Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CENÁRIO INTERNACIONAL -- 29/10/2003 - 14:20 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O CENÁRIO INTERNACIONAL


Hoje nesta manhã eu tive a oportunidade de ler na Folha de São Paulo duas matérias distintas, mas que tem um significado em comum.

Na primeira matéria, mostrava uma pesquisa de popularidade de alguns presidentes latinos americanos. Sem surpresa alguma, o presidente Lula encabeçava a lista na preferência dos entrevistados.

Na segunda matéria, falava-se da viagem que o presidente fará ao continente africano e dos acordos bilaterais que pretende firmar com os países visitados.

O que mais me chamou a atenção foi a intenção do governo em fechar acordos que não têm nenhum benefício econômico para o país.

Seria até caso de criticar duramente o governo por essa atitude se a intenção do presidente não fosse a de estreitar e reforçar os laços políticos em detrimento dos acordos econômicos.

Isso me lembra o quanto o atual governo está fazendo para que o Brasil tenha o merecido destaque no cenário internacional e o quanto já conquistou segundo a pesquisa publicada no referido jornal.

Hoje o Brasil tem uma exposição e uma presença internacional que não tinha a muitos anos. Somos mais respeitados do que éramos a um ano atrás. E ao chegarmos a essa conclusão, vem-nos a memória alguns questinamentos inevitáveis: segundo a lógica, não seria o presidente FHC quem deveria ter feito o que Lula está fazendo? Não é FHC indiscutivelmente mais conhecido, mais influente no cenário internacional do que Lula? Ou tudo não passa de questão de competência?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui