Usina de Letras
Usina de Letras
222 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CATEDRAL DE SÃO PEDRO/RIO GRANDE -- 16/10/2003 - 23:52 (Leinecy Pereira Dorneles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mais antigo templo hoje existente no RIO GRANDE DO SUL tem, de há muito tempo, um lugar na história. Construção em estilo barroco construída por colonizadores portugueses em 1755. Figuras eminentes de diversas épocas ali receberam os sacramentos ou tiveram sepultura.

JOAQUIM MARQUES LISBOA, herói da independência, disse com orgulho." A 13 de dezembro de 1807 nasci na cidade de São Pedro do Sul, em cuja CATEDRAL recebi os Santos Óleos, pois fui batizado ao nascer, por apresentar perigo de vida..."

RAFAEL PINTO BANDEIRA, " a maior espada continentina do século XVIII", teve sepultura neste templo, e atualmente, uma urna com os seus despojos tem ali lugar de honra, juntamente com os restos do primeiro Bispo Diocesano, D.FREDERICO DIDONET, MONSENHOR EURICO DE MELLO MAGALHÃES, vigário de marcante atuação neste século , e do Tenente-General SEBASTIÃO XAVIER DA VEIGA CABRAL DA CÂMARA, governador do RIO GRANDE DO SUL, durante vinte e um anos, sepultado neste templo em 1801, exumado e identificado durante a recente obra de restauração.

A inscrição , em 1938, no recém criado LIVRO DO TOMBO, foi medida decisiva para a preservação da MATRIZ DE SÃO PEDRO. Guardou-se, assim, para assumir, em 1972, a categoria que os leigos lhe atribuíam nos seus primeiros tempos, quando despontava imponente no meio do casario modesto e, só por isso, era indevidamente chamada de CATEDRAL. Tornou-se, naquela ano, a Igreja-mãe de uma nova Diocese, com área a abranger os territórios municipais do RIO GRANDE, DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, SÃO JOSÉ DO NORTE, TAVARES E MOSTARDAS.





LEINECY PEREIRA DORNELES

Poetisa e Ativista Cultural do Rio Grande.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui