Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
59 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 57529 )
Cartas ( 21184)
Contos (12629)
Cordel (10184)
Crônicas (22291)
Discursos (3141)
Ensaios - (9091)
Erótico (13416)
Frases (44313)
Humor (18626)
Infantil (3910)
Infanto Juvenil (2857)
Letras de Música (5479)
Peça de Teatro (1320)
Poesias (138254)
Redação (2948)
Roteiro de Filme ou Novela (1056)
Teses / Monologos (2412)
Textos Jurídicos (1926)
Textos Religiosos/Sermões (4989)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->Cidadania reflexiva -- 13/03/2017 - 08:45 (Padre Bidião) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
Brasil, país de dimensão continental que leva os mais distraídos a pensarem que cada Estado seja uma nação. Não foi à toa que os colonizadores que aqui chegaram, quiseram imediatamente catequizar as comunidades indígenas como também explorar a riqueza do ouro e do pau-brasil. Entretanto, os que aqui chegaram tanta idoneidade para colonizar garantindo os direitos do que aqui já se encontravam.
Como país colonizado, herdamos muitos padrões genéticos, morais e comportamentais que fez com que o Brasil apresentasse um perfil bem peculiar ao mundo externo. Lamentavelmente, temos uma herança marcada por explorações e atos que colocam em dúvida o padrão comportamental do brasileiro que expõe e mostra a nossa vulnerabilidade geral.
Temos assistido a verdadeiras "diarréias" que comprometem a dignidade de toda uma nação, principalmente no assunto de eleger nossos representantes. Tais excrementos procedem muitas vezes do nosso metabolismo cerebral o que denota o mau uso do nosso cérebro, no qual pela semelhança anatômica, muitos o confundem com a atividade intestinal.
Quantas oportunidades são perdidas no intuito do acerto, mas por conta da preguiça mental, delegamos ao nosso intestino a produção de verdadeiros arquipélagos merdológicos? Realmente, nosso cérebro está sendo subestimado de Norte a Sul, de Leste a Oeste, pois pela listagem nacional de nomes de idoneidade moral duvidosa a comandarem tantas Instituições e Estados. Cada cidade com a peculiaridade duvidosa de acordo com o Status Quo regional, mas com semelhança na essência histórica que é a nossa marca registrada.
Seria mais interessante que ao invés de defecarmos de Norte a Sul, de Leste a Oeste, mostrássemos que todos estamos preocupados em acertar ao invés de culpados pela infelicidade de escolhas equivocadas. Tais escolhas, refletem toda uma nação, da região Norte ao Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Sejamos auto-críticos então, e vamos repensar nossas atitudes frente a pequenas circunstâncias até ao momento de eleger nossos representantes sem imputar a responsabilidade pela nossa atual situação caótica a outras pessoas, regiões ou mesmo Estado Federativo.
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui