Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Messetê em busca de mais um cadáver -- 26/08/2009 - 12:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(( ...é a procura desesperada por um mártir. O cadáver de Celso Daniel continua insepulto... ))

Brigada (RS) emite nota e avisa que tiro mortal não partiu da tropa

"A Brigada Militar emitiu a nota a seguir, contando a sua versão sobre os incidentes de São Gabriel. O comandante esclarece na nota que o ativista atingido foi morto com bala proveniente de arma de calibre 12, as mesmas usadas por parte da tropa, mas avisou solenemente que nem um só brigadiano usava munição letal, o que remete à hipótese de que o tiro mortal partiu de agente ainda não identificado."


Nota oficial do Comando-Geral da Brigada Militar

O Comandante-Geral da Brigada Militar, diante dos fatos ocorridos durante a execução da operação policial que atendia o cumprimento de determinação judicial de reintegrar a posse da Fazenda Southal, em São Gabriel, vem a público esclarecer o que segue:

1 - A Brigada Militar lamenta a morte ocorrida.

2 - Apesar da negociação tentada durante dias para desocupação pacífica, na data de 21.08.09, houve o cumprimento da missão com resistência e confronto.

3 - Na avaliação que se seguiu, após a realização da operação, constatou-se erro na execução da operação, na medida em que o planejamento do Comandante-Geral não foi seguido na íntegra.

4 - Houve instrução preparatória do Comando da tropa executora da operação, para os efetivos envolvidos, onde foi reforçada a determinação de uso exclusivo de munição não letal, atos estes acompanhados por representantes do Ministério Público e Conselho Tutelar.

5 - Todas as etapas técnicas e doutrinárias que precedem a ação propriamente dita (a reintegração) para este tipo de evento, foram executadas na íntegra, tais como: constituição da tropa, progressão no terreno, cerco, demonstração de força e pedido de atendimento da ordem judicial.

6 - Consumado o ato formal do oficial de justiça (leitura do mandado judicial), foi concedido prazo para o cumprimento da ordem de forma espontânea pelos invasores.

7 - Não havendo cumprimento, passou-se à execução da reintegração através do rompimento da barricada que bloqueava o acesso ao interior da fazenda, a qual era constituída por pedras, paus, lanças e armadilhas típicas de guerrilha.

8 - A tropa ingressou no local conflagrado, onde encontrou forte resistência por parte dos invasores, ocorrendo o confronto, com feridos e infelizmente uma pessoa morta.

9 - Diante do ocorrido, foi instaurado o competente Inquérito Policial Militar, sob a presidência do Corregedor-Geral da Brigada Militar, o qual apurará as circunstâncias desse confronto.

10 - Já foram identificados os Policiais Militares que manusearam armamento de mesma característica e calibre, que preliminarmente foi apontado como o causador do óbito (calibre 12), cabendo ao encarregado do inquérito a identificação da autoria. No entanto, foi sumariamente sindicado junto aos Policiais Militares que usaram este tipo de armamento e todos foram unânimes em afirmar o uso de munição não letal, bem como confirmam o recebimento da ordem para tal procedimento.

11 - Foi solicitado e atendido pelo Ministério Público Estadual o acompanhamento da investigação, junto ao encarregado do inquérito, de promotor público, sendo indicada a Dra Ivana, da comarca de São Gabriel.

12 - Armamentos, munição e imagens relacionadas ao fato, foram apreendidas, lacradas e entregues ao encarregado do IPM.

13 - O Governo do Estado determina que se dê o apoio e lamentando a perda, dará o suporte necessário à família da vítima.

Cel. JOÃO CARLOS TRINDADE LOPES
Comandante-Geral da Brigada Militar

www.polibiobraga.com.br


Fonte: http://www.reservaer.com.br/gblrnew/detalhes.php?pSerial=10192

Inserir comentário

Autor Diniz Data 25/08/2009-5:37:00hs
Lamento a morte do irmão em Cristo que foi vítima da propria índole e de manipuladores ocultos. Ninguem deve morrer. Porem se tiver que morrer alguem, que seja do pelotão ou tropa dos que contrariam, tripudiam e não respeitam a lei. Jamais deverá ser um agente cumpridor da lei. aliás, nem todos ali, sabem mexer na tera.
é como disse um amigo meu enquanto alcoolizado. "tinha que matar a metade, para que alguem tome uma providência".
Tambem não precisa tanto...


Autor carlosmartins Data 25/08/2009-2:54:19hs
É imprecionante,como está sendo invertida a ordem de valores das coisas.A BM cumprindo ordem judicial,sendo obrigada a enfrentar um bando de delinquentes armados,sem poder portar armamento.Esses policiais correm risco de vida,e ainda são colocados,perante a opinião pública, como assassinos.É brincadeira!
Lembro que em outro confronto nas mesmas condições,fato ocorrido na praça próxima ao palácio Piratini,um brigadiano foi degolado com um golpe de foice.Pode uma coisa dessas? Me perdoe senhores.Isso não é democracia não, ou estamos assistindo os útimos suspiros da mesma.
Um abraço.


Autor F. Maier Data 26/08/2009-2:31:37hs
Diniz,
A metade é pouco...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui