Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARIDADE NÃO É ESMOLA -- 18/07/2007 - 21:05 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARIDADE NÃO É ESMOLA

Caridade não é estender o braço e jogar um trocado no chapéu ou na latinha do esmoler sem ao menos olhar na sua cara para ver qual foi a sua reação.
Caridade é muito mais ampla.
É acolhimento.
Entrega.
Partilha de verdade.
Acolher a pessoa que esmola e tentar arrancar dela o motivo que a faz perambular se humilhando de porta em porta é única maneira de saber com quem está lidando.
E muitas vezes o motivo e fútil porque o pedinte não precisa de nada, pede porque acostumou e acha mais fácil que trabalhar.
Mas se não houver a conversa, o olho no olho, como descobrir?
Caridade é conhecer e combater os mecanismos e instituições que promovem a pobreza.
Mas para isto é preciso ter coragem.
De enfrentar os poderosos que com suas mentiras e suas caras de santos prometem o céu para que os pobres vivam no inferno.
Porque o grande papel da caridade não é simplesmente matar a fome, ela é muito mais abrangente e o seu público alvo nem sempre é alguém que está na miséria.
Quando jovens de classe alta sai cometendo barbaridades pelas ruas, espancando e até matando pessoas inocentes, podem ter certeza que na casa deles a caridade nunca foi praticada.
Quando um pai diz que o jovem ao agredir uma pessoa sem motivo algum não pode ser preso porque é apenas uma criança e que está cursando um curso superior é porque ele não viu o filho crescer, talvez porque os compromissos sociais eram mais importantes.
Faltou a caridade que acaricia e cobra deveres.
Educação de banco de escola não forma cidadãos, forma profissionais.
É enfrentar as meias verdades dos que matam a mãe todos os dias e sai pedindo dinheiro para ir ao hospital ou para um sepultamento.
A melhor maneira de fazer caridade é inicialmente não doando nada material, primeiro tem que doar um pouco do tempo e depois um pouco da vida.
Conhecer as instituições sérias voltadas para este trabalho para poder estar indicando estas pessoas para que uma sindicância seja feita a fim de se conhecer a realidade do que está sendo narrado.
Aí sim, a ajuda material ganha uma nova conotação, pois quem está doando terá certeza que o destino da doação será realmente para uma causa justa.
Portanto quando alguém lhe pedir algo pelo amor de Deus, não negue, dê-lhe a atenção que ele merece por amor ao ser humano criado à imagem e semelhança do Pai.
E pode ter certeza, a caridade é a mãe de todas as virtudes, ela é tão ou mais importante que o amor, pois ele não consegue se manter se os amantes não souberem olhar um para o outro com os olhos da humildade que também é filha da caridade.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui