Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Raposa Serra do Sol: Mensagem do piloto Izidro Simões -- 16/12/2008 - 13:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os índios da Raposa / Serra do Sol são TODOS ACULTURADOS há mais de 200 anos! Só para exemplificar, a maloca do Contão (maloca é aldeia, aqui no Norte do Brasil), a maior de todas nessa área indígena, tem (há mais de 20 anos) escola de 1º. e 2º graus, telefone de orelhão, ruas traçadas, água encanada, eletricidade permanente com postes e luminárias, granja de projeto SEBRAE, lavoura de arroz e melancia (não é ROÇA, é LAVOURA mesmo), atendida por aviação agrícola, tem caminhões tratores, arados, boa pista para avião, rádio transmissor e 3 antenas parabólicas; muitos índios tem celular. Lá há 7 indios formados como Técnicos em Agropecuária, na Escola Agrotécnica Federal de Roraima, um deles agora estudando agronomia.

O tuxáua dessa maloca (tuxáua é o CHEFE) chamado JONAS MARCOLINO, está terminando o último semestre de DIREITO, na Universidade Federal de Roraima, onde mais 159 índios também estudam Administração, Economia, Agronomia, Magistério, Filosofia.

Existem 72 escolas de 1º Grau na Raposa / Serra do Sol. São escolas PADRÃO, de alvenaria, amplas, todas construídas pelo governo do Estado, há anos.

Nem a FUNAI e nem o Governo FEDERAL, jamais puseram um prego ou deram alguma coisa para êles. Até as estradas foram construidas e mantidas pelo Estado de Roraima. Nada disso vai continuar existindo, porque agora a RESPONSABILIDADE TOTAL vai ser do Governo Federal. Sabemos o que vai acontecer: pontes de madeira caindo de podres, escolas sucateadas, estradas intransitáveis, postos de saúde, fechados.

A miscigenação em Roraima é intensa; basta olhar nas pessoas que passam pelas ruas. Lá estão os olhos puxadinhos, característicos dos índios. Há desembargadores índios, filhos ou netos de índios,
advogados, prefeitos, vereadores.

O Presidente da OAB de Roraima, doutor ONEILDO, é filho de índio.

Na área ianomami, criada por Collor, a coisa é primitiva.

A única unanimidade, são as ONGs estrangeiras que tem trânsito LIVRE tanto na Raposa / Serra do Sol, quanto na Ianomami.

Chama-se Raposa, traço ou barra, Serra do Sol, porque NÃO ERA UMA ÁREA ÚNICA. Agora vai ser. Eram DUAS ÁREAS, separadas uma da outra, por quase 160 Km. Entre elas estavam as áreas loteadas pelo órgão do governo federal, anterior ao INCRA, ou pela antigas e CENTENÁRIAS FAZENDAS, do tempo em que Roraima não existia, e as terras pertenciam ao Amazonas. Acontece que além de serem PLANAS e excelentes para lavoura e criação de gado, também tem a maioria dos minérios que existem em Roraima, aí incluídos o NIÓBIO e o PETRÓLEO.

Assim, despertada a cobiça internacional, trataram de botar fora os fazendeiros e arrozeiros, agora chamados de "invasores".

Na época de Pedro II, perdemos para os INGLESES, as terras que hoje pertencem à Guiana (ex-inglesa), e que agora são FRONTEIRA conosco mesmos. Eram as terras do PIRÁRA. Lá há imensas jazidas de diamantes e petróleo também, afora os lavrados (campos gerais) e floresta.

Essas terras estão em frente àquelas que em 93 os ingleses e americanos também nos queriam tomar, e que hoje são a Raposa/Serra do Sol. Nas terras do lado guianense, manda o Príncipe Charles, que tem mais de 400 mil hectares.

A Raposa/Serra do Sol, é quase do tamanho de Sergipe, MAIOR QUE PORTUGAL e 4 vezes maior que o MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

No total, SÃO ENTRE 10 E 11 MIL ÍNDIOS.

Izidro Simões - piloto de avião

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui