Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Os falsos desmatamentos da Amazônia -- 23/07/2009 - 13:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os falsos desmatamentos da Amazônia‏

Flávio Pikana Lemos
Militar da Reserva e Professor Universitário

Há mais de dez anos, enquanto cursava o Mestrado na UnB, um colega que tinha boas ligações com o pessoal de Inteligência já falava das conversas com esses profissionais e falava ainda, mais, da estranheza maior ainda quanto ao contrato com a empresa que levantou os dados do Projeto RADAM pois, em áreas que alguns sabiam por estudos próprios e, pior, por constatações "in loco", da subavaliação de fronteiras de minerais estratégicos nos estados do norte ou, pasme, a simples omissão delas nos mapas entregues às autoridades nacionais. Além disso, a demora no processamento dos dados obtidos durante as missões de levantamento e os tipos de relatórios (segundo alguns relatos "ridículos") também colocavam em suspeição o resultado final do trabalho. Além disso, já se sabia de alguns "próceres" de partidos "ecológicos" que à época, estranhamente, dispunham de muitos milhões em moeda estrangeira para fazer compras de quaisquer natureza (sic) junto à comunidade européia em nome dos pobres silvícolas da "Nação Ianomami atrozmente dizimados por brasileiros" com a conivência do governo.

Hoje, a tibieza (para não dizer safadeza) de muitos membros dos poderes envolvidos nas querelas territoriais fundamentais para o futuro da Nação Brasileira e outros no mínimo deslizes, contribuem para tornar o futuro ainda mais sombrio ou, apenas os senadores e juízes do Supremo não sabem que demarcaram uma área que tem um subsolo imensamente rico em minerais que qualquer país razoavelmente desenvolvido almeja, nem que seja para fins de comercializar esse material se não tiver competência para processá-lo?

Estou certo de que eles sequer sonham em permitir, ou que seus filhos venham a permitir que netos e bisnetos vão, como "buchas de canhão" para uma guerra perdida contra potências que já lançam tentáculos - bases aéreas estrategicamente posicionadas perto da região para permitir desembarques massivos de homens, armas e equipamentos de toda sorte praticamente dentro daquele território - sobre países mal administrados politica e economicamente situados em nossa periferia.

Pela primeira vez concordo em grande parte com as colocações - por lúcidas e de visão fundamental para o futuro do país - sobre a necessidade de impor contingente militar de porte na região apesar de crer que, apesar das contingências orçamentárias que se impõem ao menos sobre a ala séria da Defesa, ser necessário um aporte de homens, material geral e verbas 30% superior ao previsto nessas colocações para que se possa ter alguma esperança de eficácia em "desincentivar" aventureiros que não se quer dizer os nomes mas que todos sabem quem são que podem tentar nos atacar sem se importar com nada a não ser seus próprios interesses.

Na saída da II Grande Guerra, pelo momento histórico até, foi possível diplomaticamente e, até por desinteresse dos beneficiados, dissuadir a comunidade que realmente decide no Mundo de implantar um estado estranho na Amazônia brasileira. Porém, agora, diante da escassez de muito material estratégico ali abundante podemos estar certos de que há muita gente voltada para invadir e tomar posse da área.

Que as pessoas que realmente se preocupam com o Brasil e seu futuro - a grande maioria da população brasileira - vença mais essa luta.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui