Usina de Letras
Usina de Letras
199 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MST -- 31/10/2003 - 16:36 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para S. 10/08/00



MST



S. tem quase tudo que admiro numa mulher, mas não consigo entender a sua maneira de pensar: ela é fatalista, acha que o pobre veio ao mundo para sofrer e o rico para gozar.

Não entende que o sofrimento do pobre é provocado pela concentração da riqueza nas mãos de uma minoria.

Não entende que quando um acionista ganha dinheiro na bolsa preocupado apenas com o rendimento, não se importando se a empresa na qual aplica o seu dinheiro está fabricando armas ou produzindo algum produto prejudicial à saúde ou ao meio ambiente. Sem se importar se a empresa está utilizando mão de obra infantil ou se o administrador daquela empresa está obrigando os trabalhadores a trabalharem cada vez mais ganhando cada vez menos porque senão é ele, o administrador, quem perde o emprego.

Este acionista está cooperando para aumentar a pobreza, que aumenta a desigualdade, que aumenta a criminalidade.

Não entende que para haver menos desigualdade e menos sofrimento é necessário que os pobres se conscientizem e se organizem para reivindicar, como estão fazendo os “Sem Terra” que ela tanto critica.

Precisamos apoiar esses movimentos, pois só com a desconcentração da riqueza vamos ter menos violência nas ruas.

Não é com esmolas e com campanhas de solidariedade que vamos resolver o problema da pobreza. É com reivindicação e luta, apoiando aqueles que defendem os interesses da maioria da população e não o das elites.

O governo vai liberar 125 milhões de reais para recuperar os estragos causados pelas últimas chuvas que deixou milhares de desabrigados em Pernambuco, enquanto doou um bilhão e meio de reais para que dois banqueiros continuassem a levar uma vida luxuosa.

Por que o governo não proíbe as igrejas de extorquir dinheiro dos fiéis, através de lavagem cerebral, no lugar de querer punir o MST por receber contribuições sobre os financiamentos conseguidos do governo pelos associados? Financiamentos conseguidos graças à pressão do próprio MST.

È contra isso que temos que lutar e não ficar de braços cruzados agradecendo as migalhas enviadas pelos governantes, aceitando tudo passivamente achando que tudo acontece devido a uma vontade divina.

Afinal não estamos exigindo nada demais, apenas a parte que nos cabe da riqueza produzida com o nosso trabalho.











































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui