Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DIA DO ESCRITOR -- 25/07/2004 - 17:17 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje é o Dia do Escritor. Esta data tem, para nós, um significado todo especial. Sabemos que a atividade da escrita é, antes de tudo, um dom com que a natureza, por assim dizer, premia alguns de nós.

Por ser ela uma arte, implica o fato de que, ou alguém nasce para escrever, ou não será nunca um escritor. Dir-se-ia que não se aprende a arte da literatura na escola.

Compreende a literatura vários campos distintos, a cada um dos quais se há de adaptar aquele que se dedica a escrever, tornando-se, assim, um articulista, contista, cordelista, cronista ou poeta, trazendo, àqueles que apreciam a leitura, uma opinião acerca de um fato, criando obras de ficção, ou, ainda, praticando a arte da poesia, que, em última análise, consiste em trazer aos versos o que lhe vai dentro da própria alma e, por via de conseqüência, falando aos corações de seus leitores. Isto porque, se escrever poesia é, obviamente uma forma de arte, não o é menos o ler a poesia. Através da leitura de um poema, estamos a desvendar, sem que muita vez o percebamos, o íntimo daquele que o produziu.

A mim, falar de poesia e de poetas é, no campo literário, referir-me ao que mais de perto me toca, visto ser eu mesmo, desde a mais tenra idade, um apreciador da poesia. Foi com um prazer sem par que, cerca de oito meses passados, associei-me à nossa Usina de Letras e, se dantes já o disse, ora reforço a afirmação de que muito contribuiu para que eu o fizesse a consagrada poetisa Cleide Yamamoto. Por conhecer meus primeiros trabalhos no campo da poesia, insistiu ela para que eu me juntasse àqueles que aqui já se encontravam, em novembro de 2003. Meu especial agradecimento, pois, à Cleide.

Hoje, quando comemoramos o Dia do Escritor, quero deixar registradas umas poucas palavras de sincera homenagem a todos os que, militando nesse difícil, mas gratificante ofício, levam a muitas pessoas todo o encantamento que de cada um de nós toma conta, quando se lê uma poesia. A cada companheiro da nossa querida Usina, como também a tantos quantos, por outros caminhos, divulgam sua obra poética, o meu agradecimento, em meu próprio nome, como também em nome dos que preenchem suas horas de lazer com a leitura de poemas.

Caro amigo e amiga poeta, que o dia de hoje lhe seja especialmente inspirado, levando-o cada um de vocês à composição de belos exemplares do mais puro teor poético, a falar aos corações dos que os lerem, enlevando-lhes a alma, por vezes aflita, ou ainda solitária, fazendo com que na verdadeira poesia encontrem não só o divertimento, mas também, e principalmente o consolo e a razão de alegria que porventura busquem na referida leitura.

Aos colegas escritores, aos amigos que tenho no mundo das letras e àqueles que não tive eu, ainda, a honra de conhecer, o mais sincero e respeitoso desejo de um Feliz Dia do Escritor, com o meu fraterno abraço a todos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui