Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DOS LEITORES NO ESTADÃO (25.04.2009) - RETORNANDO -- 25/04/2009 - 19:28 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTADO DE ATENÇÃO

Como faz a administração pública municipal quando uma grande tempestade ameaça desabar, parece que o atual cenário político nacional está a merecer a decretação do estado de atenção. O Poder Legislativo completamente desmoralizado, o Poder Judiciário em crescente crise de credibilidade, agora agravada pelo deplorável bate-boca protagonizado por membros de sua Corte maior, a imprensa sofrendo ataques cada vez mais frequentes, um até então respeitável senador sugerindo o fechamento do Congresso Nacional, tudo isso soa bastante alarmante. Salvo melhor juízo, está acesa a luz amarela.
Cláudia Fernandes claufer2004@uol.com.br
São Paulo

PACTO REPUBLICANO
O triste episódio entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do STF, reflete a política prepotente de blindagem dos Poderes. Neste regime de representação política, os cidadãos comuns (cerca de 85% da população) não dispõem de meios que lhes possibilitem destituir e punir detentores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário quando realizem atos lesivos à sociedade. Agora os donos dos Poderes confabularam para impedir legalmente que as motivações de suas decisões sejam conhecidas do público, criando o chamado Pacto Republicano. A blindagem completou-se e assim o cidadão comum também perde até o direito de saber as causas que motivam os atos públicos desses príncipes. A casta doravante pode dormir sossegada que ninguém vai mais poder espiá-la.
J. Vasconcelos prof.vasconcelos@terra.com.br
São Paulo

PLANALTO 2011-2014
Enquanto Serra e Aécio disputam cabeça a cabeça a indicação do PSDB para 2010, surge, atropelando por fora, um nome que a Nação percebeu no dia 22: Joaquim Barbosa. Coragem e preparo comprovado no invejável currículo são as ferramentas para mudar a cara do Brasil. O rei e a princesa herdeira, dentro dos muros de seu palácio, já devem estar preocupados.
Bob Sharp bobsharp@uol.com.br
São Paulo

EMPRESÁRIA DO ANO
Quero cumprimentar a sra. Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, por sua atuação na reunião do Lide no último fim de semana, na Bahia, quando mostrou indignação e repulsa pelos atos de nossas autoridades políticas, que seriam demitidas se cometessem tais barbaridades na empresa privada. Foi a primeira e única empresária a demonstrar total desaprovação a seguidos atos de falta de ética e moral de nossos governantes. Já virei seu fã e estou disposto a mudar também essa vergonha nacional que se apoderou do nosso sistema político. Chega de imoralidades, cara de pau e total falta de compromisso com a ética. Essa senhora é "a cara", tem personalidade e está preocupada com os exemplos vindos de nossas autoridades, que só nos envergonham e enchem seus bolsos com verbas e regalias dignas de marajás.
Luiz Henrique Chaves D’Ávila luiz_davila@terra.com.br
São Paulo

Foi preciso que a empresária Luiza Trajano se indignasse e cobrasse satisfações dos parlamentares, contra o desperdício e o mau uso do dinheiro público, para que os nobres representantes do povo se sensibilizassem com as críticas e os reclamos que, na verdade, são de toda a opinião pública. Parece-nos necessário que também outros cidadãos, chamados de "primeira classe", se mobilizem para que possa haver alguma perspectiva de mudança. Aguardemos.
Marco Antonio R. Nunes nunesmarcelao@ig.com.br
Pindamonhangaba

Nota 10 para a sra. Luiza Trajano, que deu uma bela "dura" nos nossos políticos. Empresário é isso aí! Os políticos têm de ser enquadrados para não nos fazerem mais de palhaços e gastarem os nossos impostos a rodo, julgando-se acima de tudo e de todos. É preciso moralizar isso.
Antonio José G. Marques
São Paulo

IMPOSTO DE RENDA
Terminei de fazer a minha Declaração do Imposto de Renda e descobri que, além do que já me descontaram em folha, terei de arcar com mais pagamentos, pois as deduções são irrisórias. Pensei seriamente em não pagar, mas resolvi fazê-lo para não ficar com dor na consciência. Como os pobres deputados e senadores farão para pagar as passagens aéreas para as namoradas? Como farão para passar o Dia das Mães com a sagrada família deles? Como irão para a Europa e os EUA se não houver mais cota de passagens aéreas? Como viverão apenas com salários, verbas de representação, auxílio-moradia, emprego de parentes, etc.? Por tudo isso é que vou contribuir um pouco mais com o meu suor de cada dia.
Luiz Francisco A. Salgado salgado2@sp.senac.br
São Paulo

FARRA DAS PASSAGENS
Imaginem se nossos representantes, sem ética de berço, tivessem de se explicar e prestar contas aos eleitores de um distrito eleitoral.
Fernando P. Cardoso agrolida@uol.com.br
São Paulo

Lendo as notícias do Planalto e, religiosamente, este Fórum, a cada dia mais me convenço da necessidade de uma campanha pelo voto nulo para o Legislativo. Já pensaram que interessante seria?
Agamedes Paduan agamedespaduan@ig.com.br
São Paulo

"Esgotados todos os adjetivos para
qualificar o que acontece de ruim na Câmara e no Senado"
Francisco Zardetto fzardetto@uol.com.br
São Paulo

CANDIDATURA
Comunico ao povo em geral que sairei candidata a deputada ou senadora nas próximas eleições. Prometo a todos os que votarem em mim: Bolsa-Família, bolsa-viagens (no Brasil e no exterior), bolsa Chanel, bolsa Louis Vuitton... Enfim, se alguns podem, por que nós, povo simples e pagador dos mais extorsivos impostos, não podemos? Segue o meu e-mail para as adesões. Desde já, os meus agradecimentos.
Celia H. G. Rodrigues celitar@hotmail.com
Avaré

ESCLARECIMENTO

O editorial Inspeção obrigatória nacional (24/4, A3) informa que "o ministro Carlos Minc também pretende criar um indicador dos níveis de consumo e de poluição de cada modelo de veículo, a exemplo do que já foi feito pelo Inmetro no caso das geladeiras". Para melhor esclarecimento dos leitores, gostaria de informar que, já em novembro do ano passado, no 25.º Salão do Automóvel, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por intermédio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e o Ministério de Minas e Energia, por intermédio da Petrobrás, lançaram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, um amplo programa de normas e certificações para veículos. Esse programa obedece a regras estabelecidas em comum acordo por estas duas pastas e o Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). No último dia 17 de abril, no âmbito do programa, o Inmetro lançou a Etiqueta Nacional de Consumo Energético para veículos automotores, a qual informa aos consumidores os níveis de consumo de combustível dos diferentes modelos de automóveis, na estrada e na cidade, com uso de álcool ou gasolina. A etiqueta informa sobre o consumo por quilômetro rodado e, por consequência, o impacto ambiental dos veículos, já que aquele que consome menos combustível tem menor emissão veicular. Como em todo programa de avaliação da conformidade que o Inmetro coordena, nas fases subsequentes estão previstas ampliações e aperfeiçoamentos, sendo uma delas o aprofundamento da articulação com o Ministério do Meio Ambiente, no sentido de tornar explícitas, na etiqueta, também as informações relativas às emissões veiculares.
Miguel Jorge miguel.jorge@desenvolvimento.gov.br
ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Brasília

Cartas selecionadas para o portal estadão.com.br

CARTÕES DE CRÉDITO
Lá, o presidente Obama quer mudanças nos cartões de crédito, quer eliminar alguns abusos (24/4, B12).


Palavras dele: "Você sabe, as pessoas começam com uma taxa de juro baixa e a próxima coisa que descobrem é que suas taxas de juro dobraram. Tarifas que elas não tinham conhecimento de repente são incluídas em suas contas e existe uma completa falta de clareza e transparência em termos de cláusulas e condições". Aqui o nem o presidente nem ninguém do governo se preocupa com isso. Também, pudera! Todos têm cartões corporativos pagos pelo povo... É como dizem, pimenta nos olhos dos outros é colírio. Obama 2010!
Gustavo Guimarães da Veiga gjgveiga@hotmail.com
São Paulo

BATE-BOCA NO STF
Depois desse bate-boca lamentável, ridículo e grosseiro ocorrido entre dois ministros do STF, quero ver quem é que vai ficar reclamando do nosso presidente por ter azia quando lê os jornais...
Roberto Gerab gerab@ajato.com.br
São Paulo

MINISTROS DO SUPREMO
Vendo a discussão entre os srs. ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, lembrei de alguns fatos que aconteceram na recente historia deste maltratado país. O dr. Gilmar Mendes definiu como "espetacularização" a operação da Polícia Federal que culminou na prisão da quadrilha de corruptos que tem como chefe o sr. Daniel Dantas. Porém a meu ver "espetacularização" é a concessão na calada da noite de habeas corpus aos membros desta quadrilha de ladrões e também foi "espetacular" a justificativa do sr. Gilberto Carvalho tentando explicar a conversa de "compadres" que teve com o dr. Greenhalgh numa demonstração de clareza solar de tráfico de influência. "Espetaculosa" é a indignação de alguns que temem os grampos telefônicos e as investigações policiais, ainda acredito na máxima popular que diz, "quem não deve, não teme", talvez esses indignados tenham alguma coisa a esconder e por essa razão levantem com tanta veemência a bandeira do Estado Democrático de Direito. O sr. Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a humilhação que sofreram os corruptos ao serem algemados, porém a meu ver humilhação passamos nós quando necessitamos utilizar a saúde pública, quando precisamos matricular nos filhos nas escolas, quando recebemos nossas imorais aposentadorias, quando não temos moradia, transporte, segurança e outras necessidades básicas que se encontram garantidas pela tão lembrada Constituição no seu artigo 6º. Diante dos últimos fatos só posso dizer que seria realmente espetacular se tudo isso não acabasse em pizza e além disso o sr. ministro Joaquim Barbosa devolveu-me um pouco de fé neste país. Valeu, ministro Joaquim!
Malu Lopes malulopes7@gmail.com
Santo André

SUPREMO X OAB
O embate protagonizado entre os ministros do STF dominou o cenário jornalístico dos últimos dias. Diversas opiniões foram colhidas, advogados, magistrados, procuradores, juristas etc., Em entrevista ao Estado de São Paulo (24/04), divulgou o presidente da OAB/SP., Luiz Flávio Borges D´Urso, que subscreve em nome da entidade o manifesto dos demais Ministros que reafirmam "RESPEITO E CONFIANÇA" em Gilmar Mendes. Mais prudente o presidente da OAB/Pr. Alberto de Paula Machado, não viu uma discussão institucional e sim pessoal clamando pelo bom senso dos Ministros. Na qualidade de advogado, devo dizer que a maioria dos colegas pelos quais tive a oportunidade de debater sobre o incidente, são solidários ao Ministro Joaquim Barbosa, que vem sendo isolado pelos demais membros da corte em razão de ter uma postura de procurador e não de jurista. Hora o Ministro Joaquim Barbosa é oriundo do Ministério Público e por esta razão é evidente que possui características técnicas como tal, e status não é motivo para ser discriminado, ou será que é por outra razão? Resta lembrar que o Ministro Joaquim Barbosa, afrodescendente, nasceu pobre, filho de um pedreiro com uma emprega doméstica, tornou-se mestre pela Universidade de Paris sem necessidade de utilização de cotas reservadas, chegou ao Supremo por suas próprias pernas, seu comportamento como reza a Constituição Federal é de notável saber jurídico e conduta ilibada e também é merecedor de nosso "RESPEITO E CONFIANÇA". Devo dizer ao colega paulista que foi infeliz em suas declarações e o tempo se encarregará em desvendar o dono da razão.
José Luiz Pascual Filho pascual@biopar.com.br
Curitiba

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
Apesar da extrema truculência com que o ministro Joaquim Barbosa tratou o colega Gilmar Mendes em plenário do STF, a aceitação popular dispensada ao primeiro demonstra o descontentamento geral de parte dos juristas e grande parte da sociedade contra as decisões do STF, tais quais a soltura para as ruas de banqueiros e políticos comprovadamente criminosos.
Edenilson Meira merojudas@uol.com.br
Itapetininga

POSTURA
O ministro Joaquim Barbosa demonstrou não ter qualquer afinidade com o cargo que ocupa, não tem educação, postura , equilíbrio e a compreensão da grandeza do Cargo. Ainda crê que pode e deve se portar com se membro do MP fosse, podendo agredir e acusar sem qualquer responsabilidade, alegando "clamor popular" Ministro por favor comporte-se como MINISTRO ou vá fazer o que sabe, sem envergonhar a Nação e o STF.
Reinaldo Jose Barbosa Lima barbosalima_br@yahoo.com.br
Guarulhos

HIPOCRISIA NO STF
Lastimável a discussão de baixo nível ocorrida no plenário do STF. Pior ainda a declaração hipócrita de Gilmar Mendes. Após a briga de botequim com Joaquim Barbosa no plenário do STF, ao declarar que "a imagem do Judiciário é a melhor possível", Gilmar Mendes dá ao país uma insuperável lição da mais pura hipocrisia.
Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br
São Paulo

IMAGEM DA CÂMARARA
Os Srs. Deputados disseram a que vieram: as medidas moralizadoras foram tomadas para melhorar a imagem da Casa. Mas o que os cidadãos querem que melhore, é o comportamento da Casa, sem o que a sua imagem continuará em queda livre, para além do fundo do poço.
Carlos Pacheco Fernandes Filho c-pacheco-filho@uol.com.br
São Paulo

A ORGIA DAS PASSAGENS AÉREAS
O deputado Silvio Costa (PMN-PE) indignado e aplaudido por seus pares argumentou - "Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá?"

Pois é isso mesmo, nada nobre deputado. O eleito foi você e não sua mulher que não mudou para Brasília, onde tem confortável residência à disposição, custeada por trouxas contribuintes como eu. Com argumentos desse nível é que gente como você e os mais de 300 picaretas (lista não atualizada por Lula) transformaram o Congresso Nacional na Casa da Mãe Joana. Pensando bem, melhor viajar para o exterior como de costume. Não leve a esposa para um lugar desses...
Francisco Calil revivre@loucospornatureza.com.br
Uberaba - MG

MAL INFORMADOS
Alguns políticos deveriam sair mais às ruas e ouvir o povo: 1- Os jovens brasileiros não pensam que a política é um pardieiro de pilantras, enganadores e defensores de privilégios. Eles têm certeza! É um antro de babacas. 2- Quando o cara-de-pau se candidatar, lembrar que o cargo é para ele e não cabe ao povo pagar para que arraste sua santa esposa para onde for. 3 - Dar anistia aos abusos cometidos até ontem, caracteriza impunidade e esse dinheiro tem que ser devolvido aos cofres públicos. 4 -Ironias idiotas, como sugerir vale-transporte aos senadores, recebem o famoso "por que não te calas?" como resposta. 5 - Numa reunião entre os três Poderes, não há nenhuma freira nem santo. Mas deveriam convidar um exorcista, não?
Flavio Marcus Juliano opegapulhas@terra.com.br
São Paulo

GABEIRA
Pior do que dar passagem aérea para a filha é sugerir Temer para governar S.Paulo....Xô!!!
Carlos Jose Benatti cjbenatti@globo.com
São Paulo

PASSAGENS, EU CONCORDO!
Eu não me incomodaria nem um pouco se todos os deputados, senadores, ministros, presidente e cia. tivessem direito a passagens até para fazer a volta ao mundo, desde que fosse só de ida.
Maria Eloiza Rocha Saez m.eloiza@gmail.com
Curitiba

CORTESIA COM O CHAPÉU DO POVO
Engraçado como o próprio governo e/ou os órgãos que o representam entram em controvérsias. Hora o TCU paralisa importantes obras, que contribuem para o desenvolvimento do país, alegando sobrepreço e que este consequentemente onera a união. Em outra ocasião portanto, oficializa que parlamentares ou outros cargos do governo utilizem passagens aéreas, inclusive a passeio e com os parentes próximos, com verba da união. Além do tudo, componentes do governo expõem ao ridículo nosso país, fazendo chacotas de que pessoas bonitas podem usufruir do benefício das passagens áreas, enquanto outros representantes dizem que pessoas "loiras de olhos claros" são responsáveis pela crise mundial.

Esses são os representantes eleitos pelo povo, para elaborar e fazer cumprir regras, para que nossa nação não vá à bancarrota.
Priscila Cataldi pcaterineb@hotmail.com
São Paulo

ESCARAFUNCHANDO NA LAMA
É difícil entender como um ministro de Estado, como Hélio Costa, das Comunicações, se suja por tão pouco: filho funcionário fantasma do Senado, motorista particular da família recebendo salário do setor público, também do Senado, secretária particular paga pelo Senado. O que dá para pensar dos negócios fechados por seu ministério? E Lula, para variar, não sabe de nada!
Paulo Seródio pserodio@uol.com.br
São Paulo

VISITA INDESEJADA
Mahmoud Ahmadinejad, o presidente do Irã, pouco deve ter se importado com a condenação que o Itamaraty fez a seu discurso de segunda-feira em Genebra. Ele sabe que em seis anos de governo, Lula nunca pisou em Israel e é amigo de Chávez, que no início do ano afirmou que o governo desse país é genocida e ato contínuo expulsou o embaixador israelita da Venezuela.

Portanto, não será surpresa se Ahmadinejad, quando de sua próxima visita ao Brasil, decidir fazer de Brasília palco importante para reforçar a negação do holocausto, continuar acusando Israel de racismo e pregando a destruição do país.

Diante dessa hipótese o melhor que Lula tem a fazer é cancelar o convite feito ao governante terrorista.

Para o bem de nosso país é importante que Lula pare de seguir Chávez, que foi primeiro governante latino-americano a receber a visita do presidente Ahmadinejad.

O diretor do departamento para a América do Sul da Chancelaria de Israel, Alexander Ben Zvi, disse em Buenos Aires que a Venezuela é "a porta de entrada" do Irã na América Latina.

"A Venezuela não é uma preocupação para Israel, mas deveria ser para o resto dos países da América Latina, especialmente para as comunidades judaicas". (Último Segundo 23/04/2009).
F. de Aguiar rsd100936@terra.com.br
Resende - RJ

TENHA CARÁTER, PRESIDENTE LULA!
Em nome do grande povo brasileiro; em respeito à diversidade religião, de orientação sexual, cultura e origens que nossa nação tanto defende; não se ajoelhe diante do presidente Ahmadinejad. Mostre que ainda restou algum caráter e alguma moral neste governo e o receba sim; mas exija mudanças drásticas no ignóbil regime sangrento que hoje conduz o Irã à destruição dos direitos humanos, do respeito à diversidade e de sua grande herança persa.
Sérgio Eckermann Passos sepassos@yahoo.com.br
São Bernardo do Campo

CRÍTICA VELADA
Na matéria "Brasil faz critica velada a Ahmadinejad" (24/4) parece que o Sr. Hussein, um dos principais negociadores da chancelaria iraniana, não escutou o discurso de seu presidente Ahmadinejad, já que menciona: "Não promovemos o ódio, não citamos nenhum país e nem acusamos ninguém". Ora, das duas uma: ou é hipocrisia da mais dura das caras de pau ou ele estava dormindo durante os últimos anos, já que seu presidente faz questão de deixar claro seu ódio a Israel, de pregar a destruição deste estado e acusar das mais falsas mentiras. E agora começa com ameaças para cima do Brasil. Acorde, Lula.
Ariel Krok arielkrok@gmail.com
São Paulo

POR QUE NÃO RECEBERMOS AHMADINEJAD
Depois das demonstrações nazistóides do presidente iraniano feitas esta semana acredito ser de bom alvitre nosso governo se recusar a receber tal "cidadão" em nosso solo pois este além de nazistóide contumaz, antissemita digno das maiores gafes e mentiras sobre o holocausto, não tem nada a nos oferecer pois seu país somente produz petróleo e terrorismo mundial.

Como já somos "autossuficientes" no que tange à produção de petróleo o que mais poderemos esperar deste terrorista?

Somente se quisermos importar know-how sobre terrorismo, safadeza e mentiras. Que nossos governantes ponham a mão na consciência e cancelem esta nefasta visita ao Brasil.
Boris Becker
São Paulo

INFRUTÍFERA E DESAGRADÁVEL
Sr. presidente racista da não democrática Republica Islâmica do Irã, não queremos, não precisamos e não toleramos seres como o senhor. Nem se dê ao trabalho de vir. O Brasil não o quer. Esperamos que o governo Brasileiro reconsidere essa visita infrutífera e desagradável.
Leandro Spett spett@hotmail.com
São Paulo

PRONUNCIAMENTOS DO PRESIDENTE DO IRÃ
O presidente Ahmadinejad insistiu, na última conferência sobre racismo em Genebra, em insólito equívoco ao negar a existência do Holocausto nos anos 40 na Europa - conduta essa que é considerada crime em alguns países.

Se o que os israelenses fazem com os palestinos é racismo ou depuração genocida lenta, duradoura e gradual, isto é um tema que merece discussão aprofundada; mas não oriunda de governo que também não tem democracia, laicismo ou direitos humanos verdadeiros para todos - o que inclui aqui esses mesmos atributos em grau de faz-de-conta para americanos verem (caso de Israel).

O atual arauto da defesa dos direitos legítimos do povo palestino, que continuam a ser legítimos, não poderia ser pior, pois.

Da forma como se comporta o presidente iraniano, ninguém o irá escutar e pior: poderá vir a majorar o drama da população palestina, vítima de crimes de guerra recentes (4500 civis mortos, incluindo crianças e mulheres indefesas) e refém de um governo ultradireitista radical que os continuará a tratar como insetos enquanto os EUA quiserem - esta é que é a pura verdade. Isto, para não falar do enorme drama humano no Líbano, decorrente da invasão israelense de 2006 (800 mil refugiados sem teto no próprio país).

Ou se anexa a Palestina de vez a Israel, dando-se direitos humanos e econômicos de verdade a todos (one man, one vote), de maneira a que Hamas e Fatah aposentassem suas parcas armas para tornarem-se sujeitos ativos de uma verdadeira democracia (de quebra, se isolaria o regime sírio) - a consolidar assim a coexistência pacífica entre ambos os povos (tal como acontecia na Península Ibérica na Idade Média, com grau de respeito mútuo elevado entre as duas religiões), e também punindo-se todos os genocidas de ambos os lados no Tribunal de Haia, ou se cria de uma vez a República Palestina. Só assim haverá dignidade para os palestinos, contando-se com largo engajamento político e financeiro da Europa e EUA (Governo de George Bush, o pai, foi o último a empregá-lo).

O que não podemos mais é assistir impávidos a massacres de inocentes e outras barbáries de alguns genocidas que hoje existem em Israel, só por causa de meia dúzia de foguetes que não atingiram a qualquer pessoa, como que então a fomentar o sonho israelita inicial, pela primeira vez ventilado no seu congresso mundial de 1834 (expulsão dos não-judeus da Palestina).

De qualquer forma, Ahmadinejad deve abolir imediatamente de seu discurso a aniquilação de Israel com mísseis atômicos e promover reformas modernizadoras em seu país, a fim de que qualquer reivindicação sua sobre a preservação dos direitos humanos mínimos e efetivos dos palestinos tenha um mínimo eco de razoável.
Flavio Capez flaviocapez@uol.com.br
São Paulo

RACISMO
A intolerância com a diversidade de opinião é uma forma de racismo. A imprensa ajudou a criar um estereótipo da figura de Ahmadinejad, mas as pessoas esclarecidas e de mente aberta não se deixam enganar. Se o tema da conferência da ONU era sobre o racismo, então o fórum era adequado para se debater o assunto.

Racismo nada tem a ver com a cor da pele ou dos olhos. É uma forma mórbida de pensamento que prega a superioridade de uma raça sobre as demais. De fato, o líder iraniano se exprimiu mal ao acusar Israel de ser um estado racista. Mais se parece com um regime que trata de forma discriminatória o povo palestino, semelhante ao "apartheid" que os ingleses praticaram durante anos na África do Sul. Isso dito pelos próprios ingleses.
Marcos Abrão m.abrao@terra.com.br
São Paulo

INDIGNAÇÃO
Como sempre estou abismada com o ódio contra os judeus. No mundo, os muçulmanos mostram sua intolerância contra democracia, contra as mulheres, contra todos que não seguem sua fé. Na África, os massacres continuam contra inocentes que não acreditam no Allah. Agora o Brasil, ou melhor o Itamaraty, infestado por velhos comunistas, retrógrados e encarquilhados, receberão este palhaço nanico do Irã,com tapete vermelho. Deveríamos organizar manifestações de repudio e quem sabe poder jogar uns ovos podres ou .. sapatos a este infeliz, que consegue atenção internacional com suas palhaçadas, graças ao petróleo do seu país.
Mika Krok mikakrok@gmail.com
São Paulo

QUEM DIRIA...
Genebra, antes palco da diplomacia internacional, está virando passarela do samba. A conferência contra o Racismo promovida pelas Nações Unidas começou de maneira previsível: a presidente do comitê de preparação é líbia; o relator é um cubano; o moderador é russo. Dá para perceber? Os três países mais intolerantes do mundo dirigindo um fórum contra a intolerância. E para completar a fauna, o Brasil envia como representante um tal de Edson Santos para aplaudir Mahmud Ahmadinejad após vomitar seu discurso racista.
Humberto de Luna Freire Filho hlffilho@hotmail.com
São Paulo

LEMBRANDO PAULO FRANCIS

Já dizia o saudoso jornalista Paulo Francis uma das frases mais corretas que já li na vida: "Quem não lê não pensa e quem não pensa há sempre de ser escravo da opinião alheia..." Quando vejo as inúmeras manifestações de repúdio (as quais também me incluo) à visita do líder Iraniano Mahmud Ahmadinejad ao nosso país e vejo a inércia e total falta de atitude por parte do nosso presidente (que declaradamente diz não ler nem jornal e nada além do que deva ser relacionado a semanários futebolísticos e de fofocas, etc), lembro-me desta frase. Ficaria profundamente impressionado se, ao contrário do que se vê, o nosso presidente tomasse atitudes baseadas no bom senso e sem ter nenhuma influencia da opinião de caudilhos vizinhos (como Hugo Chávez, que recentemente esteve visitando o Irã e certamente vendendo a imagem da America do Sul como sendo do quintal de sua casa), pois é evidente que ele (Lula), ainda que presidente do Brasil, não tenha condições visualizar a seriedade desta questão a ponto de formular a sua própria opinião a respeito da atitude e arrogância do líder iraniano que como dito pelo representante da comunidade Israelita no Brasil não corresponde minimamente aos interesses da construção democrática do nosso país (Brasil). Se ele nada o fizer, lamentavelmente, teremos mais um exemplo claro do que Paulo Francis dizia...

Mauro Ota mauro_ota@uol.com.br
Guarulhos

PRECATÓRIO, CONFISCO LEGALIZADO E PROJETOS FANTÁSTICOS

O Estadão e os seu Leitores, como a Sra. Alzira Helena Teixeira (23/4), têm informado e denunciado o escândalo da PEC 12/2006 que os Deputados Federais estarão brevemente analisando.

Esperemos que eles tenham vergonha na cara e a rejeitem da forma como está redigida, pois se não, teremos o confisco legalizado com um único objetivo: a permissividade de poder criar "projetos fantásticos" em propriedades alheias para garantir votos nas urnas, votos obviamente das pessoas que não forem desapropriadas.

Se esta PEC for aprovada os desapropriados não receberão nunca o valor digno e muito menos com um prazo decente.

Ninguém é contra o desenvolvimento, mas isso tem um preço a pagar e que deve ser pago dignamente (Conforme o Julgado); o que não esta acontecendo e há muito tempo, e isto tem que vir a público.

Vamos citar o exemplo do principal aeroporto do Brasil o Aeroporto Franco Montoro ou como todo mundo o conhece Aeroporto de Guarulhos em Cumbica que tem um movimento fabuloso ( neste ano as estimativas são de aproximadamente 17 milhões de Pessoas) gerando uma arrecadação de bilhões de reais.

As suas desapropriações começaram em 1980/81, e pasmem, até hoje não foram quitadas, já se passaram quase 30 anos de Calote do Governo naqueles que tinham lotes e casas no Parque São Luiz, parte do Jardim Novo Portugal e Jardim Maringá. Muitos dos desapropriados, que receberam precatórios, já morreram, os seus filhos receberam uma parte e agora os netos dessas pessoas talvez nem venham a receber, quem sabe seus bisnetos, só daqui uns 40 anos e olhe lá se esta nova PEC for aprovada pela Câmara dos Deputados.

O que querem o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab, este aliás, foi rapidinho até Brasília, como cabo eleitoral, pressionando os Senadores para a aprovação da PEC do Calote ?

Mais dinheiro em caixa e liberdade para apossar-se de propriedades que quiserem, para fazerem obras de visibilidade nacional com ambições políticas com o intuito de se perpetuarem no poder.

Os jornais vêm noticiando, estas obras fantásticas, ampliação do Metrô, revitalização do Centro Histórico de São Paulo, Cinturão Verde no entorno da Cidade. São projetos necessários para todos, mas que devem ser pagos de forma digna, decente e justa para aqueles que têm o direito de propriedade destes imóveis.

Giulio Franco giuliofranco@gmail.com
São Paulo


INSS
Com essa nova história de déficit em crescimento no INSS, alegada e creditada à "crise", tem algo de errado, pois nosso presidente Lula, afirmou que o país estaria imune, a qualquer anormalidade mundial, tanto que temos dinheiro sobrando que o mesmo quer emprestar ao FMI, nesse caso não seria melhor injetar este dinheiro no INSS, para equilibrar as contas em função dos rombos provocados pela péssima administração pública, e também porque nossa saúde está falida.

Angelo Tonelli angelotonelli@yahoo.com.br
São Paulo

APOSENTADOS

O salmo 71:9 diz: `Não me rejeites no tempo da velhice, não me desampares, quando se for acabando a minha força`. A palavra de Deus deve ser obedecida. É fundamental pressionar a Câmara dos Deputados a fim de que vote a favor das matérias, da autoria do senador Paulo Paim (RS), já aprovadas pelo Senado. Projeto de Lei do Senado - PLS nº 58/03 - Recupera os benefícios com base no número de salários mínimos que os aposentados recebiam no momento da concessão de suas aposentadorias. Essa proposta está tramitando na Câmara dos Deputados como Projeto de Lei 0 PL nº 4434/08.

Emenda ao PLC 42/ 07 - O objetivo é estender aos aposentados e pensionistas a mesma política de reajuste concedida20ao salário mínimo, ou seja, a inflação mais o PIB. Esse projeto tramita na Câmara dos Deputados como PL - Projeto de Lei nº 01/2007. Agora, será examinado pelo Plenário. E, por último, o PL 3.299/08 que revoga o perverso Fator Previdenciário. O fator é um redutor no valor inicial da aposentadoria. Este projeto extingue a aplicação do fator previdenciário.

Mauricio P.Galhardo mauriciogalhardo@aol.com
aposentado
Sorocaba

PRAIA

Com esse negócio das várias prefeituras de cidades praianas que querem coibir o turismo "bate e volta", cobrando taxas dos ônibus e vans, é melhor o povo se convencer de que praia dá câncer de pele. Tem um montão de cidades do interior onde esse turismo é muito bem vindo. Com toda essa crise, logo esses enjoados prefeitos praianos estarão chamando os "farofeiros" de volta.

Nestor Rodrigues Pereira Filho rodrigues-nestor@ig.com.br

São Paulo

INFÂNCIA AMEAÇADA

Um verdadeiro absurdo e atentado à democracia e aos direitos humanos esta lei do toque de recolher que juízes inexperientes estão impingindo à população de alguns municípios de SP.

Além de inconstitucional, o que prova que o País esta a deriva no judiciário, não resolve os problemas dos jovens e adolescentes das cidades interioranas. Tolhendo o direito de ir e vir destes jovens é desrespeitar as liberdades individuais, jogando toda uma geração no ostracismo democrático e incentivando um Estado fascista e policialesco. O Brasil precisa acabar com a hipocrisia e parar de buscar culpados por suas mazelas atacando os problemas de frente e não cobri-los midiaticamente.

Equivale a dizer que o marido pega a mulher com outro no sofá e como consequência para resolvera situação ele vende o sofá ... Basta que se cumpra as leis , mais nada !

Marco Antonio Moura de Castro mike.castro@uol.com.br

São Paulo


GOVERNO QUE DÁ CERTO

Tenho a imensa satisfação de escrever este Fórum. Tenho acompanhado por parte da impressa um debate, pelo que me parece, de um lado só, percebo que os ataques são ao um governo que vem dando certo no Brasil como nunca um outro deu, falo do governo Lula. São tantos os feitos desse governo que não daria este espaço para comentar. O país cresceu em todos os sentidos, no emprego, na superação da miséria, no espaço de capital lá fora e interno, pagamos nossa divida. Todos os dias são medidas boas anunciada por este governo, é incentivo as pequenas e médias empresas, é incentivo ao consumo de produtos doméstico, de carros etc. O mês de março/09, foi marcado por crescimento de mais de 34 mil empregos com carteira assinada, a arrecadação cresceu R$ 8 bilhões em relação o mês anterior, é anunciada a construção de 1 milhão de casas, indústrias já estão suspendendo os planos de demissões,o crédito terá custo mais baixo em 11,25%, tudo isso e muito mais, são realizações deste governo e me parece que a grande imprensa, principalmente o nosso querido Estadão, tem atuado unilateralmente, apenas batendo neste governo. Gostaria de ver minhas cartas publicado neste espaço.

Ernando Correia de Oliveira eco_correia@yahoo.com.br

Praia Grande





__________________________________________________________________

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui