Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62253 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10374)

Erótico (13571)

Frases (50646)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4773)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Iraque: Vietnam de Bush? -- 28/10/2003 - 10:48 ( Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Iraque: Vietnam de Bush?





É alarmante o número de pessoas que nunca estiveram num lugar nem noutro que dizem que o Iraque “é um novo Vietnam”. Existem óbvias diferenças que não podem ser negligenciadas. Para início de conversa, em nenhum momento da Guerra do Vietnam os Estados Unidos desmantelaram completamente o Exército do Vietnam do Norte; ou fizeram Ho Chi Minh se esconder; ou mataram ou capturaram grande parte de seu Politbüro. Se tivéssemos feito isto, a guerra teria tido outro fim.







O Vietnam é praticamente coberto de selva. Eu não gosto de selva, mas os guerrilheiros sim, pois ela oferece diversos lugares para se esconder e desaparecer da vista do inimigo. Existe muita água e muita comida. É bem verdade que são coisas amedrontadoras, rastejantes e nojentas, mas na falta de coisa melhor, dá para se alimentar com elas se for absolutamente necessário. Uma grande força de guerrilha pode viver na selva em relativa segurança, por longo tempo.







O Iraque é predominantemente desértico e o deserto oferece poucas possibilidades de esconderijos, além de pouca água e comida. Grandes forças de guerrilha não podem viver no deserto. Isto é incontestável. Menos ainda, sem serem detectadas.



Os Vietnamitas do Norte e seus aliados Vietcongs eram soldados bravos, inteligentes, treinados, bem liderados, e cheios de recursos. No Iraque lutamos contra Árabes.







No Vietnam do Sul carregávamos o peso de apoiar um governo impopular, corrupto e incompetente, cheio de espiões. No Iraque, ao contrário, nós derrubamos um governo impopular, corrupto e incompetente, cujos membros estão sendo denunciados e entregues pela população local.



No Vietnam a guerra obedeceu ao clássico modelo maoísta: do terrorismo à guerrilha e depois para o combate convencional entre unidades maiores. No Iraque as forças de Saddam regrediram do Estágio 3 ao 1. Os remanescentes do Partido Baath, que antes detinham o controle de todo país, estão agora restritos a armarem emboscadas residuais e em lugares remotos. Saddam gasta mais tempo e esforço fugindo para salvar sua vida do que planejando um eventual retorno.







No Vietnam, mais de 58.000 americanos perderam suas vidas. No auge da guerra, morriam 500 por semana. Na guerra e subseqüente ocupação do Iraque perdemos menos combatentes para o fogo hostil do que num único ataque terrorista no Líbano em 1983. Estamos perdendo não mais que um soldado por dia, desde o início de Junho. Neste ritmo, para atingir o total do Vietnam levaria em torno de 158 anos!



No Vietnam os comunistas recebiam apoio maciço da China e da União Soviética e tinham bases de apoio logístico no Laos e no Camboja, de onde operavam com segurança.







Os Baathistas remanescentes recebem algum apoio da Síria e da Arábia Saudita, e o governo iraniano está fazendo o possível para açular os fundamentalistas xi’itas do Iraque. Mas esta “interferência externa” não é nem sombra do que foi no Vietnam, e existem sinais de que tanto o governo da Síria quanto o da Arábia Saudita começam a disciplinar os terroristas. Por outro lado, não é de todo mau que elementos do Al Quaeda tenham se dirigido ao Iraque. Não que seja bom ter soldados americanos atacados por terroristas islâmicos. Mas se estes vão atacar americanos em algum lugar, melhor que seja nossos soldados no Iraque – onde quase certamente conseguirão suas passagens só de ida para Allah – do que tê-los atacando mulheres e crianças em Chicago.







O colunista do Jewish World Review, David Warren, sugeriu que os Estados Unidos tivessem uma estratégia tipo “papel pega moscas” para atrair terroristas da região para o Iraque onde poderão ser liquidados mais facilmente. Não é uma política que possa ser anunciada, mas pode ser uma estratégia inteligente com bons resultados, se adotada.







Finalmente, aqueles que fazem traçam comparações entre o Vietnam e o Iraque tendem a esquecer que os militares americanos não foram derrotados no Vietnam. Não perderam uma única batalha. Foram os políticos americanos que perderam a guerra por não terem ajudado o Vietnam do Sul quando da invasão pelos Exércitos do Norte, quase três anos depois que as tropas já tinham voltado para casa.







A única similaridade entre Vietnam e Iraque é que só nós mesmos poderemos perder no Iraque, como perdemos no Vietnam – por falta de decisão política segura.



Jack Kelly

NewsAndOpinion.com



*Jack Kelly, também articulista do JWR, é um ex-Fuzileiro e Boina Verde e foi Secretário Assistente da Força Aérea na administração Reagan..

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui