Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Dilma e o mistério da máquina elétrica -- 11/05/2009 - 12:06 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Circula, na Internet, o email abaixo, negando a autenticidade da ficha da guerrilheira Dilma Rousset, alegando que a prova da falsidade se confirma porque aquela ficha teria sido preenchida por uma máquina de escrever elétrica e, em 1970, não existiam máquinas elétricas no país.

No Site da IBM se pode verificar, contudo, que esta informação não procede, pois desde 1966 já existiam estas máquina elétrica de escrever, no Brasil, conforme registrado no fim deste email.

Dilma e o mistério da máquina elétrica

Para a Ministra-Chefe da Casa Civil, ainda não terminou o factóide da Folha, sobre sua suposta participação no suposto plano de sequestro do Ministro Delfim Netto. A resposta do jornal - dizendo que não poderia assegurar nem a veracidade nem a falsidade da ficha - deixou a bola quicando na área para a Ministra.
No semi-desmentido sobre a ficha, a Folha fala em uma ficha cuja autenticidade, pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada - bem como não pode ser descartada.
Não é verdade. A Folha sabia que a ficha era falsa. Se não sabia quando soltou a matéria, certamente foi informada quando escreveu o semidesmentido, pelo responsável pelos arquivos do DOPS, da mesma maneira que ele próprio explicou para Dilma, quando ela o procurou.
A tal ficha tinha sido preenchida por algum sistema em que as letras não têm diferenças entre si - diferente do que acontece com qualquer texto escrito em máquinas de escrever comuns. Logo, só poderia ter saído de um computador ou de uma máquina elétrica. Em 1970 não existia nem um, nem outro. Logo, não poderia haver nenhuma dúvida sobre a falsificação da ficha.

CONTUDO:

Em 1970 já se vendia máquinas de escrever elétricas no Brasil

Extraído do site da IBM Brasil

No ano de 1966, a IBM do Brasil assinou com o IBRA o maior contrato de serviços de dados na história da IBM. Na mesma época, foi lançado no mercado brasileiro a máquina de escrever elétrica, IBM 72, sendo assinados os primeiros contratos para os sistemas IBM 1130 e IBM S/360.


From: Bárbara Ribeiro Ávila
Date: 2009/4/30
Subject: O mistério da máquina elétrica


Obs.: Mensagem recebida de PP Rocha. Confira a ficha da antiga terrorista em http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5596&Itemid=223 (F. Maier).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui