Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pesquisa da OAB -- 11/11/2003 - 10:32 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Perguntar Não Ofende

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Uma pesquisa, um resultado e várias interpretações conflitantes e tendenciosas. A pesquisa da OAB, quando menos, expôs o comportamento duvidoso de parte da imprensa, que aposta no desgaste do Judiciário. A começar pelos números.



O Correio Braziliense, optou pelo índice de confiança da população nas instituições brasileiras e aponta, para a Presidência da República, 58%; para o Judiciário, 39%; e para o Congresso Nacional, 34%; Na manchete de rosto, entretanto, enfatiza, apenas, que “a população não confia no Judiciário”.



O Jornal de Brasília, por sua vez, valendo-se do índice de (des)confiança, nos dá conta da seguinte seqüência: Congresso Nacional, 30,9%; Poder Judiciário, 23,0%; Presidência da República, 17,0%. Mas, na manchete, inverte a ordem natural dos resultados: “Judiciário e Legislativo em baixa”.



As duas reportagens indicam que mais da metade dos entrevistados não diferem as atividades de um juiz , de um promotor e de um advogado.



De outra parte, ao utilizar a expressão “Presidência da República”, a pesquisa dissociou os escândalos praticados em diversos ministérios, superintendências e outros órgãos que compõem o Poder Executivo fato que, no meu entender, contribuiu para distorcer os resultados da enquete.



Faltou, finalmente, perguntar à população consultada, se ela acredita em pesquisa. De qualquer modo, é como disse um antigo ministro da Educação: “Estatística é como mulher de biquine: mostra quase tudo, mas esconde o essencial”.





11 de novembro de 2003







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui