Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de Saudosismo. -- 05/07/2009 - 20:07 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE SAUDOSISMO

Minha família,

Sei que sou uma pessoa privilegiada por estar visitando um lugar tão maravilhoso como esse !!!
Jamais pensei que a primeira viagem de minha vida fosse me trazer para um lugar tão longe e belo.
Aqui estou passando momentos incríveis. Tenho visto tantas coisas diferentes, já experimentei comidas de sabores exóticos, provei bebidas deliciosas, conheci lugares lindíssimos, aprendi palavras e expressões regionais bem curiosas, conheci pessoas simpáticas e amáveis, vi muitas coisas que nunca antes havia imaginado, mas mesmo estando vivenciando tantas experiências marcantes e profundas não consigo me desligar de vocês e de meus amigos.
Essa viagem tem me proporcionado muitas alegrias e diversos momentos de lazer, mas ainda assim sinto-me martirizado pela saudade de meu lar querido, de minha terra amada.
Em meio a toda alegria e exultação que essa viagem tem me proporcionado sinto um desejo quase incontrolável de voltar para casa.
É difícil explicar essa situação conflitante, pois quero prolongar minha estada aqui e, ao mesmo tempo, sou atormentado pela lembrança nostálgica das pessoas amadas que deixei para trás.
Mesmo sabendo que minha permanência aqui será passageira, mesmo sabendo que logo retornarei para o seio de minha família não consigo apagar a saudade que sinto por vocês.
Tenho plena consciência que essa oportunidade que tenho de estar num lugar tão maravilhoso como esse não se repetirá tão facilmente. Da mesma forma que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, sei que tenho poucas chances de voltar aqui, pelo menos em curto prazo. Mas, estranhamente todos os dias eu sou afligido pelo desejo enorme de voltar para casa, para tornar a vê-los.
Já tentei usar minha razão para dominar tal sentimento, mas foi em vão. Penso que nem o mais centrado e racional dos homens pode dominar tal sentimento.
A saudade é algo que brota do fundo de nosso coração, uma sensação que vem da sensibilidade e não da razão. Por isso mesmo, a saudade não pode ser contida, não pode ser domada.
Assim, almejo revê-los em breve, e tenho plena convicção de que ao chegar aí, ao reencontrá-los terei momentaneamente sossego, por que a saudade que sinto por vocês se apagará do meu âmago. Entretanto, estou plenamente certo que ao chegar em casa, novamente serei atormentado por grande saudosismo, pois meu coração nunca mais conseguirá se desligar dos bons momentos que tenho vivido nesse lugar maravilhoso.
Essa foi a primeira viagem de minha vida. A primeira experiência longe de minha casa, de meus amigos e familiares. Essa viagem me fez sentir pela primeira vez a sensação de saudade daqueles a quem mais amo.
Hoje conheço bem o que é a saudade, o que ela faz com o coração do homem. Sei que ela não mata, mas martiriza um coração sincero.
Estou certo que de agora em diante preciso conviver com ela !!!

João Pessoa - PB, 05 de julho de 2009.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Recife – PE, Julho de 2009.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui