Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Tabagismo - O cerca se fecha -- 08/05/2009 - 09:37 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O cerco se fecha - Tabagismo‏

De: Paulo Sérgio Loredo - UOL Enviada: sexta-feira, 8 de maio de 2009 1:52:56
Para: "Undisclosed-Recipient:;"@smtp.uol.com.br

Concordo com o Bob. Fumei durante mais de 50 anos e não experimentei qualquer benefício ter parado. Parei porque me aborreci ter queimado o banco do carro (novinho), a camisa e mais algumas coisas. Se metade disso que encutem na cabeça das pessoas crédulas - para tirarem não sei qual tipo de vantagem - a humanidade estaria extinta, pois até bem pouco tempo os cigarros não tinham filtro e os fumantes, também, engoliam enorme quantidade de fumo.
O mais interessante nisso tudo, é que o Ministério da Saúde e demais órgãos não contabiliza os gastos e os transtornos, acidentes, agressões, mortes, etc., causados por bebidas alcóolicas. Esse caso do fumo é um dos absurdos muito bem cadenciado que asssumiu proporções porque, principalmente, as televisões viram excelente oportunidade dar apoio à campanhas para eliminarem um sério problema que era (é) a deposição do sarro da fumaça em contato com as lentes das câmaras, de equipamentos ópticos e até circuitos eletronicos. Quem fuma pode perceber que em pouco tempo seu computador fica amarelado e os técnicos de manutenção reclamam dos depósitos de sarro (nicotina) nas placas internas.
Paulo Sérgio

-----Mensagem Original-----
Enviada em: quarta-feira, 6 de maio de 2009 21:42
Assunto: Re: Re: O cerco se fecha - Tabagismo

Tenho uma matéria do Estado de Minas de fevereiro passado dizendo que o Ministério da Saúde gastou no ano passado mais de R$ 70 milhões com doenças de fumantes passivos. Aqui em Belo Horizonte um contador fumante, cujo pai e o irmão trabalhavam no escritório com ele, perdeu o pai e o irmão, que não fumavam, com câncer de pulmão. Cada um que tire disso as conclusões que quiserem.

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, May 06, 2009 9:24 PM
Subject: Re: O cerco se fecha - Tabagismo

De alguma forma penso como você. Fumo também desde os 15 anos, não sou médica mas acho a minha saúde ótima aos 64 anos, com uma pressão de bebê, 10X6. Não fumo em lugar fechado em respeito aos demais, isso é um critério meu, pela minha formação.
Fumei durante a minha gravidez (2 filhos) e nenhum dos dois nasceram com problema de saúde e não fumam, não que eu tivesse proibido. A filha bem que ensaiou, mas desistiu em pouco tempo. Estou aposentada e tenho uma disposição para o trabalho doméstico fora de série, me exercito em casa na piscina fazendo hidroginástica à minha moda. Vou a super mercado, carrego sacolas pesadas e nada sinto. Gosto de tirar uma soneca depois do almoço, ninguém é de ferro. A única coisa que me deixa incomodada são as leis absurdas dos nossos governantes, Traficar drogas pode, usar drogas abertamente em vias públicas pode, permitir menores cheirando cola e incomodando os transeuntes nas vias públicas pode.
Concordaria com qualquer lei e até estudaria a possibilidade de respeitar algumas que acho absurdas caso nossas autoridades desse mais atenção aos nossos menores chamados de "futuros do Brasil", mas viciados em drogas que nunca chegarão a lugar nenhum pelo descaso deles.
Sueli

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, May 06, 2009 8:52 PM
Subject: Re: O cerco se fecha - Tabagismo

Pedro Paulo,

É a mais grotesca falácia a questão do fumante passivo. Isso foi invenção, ainda nos anos 60, para os antitabagistas ganharem adesão dos não-fumantes ao movimento, já que os avisos que "autoridades médicas" deram sobre os malefícios do cigarro não deram em nada. Os fumantes não deram a menor atenção.
Tome meu caso. Fumo dois maços por dia desde os 15 anos e estou com 66 gozando de saúde perfeita. Minha mulher fumou na gravidez inteira dos nossos dois filhos, que nasceram perfeitos, cresceram com saúde, raramente adoeceram, além de não terem nenhum traço de obesidade. Adultos (24 e 26 anos), têm excelente saúde e minha filha me deu um lindo neto há nove meses. Nossa empregada há 17 anos (tem 46) vive em casa de fumantes e também não adoece. Nem nossa cadela beagle de 14 anos. Não tomo remédio, restrigindo-me a uma Aspirina de 500 mg quando tenho uma (rara) dor de cabeça. No nosso plano de saúde devem achar que não existo, pois não o utilizo.
Quando você está num restaurante ou bar, duvido que você respire fumaça. Isso simplesmente não existe. Alguém inventou essa história sem nexo e as pessoas, mesmo as inteligentes como você, acreditam nela.
Mas uma coisa que poucos sabem. No site da Organização Mundial de Saúde (www.who.org) procure que você achará uma informação significativa. O país de maior longevidade saudável é por acaso o terceiro onde o fumo per capita é maior. Que país é esse? O Japão. Saiba que japonês só não fuma quando toma banho de chuveiro.
Portanto, vou lutar sempre por esse direito meu que, tenho absoluta certeza, não prejudica ninguém senão o narcotráfico, que torce para que o fumar cigarros seja cada vez mais banido.
Farei isso nem que tenha que entrar em luta corporal com algum segurança de bar ou restaurante, estabelecimento que será devidamente processado por ameaça ou dano à integridade física do cliente.
BS

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, May 06, 2009 6:54 PM
Subject: O cerco se fecha - Tabagismo

Sra. Ester
Eu não a conheço, mas seu infeliz comentário me foi repassado e me permita contestá-lo, bem como o da Mara, que o antecedeu.
Respeito o seu direito de se envenenar com cigarros e até charutos, mas não aceito a sua pretensão de querer que eu aguente a fumaça que você expele, com certamente você não gostaria que a castigassem com alguns puns fedorentos.
Se você quer se envenenar, que o faça em local retirado, sem obrigar quem quer que seja a tragar a sua fumaça.
A sua afirmativa é leviana, porquanto pretende desmentir todas as autoridades médicas do mundo, que consideram o fumo um vício que deve ser combatido de todas as formas.
Aqui, no Brasil, as leis anti-fumo ainda são muito brandas.
Agiu certíssimo, o governador, ao criar empecilhos ao uso do tabaco.
Não se deve confundir liberdade com libertinagem. Pois tanto o uso do cigarro em público, quanto beber quando está dirigindo ou vai dirigir, não é usar liberdade e sem ser libertino.
Peter

- - - - - - - - - - - -
Assunto: Fw: Fw: O cêrco se fecha
Data: terça-feira, 5 de maio de 2009 23:34

Exatamente Ester, acertou na mosca! Não devemos esquecer que toda essa corrupção e entreguismo começou no governo FHC, do mesmo partido de Serra e o desgovernante atual comprometido também com a destruição do país através da corrupção deu continuidade a toda a safadeza.
SueliGuerra

---------------------------------

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, May 05, 2009 10:52 PM
Subject: Re: Fw: O cêrco se fecha

Mara:
Sinto, nessa lei anti-fumo um preâmbulo para o fim das liberdades individuais e dos direitos civis. Veja só como os não-fumantes estão pulando de alegria. Eu nunca ouvi falar, nem de perto nem de longe, de alguém que adoeceu por ser "fumante passivo". Mas a figura gosta de aparecer. A cada proibição que se faz, os que estão fora se regozijam, em vez de se preocuparem com o corte nas liberdades. Daí lembramos daquela frase, tão repetida, mas que não conheço a autoria:

"Primeiro eles vieram e levaram os judeus. Não sou judeu e não me importei.
Depois vieram e levaram os ciganos, não sou cigano e não me importei.
Agora vieram me levar. Não tem mais quem se importe."

Ester Azoubel

Obs.: Recebido de PS Loredo (F. Maier).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui