assim falava Zaratustra e como ele, vieram outros niilistas, como Camus que com A Praga, espicaçava as mentes dos homens modernos com a inutilidade das ações humanas, como Sartre cansou de discutir. Homens revoltados! Tudo não passa de lucro e ao bem maior se contrapõe um mal maior ainda. Todas as suas utopias são niilistas. todas. Não há um estado que não resvale no totalitarismo, no controle, na rigidez dos princípios dos estados. O Estado é um Leviatã, como Morus predisse. Das profundezas do abismo surgiu a retórica fascista, com sua brutalidade medonha e seu racismo, sua exclusão, sua truculência. Hitler e Mussolini foram seus arautos, a república de Weimar foi engolida pelo Terceiro Reich...E o indivíduo foi engolfado pelo estado paternalista e superpoderoso. Ao Nacional-Socialismo se contrapunha o Socialismo utópico, logo pragmático, como queria Stálin. Milhões morreram em nome de ideologias no mínimo espúrias. De um lado um psicopata, de outro um psicopata. No meio, a humanidade que ainda resistia.

Cessada a guerra, dos escombros da Europa surgiu o mundo que vocês dizem livre.

Eu não preciso mover um dedo; vocês já fazem o suficiente! No meio da história toda, logo após a Guerra, surge a China Maoísta. A URSS se reforça, o mundo quase cai sob as garras do comunismo...Bah! Comunismo? Onde está a distribuição de justiça? Onde o socialismo? As elites mudam de nome, mas o povo é que faz suas guerras; o povo. Sempre o filho mais jovem e forte vai para a guerra, sempre do povo. O homem comum nunca será um Homem Revoltado. Vocês vão ao cadafalso de mãos para trás. Comem e se empanturram, enchem a boca e se dizem livres! Enquanto isto, de um lado ou de outro, há os que mandam, sempre, sutilmente, irreversivelmente.

Minhas mãos estão paradas! São vocês mesmos que fazem o diabo. Eu, eu declaro que, além de Deus, o Homem Livre está morto. Se sou niilista? Sou realista. O mundo se move segundo a lógica das grandes corporações e do lucro desmedido. Vocês podem pintar quadros, cantar rocks sensacionais, erguer palácios e templos a Diana e Saturno: Tudo isto é periférico ao lucro, à ganància com que gerem multidões de rostos famélicos e preocupados com a sobrevivência e o pão. Todos vocês não passam de zumbis, mortos de alma e coração. Pensam que a paixão os redime? Nada! Suas paixões são centelhas que duram o quê, setenta, oitenta anos?

O mundo é bem mais embaixo e as aparências os enganam sempre.

Aguardo suas próximas jogadas.

O Rei está morto."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui