Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A Interrogação da historia -- 17/09/2009 - 11:52 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A interrogação na historia

Caro Gabriel,deves ter visto ai o leilão acontecido em Nuremberg,na Alemanha:são três aquarelas pintadas pelo ditador nazista Adolf Hitler em 1910 e 1911 e que alcançaram o valor surpreendente de 42 mil euros,cerca de 111 mil reais.A notícia informa que o leiloeiro Herbert Weidler afirmou que as telas foram vendidas a compradores que fizeram os lances por telefone.O quadro que retrata a cidade austríaca de Weissenkirchen in der Wauchau alcançou 24 mil euros (62 mil reais).
A respeito destas telas,do Hitler pintor,não sei se conheces o que contou nosso colega Pierre Van Passen,que foi soldado na primeira grande guerra e correspondente de guerra na segunda:diz ele que a aversão de Hitler pelos judeus nasceu por isto:ele apresentou suas aquarelas (serão estas?) a uma comissão que fazia o julgamento de um concurso.Ele foi derrotado e ,segundo diz Pierre,ridicularizado,o que o fez perguntar ao porteiro do teatro onde se realizou o concurso:quem são estes jurados? São judeus, disse o homem.Eles vão se lembrar de mim,respondeu Hitler.
E o que aconteceu todos sabem....
E hoje os judeus celebram o ano 5770 e depois vem o Dia do Perdão.Será que perdoarão Hitler?
Que pergunta te fiz,hein Gabriel.É que é surpreendente a força nazista por ai,ainda.Acho que é uma boa pauta amigo,tentar descobrir com o leiloeiro o numero de quem arrematou os quadros.Como se diz no Brasil,pode dar samba...
Bem,Gabriel,mas temos aqui uma invasão francesa,algo – para mim – de um significado bem grande e conseqüente.Volta a ocupação tecnológica, científica,cultural,de beleza,de charme dos franceses, através desta multidão que virá para cá,fazendo soar nos nossos ouvidos a língua dos clássicos.Eu já estou esfregando as mãos,faceira,à espera....O Brasil refinado,elegante,depurado,intelectualizado pela educação.A propósito ,Gabriel,deves ter visto um estudo da ONU sobre a preponderância de alunos brasileiros que estão optando pela Europa,especialmente França,Portugal e Inglaterra.Pensa nisso!
E o Giannotti, colunista da Folha anda escrevendo que a presença de Marina Silva na sucessão presidencial,que já iniciou,pode significar qualidade nos debates:” ....Mas veio a doce Marina Silva,diz ele.Sua presença já promete uma renovação possível,pode tornar mais higiênico nosso jogo político.Não me parece,até agora, que possa vencer a eleição para a Presidência,mas simplesmente sua atuação mobiliza novos atores,eleva o debate político,tende a reduzir os golpes baixos e a demarcar regras e personagens” Vamos esfregar as mãos....
17-9-2009 Maine Vallery
e-mail garv@terra.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui