Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Estratégia Nacional de Defesa será alterada -- 17/03/2009 - 09:59 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estratégia Nacional de Defesa será alterada

11/03/2009 - 19h01

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, decidiu realizar em 7 de abril, um seminário para discutir a Estratégia Nacional de Defesa.

Os deputados querem alterar a proposta apresentada no ano passado pelos ministros Nelson Jobim e Mangabeira Unger.

Além disso, querem discutir as compras militares. Segundo Fernando Gabeira (PV-RJ), “esse plano é para uma potência, algo que o Brasil ainda não é”.

O deputado João Hermann (PDT-SP) que pediu a realização de uma audiência pública com os dois ministros também quer debater as prioridades para a Defesa Nacional definidas no documento.

Na sua opinião, a principal ameaça para o Brasil está na porosidade de suas fronteiras e melhor que submarinos ou aviões de caça, o país deveria investir na compra de fragatas e barcos de reconhecimento que possam navegar nos rios da Amazônia.

“Estou convencido que a Estratégia inverte prioridades com algum propósito que não tem a ver com a Defesa Nacional. Estão fabricando ameaças para equipar erroneamente as Forças Armadas”, afirmou.

Para Ivan Valente (PSOL-SP), as compras militares serão submetidas ao rigor da crise financeira mundial. “Que as Forças Armadas precisam ser modernizadas e reaparelhadas, não restam dúvidas, mas há uma crise que se impõe”, explicou.

O deputado também lembrou que o país gasta 50% de sua receita com o pagamento dos juros da dívida pública e sua rolagem, “e os militares não podem ficar de fora dessa discussão, afinal de contas, a FAB tem mais de 400 aviões no chão, parados, que estão sendo canibalizados, por falta de recursos”, explicou.

Os deputados pretendem ainda ouvir os oficiais que apresentaram críticas à Estratégia Nacional de Defesa, em reunião do Comando do Exército. De acordo com Fernando Gabeira, “está claro que há insatisfação dentro das Forças Armadas com esse plano”, destacou.

França

Entre os dias 14 e 20 de março, os deputados Marcondes Gadelha (PSB-PB), Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), Carlos Zaratini (PT-SP), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), e José Genoíno (PT-SP), estarão na França para conhecer a estrutura de defesa e estratégia daquele país.

A Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, que organiza o evento, vai custear os gastos da viagem dos parlamentares.


"É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte"

Fonte: inforel@inforel.org





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui