Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->São Paulo: Bispo barra manifesto pró-PT -- 23/10/2008 - 10:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2008 | Versão Impressa

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081022/not_imp264100,0.php

Bispo barra manifesto pró-PT

D. Pedro pede perdão a fiéis por apoio de padres a Marta

Vera Rosa

O manifesto divulgado por padres vinculados a pastorais sociais em favor da candidata do PT à prefeitura, Marta Suplicy, provocou desconforto na Igreja Católica. Para conter o mal-estar, o bispo auxiliar de São Paulo, d. Pedro Luiz Stringhini, divulgou nota de esclarecimento, na qual pede "perdão aos fiéis que se sentiram ofendidos". Mais: diz que a distribuição da mensagem nas missas já estava proibida antes mesmo de seu lançamento, na sexta-feira.

"A Igreja não aprova a participação de padres em apoio a um manifesto de caráter político, partidário, eleitoral", reagiu o bispo. Coordenador da comissão que idealizou o manifesto, o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, afirmou que o texto foi mal interpretado.

"Não estamos dando um cheque em branco para Marta", disse Carvalho. Um dos principais auxiliares de Lula no Planalto, ele lembrou que a carta, assinada pelo Fórum de Católicos pela Justiça, em Favor dos Mais Pobres, também não expressa a posição oficial da Igreja Católica, mas, sim, de alguns setores.

"Eu compreendo a preocupação de d. Pedro de não permitir que a Igreja se posicione eleitoralmente. Mas o Fórum não é de padres, é de católicos", insistiu Carvalho.

Ex-seminarista, o homem forte de Lula - que desembarcou em São Paulo há dez dias, para socorrer a campanha de Marta - integra o movimento Fé e Política. Trata-se de uma ala da chamada Igreja progressista que considera necessário o posicionamento de cristãos em defesa de projetos que mais se aproximem do Evangelho.

"Só lamento que em nenhum momento tenha havido manifestação oficial da Igreja sobre o site de Gilberto Kassab (DEM), que ostenta fotos com bispos e padres", argumentou Carvalho, numa referência ao prefeito, candidato à reeleição.

O padre Tarcísio Marques Mesquita, que também participou da reunião para o lançamento do manifesto pró-Marta, disse que a mensagem de apoio à petista não foi lida nas missas.

"O nosso objetivo não foi produzir animosidade nem ofender o outro candidato e, sim, defender projetos que contemplam os moradores de rua, os excluídos. Não queremos criar polêmica, mas o padre Marcelo Rossi apareceu outro dia com um bolo na mão e Kassab apagou as velinhas. Eu não cantei parabéns para ninguém", comentou o padre, ao lembrar que o prefeito também expôs suas idéias na Região Episcopal Belém.

Tanto Mesquita como Carvalho admitiram que Marta enfrenta rejeição de setores da Igreja e de evangélicos por defender a ampliação do direito ao aborto e a união civil entre homossexuais. Ressalvaram, porém, que a prefeitura não cuida desses temas. "Claro que não sou a favor do aborto, mas não discutimos isso. Também não ficamos em celeumas sobre opção sexual. Tratamos de questões mais sublimes, como saneamento básico e centros de saúde", garantiu Mesquita.


COMENTÁRIOS

PTismo invade a Igreja Católica Apostólica Romana

Qua, 22/10/08 16:00 , tcarvalho48@estadao.com.br

Esses padres progressistas que busquem seus espaços politiqueiros e anarquistas em outra freguesia. Construam sua própria crença. Ninguém os impedirá de fazê-lo. Vão de retro petralhas progressistas. A igreja é a casa de Deus e não do PTismo manipulador de golpes baixos e sacanas. Vão de retro, dona Marta, seo Gilberto Carvalho - aproveitador e sanguessuga da Igreja vermelha- e esses padres chamados progressistas, principalmente.

... tem é que suspender esses padres...

Qua, 22/10/08 08:33 , Anônimo

É por ter padres desse quilate que a Igreja Católica perde fiéis a rodo para outras religiões e seitas. Portanto, nenhum Bispo tem que pedir perdão aos fiéis pelos "erros" dos padres-petistas a ele subordinados: tem é que impor a sua autoridade, suspendendo e, se for o caso, expulsando esses padrecos de meia pataca. Igreja é lugar da divulgação da Palavra de Deus, não de divulgação de propaganda política de nenhum partido, nem candidatos. Fora esses mercadores de ilusões. O que teria feito Cristo se, entre os mercadores que ele expulsou do Templo, houvesse algum dos seus liderados?

Comente também


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui