Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Como Estou Conseguindo Superar Meus Problemas Motores -- 14/09/2016 - 14:36 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como Estou Conseguindo Superar Meus Problemas Motores
Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou escritora e publiquei um livro chamado Lendas Curitibanas. Tenho um "déficit" chamado Síndrome de Asperger, que me atrapalha nas interações sociais. Sem falar que possuo pequenos problemas motores causados por uma meningite que tive quando criança.
Durante a minha infància, as aulas de Educação Física e Educação Artística sempre foram tristes, para mim, porque meus colegas caçoavam dos meus problemas motores. Afinal eu não conseguia desenhar e muito menos pegar uma bola.
Porém, com muito esforço e lentidão, aprendi a escrever já aos seis anos de idade, no ano de 1980. Então, naquela época, eu não gostava dos contos tradicionais como: Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, etc. Pois o que eu curtia mesmo eram estórias como: A Loira Fantasma, A Noiva do Belvedere, O Cachorro do Drácula, etc. Por isto, eu pedia aos mais velhos para contarem causos e eu anotava todos num caderno.
Em 1993 precisei desistir de um emprego porque tinha muitas dificuldades em realizar tarefas motoras, como exemplos: desenhar, recortar e dobrar.
O tempo passou e em 1997 me formei em Letras Português com Espanhol pela UFPR. Porém, meus problemas motores ainda me incomodavam muito. Tanto que não passei no teste do DETRAN, onde tinha que desenhar. Afinal, meus desenhos saíram tortos. Assim o psicólogo que corrigiu minha prova sugeriu que eu voltasse para o jardim-de-infància para aprender a desenhar. Além disto, ele falou que eu não tinha capacidade para trabalhar em nada porque eu tinha a coordenação motora péssima. Aquilo fez com que eu entrasse em depressão profunda e uma amiga me sugeriu que eu procurasse uma fisioterapeuta, pois este tipo de tratamento poderia fazer com que meus problemas motores amenizassem.
Deste jeito, frequentei as seções de Fisioterapia que o plano de saúde cobria. Mas a médica sugeriu que eu fizesse aulas de Dança Cigana, ou, Dança Flamenca porque seria uma forma de realizar um tratamento contínuo.
Por isto, me matriculei em uma academia onde havia aulas de Dança Cigana. No começo, tudo foi difícil, mas com muito treino consegui realizar uma coreografia solo em 2009. Outras apresentações vieram com o tempo.
Em 2012 um jornalista sugeriu que eu enviasse meus textos, sobre as lendas que eu pesquisava, para um editor que costumava publicar autores interessantes de forma gratuita. Em novembro de 2013, saiu o meu livro chamado Lendas Curitibanas.
Ainda tenho problemas motores, por isto estou me dedicando às aulas de dança. Tem coisas básicas que ainda não consigo fazer, como por exemplo: cortar tomates. Mas acredito que, no futuro, através do esforço conseguirei isto e muito mais.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui