Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um Suicida. -- 26/12/2008 - 15:23 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UM SUICIDA

Caros familiares,

Achei por bem deixar essa Carta para que cada um de vocês entendesse quais foram as verdadeiras razões que me levaram a cometer esse ato - pôr fim intencionalmente à minha própria vida.
Desde já, quero deixar claro que essa atitude foi algo totamente individual, que não contou com a participação de nenhum de vós, nem de outra pessoa qualquer. Isso foi uma decisão só minha.
Tudo o que fiz foi baseado em fatores alheios a vocês, e foi realizado para acabar definitivamente com o grande sofrimento e a tristeza insuportável que eu vinha passando.
Acredito que todos vocês que me conhecem bem sabem que sempre partilhei todos os princípios cristãos e toda a religiosidade própria de nossa tradicão familiar, e por esses motivos alguns devem estar se perguntando como tive a coragem de realizar algo assim.
É bem verdade que esse tema era um tabu para todos nós, e sempre tratamos esse assunto sob o véu da indiferença ou do puro preconceito, mas, entretanto, nos últimos meses, desde que fui aposentado compulsoriamente, minha vida mudou drasticamente, fazendo com que essa idéia estivesse muito presente no meu dia-a-dia. Especialmente nas últimas semanas dediquei uma grande parcela do meu tempo pensado exclusivamente nisso.
Assim, após tomar ciência que esse era o único meio que tinha para aliviar minha dor, passei a me dedicar ao assunto, buscando a melhor maneira de fazê-lo, escolhendo uma opção rápida, limpa e, praticamente, indolor.
Essa escolha foi uma maneira honrosa que encontrei para escapar da situação vergonhosa e desesperadora em que me encontrava. Desde o dia em que fui forçado a me aposentar, passei a ser um cidadão inútil, um ser infrutífero, um “zé ninguém”.
Em nossa sociedade não há espaço para pessoas assim, por que um homem sem trabalho perde sua dignidade e torna-se um fardo para todos a sua volta. E, isso eu não poderia aceitar nunca !!!
Portanto, não se culpem por nada, pois essa decisão pode não agradar a todos vocês, mas com certeza era o que eu precisava, pois sei que ela me trará alívio e conforto.

Até mais ...

Palmas – TO, 26 de dezembro de 2008.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 296, p. 07, de 06/02/2009. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui