Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem inventou o Computador? -- 08/11/2003 - 13:51 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A propósito do Artigo "O INJUSTIÇADO INVENTOR DO COMPUTADOR", de 08/11/2003, de Olympia Salete Rodrigues, transcrevo a seguir, o que aprendi no IBEP - Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante: "Um pouco sobre a história do computador"

A história do computador estaria incompleta se não falássemos de Ada de Lovelace e Charles Babbage, dois matemáticos ingleses que, no século passado, construíram uma máquina que revolucionaria o mundo.

Ada era uma mulher bonita, nobre e muito inteligente. Estudou sozinha e tornou-se uma respeitada matemática.

Já em 1833, aos 18 anos de idade, Ada conheceu Charles, esse tinha um grande sonho: construir uma máquina de calcular diferente de todas existentes na época, capaz de fazer cálculos complexos sob o comando de instruções dadas por cartões perfurados.

A amizade entre os dois cresceu e Ada logo percebeu a importância das idéias de Charles. Se elas fossem concretizadas, ele conseguiria colocar o raciocínio humano em uma máquina!

Ada começou a estudar os detalhes do funcionamento daquela máquina, tornando-se a primeira mulher a programar um computador. Mas os dois matemáticos nunca conseguiram acabar de construir a máquina. Charles gastou toda fortuna herdada de seus pais tentando, sem sucesso, superar as dificuldades para montar sua invenção.

Cerca de um século depois de Ada falecer em 1852, aos 37 anos, algumas pessoas construíram a máquina em homenagem a ela e a Charles. No entanto, o invento já não tinha mais utilidade, pois já existiam os computadores eletrônicos.

É interessante notar que, tirando os modernos detalhes tecnológicos e as necessárias sofisticações que tornaram o computador popular, a essência imaginada por Charles Babbage e o funcionamento idealizado por Ada deLovelace estão presentes em cada uma dessas mais de 100 milhões de máquinas que estão funcionando hoje por todo o mundo!"



(Curso de Computação:IPD+MS-DOS, Windows, Word, Excel, PowerPoint, CorelDraw e PageMaker) -1998
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui