Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Xadrez -- 31/08/2009 - 11:56 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Xadrez

Caro Gabriel,chegamos a final deste Agosto de 2009 e entre pedras e explosões,sobrevivemos:este Brasil!
Não sei se tens acompanhando os processos sociais e políticos daqui,mas para resumir,te dou uma frase pronunciada pelo nosso Senador,o gaúcho Pedro Simon aos alunos de Direito da Faculdade do Largo do São Francisco,em São Paulo: “Ficou provado que no Brasil não se apura nada” e explicou:”Por que de dentro do Congresso e do Supremo Tribunal Federal não vai sair nada.Do presidente Lula não vai sair nada.E não adianta destituir o Conselho de Ética (do Senado),porque o STF acaba arquivando tudo”.
Agora,quero ver se vão de fato apurar – pelo menos este:o Movimento dos Sem Terra recebeu,do exterior e do Governo Federal, somas vultuosas,que resultaram mal aplicadas.E foi o Tribunal de Contas da União,Gabriel,que revelou. E eu que me perguntava o que realmente fazem estes Tribunais,fiquei um pouco surpresa.Sabe,aquela coisa de ver o vizinho pegar fogo e colocar o rosto na água,acho que foi isto que levaram oestes Ministros a mostrar serviço.Mas no dizer de Simon nada vai acontecer.Bem,até que o povo realmente faça isto.
E o Cara ,hein? A Eliana Catanhêde diz que Não Colou, no artigo que escreveu na Folha de São Paulo (dou o endereço para que leias na integra: eliana@uol.com.br).Que Lula tentou ser a estrela em Bariloche na segunda reunião da Usasul (União das Nações Sul-Americanas). “Lula não teve peso,não aconteceu,diz ela.Ninguém deu a mínima,nem Chaves,nem Uribe,nem Evo Morales,nem Rafael Correa e voltou de cara amarrada.”
O Cara enganou, se enganaram com ele Gabriel.Eu te confesso que gelei quando vi o Presidente americano, Barak Obama chama-lo de O Cara.E falando nele,reparastes que Obama está somente com 40 por cento de aprovação nas pesquisas,o povo norte-americano não está gostando das políticas anunciadas para a educação e a saúde.Que diferença daquela festa em Berlim,quando – ainda candidato – surpreendeu o mundo com o aplauso daquela da multidão.
É , a política aqui está enxadrezada, os políticos mudando de Partido,o Senador Suplicy no Senado apresentou cartão vermelho para Sarney,em uma sugerência de juiz,ele o antigo e respeitado criador do PT e Marina Silva,que saiu da sigla que ajudou a criar (PT) está de semblante novo, até sem olheiras,posando para os fotógrafos ao assinar a ficha no Partido Verde.Quem dará o cheque-mate eu não sei,mas que as pedras do xadrez se movimentam isto dá para sentir.
Bem,meu amigo,para uma segunda,que é fim de mês,o que escrevi é muito.Vamos sonhar com Setembro (lembra? Quando Setembro vier?),nos aqui com as flores da primavera,sorrisos e que tais e voces ai com o outono, que tem gostinho de São Nicolau!
Tchau,uma bela semana e vê se me chama pelo skype para um papo te-a-tete,em off.O endereço é Ione.Garcez.
Maine Vallery
M
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui