Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Crianças Especiais e Encantadoras -- 10/06/2001 - 22:09 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Crianças Especiais e Encantadoras

Ontem foi um dia de festa e alegria. Fui visitar e participar de uma festa junina numa clínica onde muitas crianças maravilhosas carregam suas síndromes as mais variadas e são tratadas e acarinhadas com amor fazendo com que cresçam com a auto-estima em progressão. Desde de síndrome de Down até todas as outras maiores ou menores que as tornam uma criança especial.
Entrando aproximei-me de alguém que amo especialmente. Loura, os olhos azuis esverdeados fixando ao longe um ponto indistinto imagino que queira trazer para seu interior ainda tão infantil esperanças e visualize o colorido da felicidade . Minha vontade é abraçá-la e pedir-lhe que nos proteja chorando silenciosamente no seu colinho frágil e pequenino. Minha vontade é pedir-lhe fortaleza em minhas fraquezas para que possa ajudá-la. Minha vontade é infundir-lhe um calor tão grande que suas mãozinhas geralmente frias possam aquecer-se. Minha vontade é beijá-la e protegê-la do mundo e da vida, dizendo-lhe que sempre estarei aqui. Mas estaria enganando a mim e a ela. Prometo, então que de onde estiver a amarei sempre. Minha vontade é sempre vê-la sorrir invariavelmente e terei também nos lábios o sorriso úmido da esperança.
Aproximei-me de cada uma das crianças sentindo seus anseios indistintos, vontades não expressas e vigor nas investidas que começam a manifestar-se de uma maneira singular e emocionante.E amei-as a todas. Querendo perscrutar seus mundos diferentes e me envolver com cada uma, levando ininterruptamente a fé que carrego e canalizo em direção a elas.
Em meio ao barulho dos balões e as guloseimas que usufruíam encantados, percebi o quanto de vida e alegria existiam nos rostinhos inocentes que me fixavam como a pedir que lhes desse as mãos . Transformei-me em um deles percorrendo os meandros de seus cérebros e querendo ver na densidade semi-obscura dos pensamentos a luz que estaria sempre presente no decorrer confuso da vida.
Tive a convicção da vitória, do desenvolvimento lento, mas progressivo, da alegria que transparecia, da paz que parecia projetar algo claro e objetivo naquele confusos caminhos da mente ainda não definida.
Sinto então uma mãozinha fria apesar do corpo completamente agasalhado que buscava meu calor. Era a minha pequenina, tão linda sempre sonhando com aquele colorido que a encantava. Dei-lhe a mão e percorremos juntas todo o espaço que estava cercado por barraquinhas cheias de guloseimas ou preparado para a "pescaria" de pequenas lembranças.
Enquanto segurava -a com uma das mãos, voltei-me para segurar a mãozinha de outra criança cujos olhos amendoados, nos traços marcantes da síndrome de Down, só ocorridos pela diferença de um cromossomo, estavam evidentes, e procurei ler dentro de seu olhar a força que carregavam. E então as pequenas pescaram com minha ajuda cada uma a sua prenda.
Vi fascinada enquanto olhavam confusas para o pequeno presente, que a vida se manifestava em cada prenda que recebessem da vida, com aquele olhar curioso que concentrado por um minuto apareceu com expressão ligeiramente definida e rápida. Amei aquele instante perpassado tão rápido que enchia meus olhos de lágrimas abundantes e os das pequeninas de lucidez.

Vània Moreira Diniz
www.vaniadiniz.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui